SóProvas


ID
183310
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na gestão contemporânea, o processo de tomada de decisão deve ter como objetivo

Alternativas
Comentários
  • "Define-se decisão como o ato de escolher uma dentre várias opções com o objetivo de resolver um problema ou responder a alguma oportunidade. Para que uma decisão ocorra, deve-se ter mais de uma alternativa de ação; a decisão é fruto da necessidade de se optar por caminhos alternativos.

    Considerando-se sua eficácia como grau em que uma empresa atinge seus objetivos. Pode se afirmar que o objetivo de todas as decisões na empresa e, portanto, dos modelos de decisão, é alcançar a sua eficácia."

    Fonte: Modelo de Decisão em Gestão Econômica.  http://www.eac.fea.usp.br/cadernos/completos/cad19/modelo.pdf

    Resposta: a

  • a) apontar, dentre as alternativas satisfatórias, aquela que pode levar ao resultado desejado. Correta  b) indicar a alternativa realmente ótima para levar ao resultado projetado. As decisões possuem a dinamica de influenciar a situação atual, quando tratamos de projeções, estamos falando de situações futuras, ou seja, estaria voltado para política de atuação e não decisão!  c) elaborar cenários estratégicos que permitam calcular as opções com maior probabilidade de sucesso. Decisões não elabora cenários, tal atribuíção esta voltada para a atução das ferramentas e técnicas de TI aplicadas a gestão de dados/informações para o processo decisório.  d) definir as oportunidades e as ameaças existentes no ambiente de negócios. Decisões não definem as oportunidades e ameaças quem faz isso é justamento as prospecções de mercados (sondagens) voltadas para o estabelecimento de possíveis cenários futuros de curto e longo prazo para que seja traçado uma politica de atuação efetiva para a sobrevivência organizacional e de diferenciação;  e) encontrar as alternativas que satisfaçam os interesses dos setores mais importantes da direção. Essa questão tenta induzir ao erro, mas temos que nos atentar que a decisão é A ESCOLHA da melhor direção (em tese) a ser tomada por uma organização dentre uma série de alternativas levantadas mediante uma busca de possibilidades (pautadas nos interesses da organização) que atendam aos interesses dos setores da organização.
  • "A tomada de decisão é um ponto central na vida de um gestor. Afinal de contas, decidir administrar é! Temos de escolher entre pessoas diversas para fazer um trabalho, escolher quais serão os serviços que deverão ser melhorados, escolher as prioridades na alocação de recursos financeiros, dentre diversas decisões comuns em uma instituição."

    Rodrigo Rennó

  • Racionalidade limitada (Simon)...homem administrativo...

  • A visão atual é de que é impossível buscar uma solução ótima para um problema, então o processo decisório deve se concentrar em buscar uma solução que seja satisfatória, ou seja, que satisfaça aos critérios da tomada de decisão e cujo o resultado esperado esteja de acordo com o que é desejado pelo tomador de decisão. Esta perspectiva está totalmente de acordo com o que foi apresentado na alternativa A.

     

    Fonte: Prof. Carlos Xavier

     

    Gabarito: A

  • O modelo administrativo ou Carnegie explica como os gerentes tomam as decisões em situações caracterizadas por decisões não programadas, incerteza e ambiguidade.

    O modelo administrativo considera que os gerentes vivem em um ambiente de racionalidade limitada, que pressupõe que as pessoas têm o tempo e a capacidade cognitiva para processar somente uma quantidade limitada de informações. Assim, não possui capacidade para analisar 100% das informações. Isso ocorre porque as organizações são extremamente complexas, fazendo com que as decisões não sejam inteiramente racionais. 

     

    Além disso, o modelo administrativo considera que os gerentes não buscam a decisão ótima, mas apenas uma decisão satisfatória. Isso quer dizer que os administradores escolhem a alternativa de solução que satisfaça os critérios mínimos de decisão. Dessa forma, o modelo administrativo considera que as decisões se fundamentam na racionalidade limitada e na decisão satisfatória.

     

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol. 03

  • Questão tranquila. A assertiva A estava na cara, mas a alternativa C poderia confundir alguns. Porém, tomada de decisões não elabora cenários.