SóProvas


ID
1833439
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Não há melhor representante da boemia paulistana do que o compositor e cientista Paulo Vanzolini. Por mais incrível que possa parecer, ele conciliava as noites de boemia com a rotina de professor, pesquisador e zoólogo famoso. 

    A obra do zoólogo-compositor retrata as contradições da metrópole. São Paulo, nos anos 1960, já era um estado que reunia parte significativa do PIB brasileiro. No meio da multidão de migrantes, imigrantes e paulistanos, Vanzolini usava a mesma lupa de suas pesquisas para observar as peculiaridades do dia a dia urbano: uma briga de bar, a habilidade de um batedor de carteira e, em Capoeira do Arnaldo, os fortes laços que unem campo e cidade. 

     Em 1967, Paulo Vanzolini lança o primeiro LP. A história desse disco é curiosa. Foi o primeiro trabalho feito pelo selo Marcus Pereira. A música Volta por cima estava fazendo muito sucesso. Só que o já lendário Vanzolini ainda não tinha disco autoral e andava irritado com as gravadoras por ter sido preterido pelo americano Ray Charles na escolha da confecção de um LP. Aos poucos, Marcus Pereira ganhou a confiança do compositor, que acabou cedendo ao lançamento do LP Onze sambas e uma capoeira, com arranjos de Toquinho e Portinho e participação de Chico Buarque, Adauto Santos, Luiz Carlos Paraná, entre outros. As músicas eram todas de Vanzolini: Praça Clóvis, Samba erudito, Chorava no meio da rua.

    Vanzolini não era um compositor de muitos parceiros. Tem músicas com Toquinho, Elton Medeiros e Paulinho Nogueira. Só mesmo a pena elegante do crítico da cultura Antonio Candido para sintetizar a obra de Vanzolini: “Como autor de letra e música ele é de certo modo o oposto da loquacidade, porque não espalha, concentra; não esbanja, economiza − trabalhando sempre com o mínimo para atingir o máximo"

(Adaptado de DINIZ, André. Almanaque do samba. Rio de Janeiro, Zahar, 2012, formato ebook). 

Em conformidade com o contexto, afirma-se corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Acertei a questão por marcar a alternativa que considerei mais correta, no entanto fiquei com dúvida em relação à alternativa B, pois não vi problemas na retirada do travessão e inclusão do ponto final, fazendo as devidas alterações. Alguém pode esclarecer para mim por favor?


  • a) O termo Vanzolini em “Só que o já lendário Vanzolini ainda não tinha...” (3º parágrafo) pode ser isolado por vírgulas. (não pode, introduz novidade ao tema)

     b) O travessão em “...porque não espalha, concentra; não esbanja, economiza - trabalhando sempre... “(último parágrafo) pode ser substituído por ponto final, fazendo-se as devidas alterações entre maiúsculas e minúsculas. (não há alterações para ser feita entre maiúsculas e minúsculas, no “ponto e vírgula”  se mantém a letra minúscula.

     c)No segmento “As músicas eram todas de Vanzolini: Praça Clóvis, Samba erudito, Chorava no meio da rua...,” (3º parágrafo) os dois-pontos introduzem uma enumeração. CORRETA

     d) No segmento “...para sintetizar a obra de Vanzolini: “Como autor... “(último parágrafo) os dois-pontos introduzem uma ressalva acerca do que se afirmou antes. Errado, introduzem a fala na integra, do crítico Antonio Candido.

     e) Em ...para observar as peculiaridades do dia a dia urbano: uma briga de bar... (2º parágrafo), os dois- pontos podem ser substituídos por ponto e vírgula, sem prejuízo do sentido original. Errado,  “uma briga de bar” explica um tipo de  peculiaridades do dia a dia urbano.

  • a) Vanzolini é núcleo do sujeito não pode ser isolado por vírgulas.

    b) O travessão é para explica a economia de Vanzolini. Realizando a alteração sugerida teríamos 02 frases truncadas.

    c) Correto os dois-pontos marcam uma enumeração

    d) Os dois-pontos introduzem a fala de Antônio Cândido.

    e) Os dois-pontos assinalam explicação.

  • GRAZIELA GARCIA

    a letra B propõe a troca do travessão por PONTO FINAL e não ponto e vírgula como vc afirmou!!!

    "b) O travessão em ...porque não espalha, concentra; não esbanja, economiza - trabalhando sempre... (último parágrafo) pode ser substituído por ponto final, fazendo-se as devidas alterações entre maiúsculas e minúsculas."

  • Acertei, mas fiquei na dúvida também quanto às letras B e E; se alguém puder esclarecê-las melhor.

  • Pois é, vejo que. B também se encontra certa. A "C" entendi como explicação de quais músicas, e não uma enumeração.

    A não ser que o travessão está explicando de que como é feita a economia, aí sim justificável.

  • Na alternativa b) o travessão só pode ser substituído por vírgula ou parênteses (os parênteses devem ser colocados no lugar do travessão e antes do ponto final).

  • GABARITO C

     

    OS DOIS PONTOS  SERVEM  PARA DAR INÍCIO A UMA ENUMERAÇÃO.