- ID
- 1833439
- Banca
- FCC
- Órgão
- METRÔ-SP
- Ano
- 2014
- Provas
-
- FCC - 2014 - METRÔ-SP - Assistente Administrativo Júnior
- FCC - 2014 - METRÔ-SP - Assistente Administrativo Júnior - Central Informação Manutenção
- FCC - 2014 - METRÔ-SP - Assistente Administrativo Júnior - Gestão de Serviço Patrimonial
- FCC - 2014 - METRÔ-SP - Assistente Administrativo Júnior - Secretaria
- FCC - 2014 - METRÔ-SP - Auxiliar Enfermagem do Trabalho
- FCC - 2014 - METRÔ-SP - Oficial Logística - Almoxarifado
- FCC - 2014 - METRÔ-SP - Operador Transporte Metroviário I
- FCC - 2014 - METRÔ-SP - Técnico Segurança do Trabalho
- FCC - 2014 - METRÔ-SP - Técnico Sistemas Metroviários - Civil
- FCC - 2014 - METRÔ-SP - Técnico Sistemas Metroviários - Mecânica
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Não há melhor representante da boemia paulistana do
que o compositor e cientista Paulo Vanzolini. Por mais incrível
que possa parecer, ele conciliava as noites de boemia com a rotina
de professor, pesquisador e zoólogo famoso.
A obra do zoólogo-compositor retrata as contradições da
metrópole. São Paulo, nos anos 1960, já era um estado que
reunia parte significativa do PIB brasileiro. No meio da multidão
de migrantes, imigrantes e paulistanos, Vanzolini usava a
mesma lupa de suas pesquisas para observar as peculiaridades
do dia a dia urbano: uma briga de bar, a habilidade de um batedor
de carteira e, em Capoeira do Arnaldo, os fortes laços que
unem campo e cidade.
Em 1967, Paulo Vanzolini lança o primeiro LP. A história
desse disco é curiosa. Foi o primeiro trabalho feito pelo selo
Marcus Pereira. A música Volta por cima estava fazendo muito
sucesso. Só que o já lendário Vanzolini ainda não tinha disco
autoral e andava irritado com as gravadoras por ter sido preterido
pelo americano Ray Charles na escolha da confecção de
um LP. Aos poucos, Marcus Pereira ganhou a confiança do
compositor, que acabou cedendo ao lançamento do LP Onze
sambas e uma capoeira, com arranjos de Toquinho e Portinho e participação de Chico Buarque, Adauto Santos, Luiz Carlos
Paraná, entre outros. As músicas eram todas de Vanzolini:
Praça Clóvis, Samba erudito, Chorava no meio da rua.
Vanzolini não era um compositor de muitos parceiros.
Tem músicas com Toquinho, Elton Medeiros e Paulinho
Nogueira. Só mesmo a pena elegante do crítico da cultura
Antonio Candido para sintetizar a obra de Vanzolini: “Como
autor de letra e música ele é de certo modo o oposto da loquacidade,
porque não espalha, concentra; não esbanja, economiza
− trabalhando sempre com o mínimo para atingir o máximo"
(Adaptado de DINIZ, André. Almanaque do samba. Rio de
Janeiro, Zahar, 2012, formato ebook).
Em conformidade com o contexto, afirma-se corretamente: