SóProvas


ID
183352
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à administração pública burocrática considere.

I. Surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, com o objetivo de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista.

II. Esse modelo de gestão possui como princípios orientadores a profissionalização, ou seja, a ideia de carreira e hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo.

III. Os pressupostos da administração burocrática são a confiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles, administradores públicos, dirigem demandas.

IV. O controle pode transformar-se na própria razão de ser do funcionário; voltando-se para si mesmo, perdendo a noção de sua missão básica, que é servir à sociedade.

V. A administração burocrática tem como principal qualidade a efetividade no alcance dos resultados; seu foco central é a eficiência do Estado.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Concordo com o comentário anterior, mas nesse caso não haveria alternativa correta, alguém discorda? Tem algo errado nessa questão...

  • Concordo com o TCARLOS53. A opção é a A por pura falta de outra que seja correta. Infelizmente não foi anulada.

  • Também concordo com todos os colegas abaixo.  Como estou "treinando" para concurso pela Cespe e marcando meus resultados, acabei não respondendo essa porque não achei nenhuma alternativa que batesse.  Aliás, esse tipo de coisa acaba prejudicando nossos estudos.

    A II e a IV eu tinha certeza de estarem corretas, enquanto que a III e a V eu tinha certeza de estarem erradas, minha única possibilidade de dúvida seria a I, mas pelas minhas certezas eu já tinha ficado sem resposta.

    É lamentável. 

  • Segundo Chiavenato : Administração Pública Burocrática

    Surge na 2 metade do século XIX, na época do Estado Liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista . Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese o poder racional-legal . Os controles administrativos visando a evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori . Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas . Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas .

    Por outro lado, o controle - a garantia do poder do Estado - transforma-se na própria razão de ser do funcionário . Em consequência o Estado volta-se para si mesmo, perdendo a noção de sua missão básica, que é servir a sociedade . A qualidade fundamental da administração pública burocrática é a efetividade no controle dos abusos . Seu defeito a ineficiência, a auto-referência, a incapacidade de voltar-de para o serviço aos cidadãos vistos como clientes . Esse defeito, no entanto, não se revelou determinante na época de surgimento da administração pública burocrática porque os serviços do Estado eram muito reduzidos . O Estado limitava-se a manter a ordem e a administrar a justiça, a garantir os contratos e a propriedade .
     

  • Pessoal o gabarito está absolutamente certo,o Cespe adota o livro do Chiavenato "Administração Geral e Pública 2a Ed. 2008",para ser ainda mais preciso esta questão foi formulada com base no item 10.2 na página 106. Um copia e cola total, no item IV,por exemplo, a banca trocou Estado por funcionário,tornando o item errado.No item V trocou efetividade no controle dos abusos por efetividade no alcance dos resultados,trocadilhos clássicos do Cespe!!

    Bons estudos!!

  • Creio que a Stella esteja correta. Ainda assim, não consigo deixar de me sentir desmotivado ao ver esse tipo de questão. Isso não mede conhecimento de ninguém.

    Se, de fato, essa questão encontra-se literal do Livro do Chiavenato, então o que me faltou para acertá-la foi "apenas" a dicção literal de um livro específico.

    É frustrante... verdadeiramente frustrante...

  • Com relação à opção "d" que o gabarito traz como incorreta, penso dever-se ao fato de que o vício apresentado (introspecção, perda de foco no serviço à sociedade) diz respeito ao Sistema, não sendo correto extrapolar o alcance a todo "funcionário público".  O próprio termo funcionário cedeu lugar a Servidor Público,  como forma de reforçar o pressuposto do novo modelo gerencial da Administração pública brasileira.
  • COMENTANDO O ITEM IV -  ADMISTRAÇÃO PÚBLICA  BUROCRÁTICA NÃO TINHA COMO FIM ATENDER O CLIENTE-CIDADà MAS SOMENTE CONTROLAR DE FORMA EXAGERADA  OS PROCEDIMENTOS DA PRÓPRIA ADMINSTRAÇÃO.NÃO PRIORIZAVA A EFICIENCIA ADMINISTRATIVA SENDO ESTA FUNDAMENTO DO MODELO  GERENCIAL .
     

  • Não dá pra defender a Cespe. Trocar Estado por funcionário é irrelevante porque a afirmação IV continua correta independente do termo. O Estado é uma ficção jurídica, quem manifesta sua vontade são os servidores. Então é mais do que óbvio que se o controle passa a ser razão de ser do Estado, também o é para os servidores que são responsáveis pela externalização de vontade.
  • IV. O controle pode transformar-se na própria razão de ser do funcionário; voltando-se para si mesmo, perdendo a noção de sua missão básica, que é servir à sociedade.
    Eu penso assim, o item IV realmente está errado, pois a questão é sobre administração burocrática e o foco no controle dos processos é uma disfunção da burocracia. No modelo burocrático idealizado por Weber não havia isso. Esse é o motivo da banca considerar o ítem errado.
  • Só eu estou enxergando que essa é uma questão da banca FCC e não da CESPE ?

    (que medo... será um portal do tempo ou algo semelhante... tipo Caverna do Dragão?)

    Bons estudos!

    Abs,

    SH.
  • O COMENTÁRIO DO DUDUASSB ESTÁ CORRETO.
    NÃO É CARACTERÍSTICA DA BUROCRACIA NÃO ATENDER À NECESSIDADE DO CIDADÃO. NINGUÉM CRIA UM MODELO DE ADMINISTRAÇÃO PARA DAR ERRADO. A INTENÇÃO ERA BOA, MAS O OBJETIVO NÃO FOI ALCANÇADO POR CAUSA DAS DISFUNÇÕES (VÍCIOS) QUE FORAM SE IMPREGNANDO NO MODELO.
    O ITEM IV NÃO É UMA CARACTERÍSTICA DA BUROCRACIA, MAS SIM UMA DISFUNÇÃO ACARRETADA PELAS PRÁTICAS ERRADAS, PELO EXCESSO.
    PELO MENOS É ISSO QUE APRENDI NAS AULAS DA PROFESSORA GIOVANNA CARRANZA (EU VOU PASSAR). E PARECE QUE ELA ESTÁ CERTA, POIS A RESPOSTA DA QUESTÃO É NESSE SENTIDO.
  • Acontece que a banca não pediu as características da Adm. Burocrática.. só fez considerações..
    Pra mim, esse item IV tá certo, pois se na Adm. Burocratica o foco do Estado é o controle do processo, o foco do funcionário só pode ser  o controle dos processos também.. um está umbilicalmente ligado ao outro. Tanto faz colocar "Estado" ou "Funcionário", nesse caso deu no mesmo. Se você como servidor sabe que será avaliado pelos meios utilizados e não pelos resultados, é óbvio que sua preocupação será os meios, e não os resultados.. dane-se o cidadão, a preocupação é fazer as coisas pelo meio exigido (foco no processo).
  • De fato, o item IV me parecia correto, mas aí não haveria resposta. Então o concurseiro não pode perder o controle. Respira fundo e começa a responder à questão por outros meios, pela eliminação (não é o ideal, mas não temos escolha).
    Vi que os itens III e V eram insustentáveis (III - Os pressupostos da administração burocrática são a desconfiança prévia nos administradores; V - A administração burocrática tem como principal qualidade a efetividade no alcance dos resultados (aqui é a definição do paradigma gerencial).
    Aí temos por eliminação todos os itens, MENOS a Letra A, que é a resposta "correta". Realmente não vislumbro erro no item IV, como já apontado por outros aspirantes a servidor, mas deu pra responder...
    P.S. Essa Camila aqui de cima é lindaaaa.
  • GABARITO: A

    Analisando cada assertiva:


    ITEM I (CERTO)
    Certo! É exatamente isso!

    ITEM II (CERTO)
    Certo. Todas as características mencionadas estão ligadas à administração burocrática.

    ITEM III (ERRADO)
    Na verdade a pressuposição básica é a DESconfiança nos administradores e nos cidadãos que fazem demandas aos administradores. Por isso tantos mecanismos de controle!

    ITEM IV (ERRADO) mas com ressalvas.....
    Errado (e escorregadio!). O controle pode se tornar a razão de ser do próprio Estado, e não do funcionário. A banca foi especialmente chata com este item, pois se tivesse adotado uma postura mais interpretativa poderia ter considerado resposta certa. Como não havia nenhuma opção que considerasse I, II e IV, o candidato poderia “se virar”, mas ainda assim a banca deveria ter anulado a questão, pela simples possibilidade de interpretação deste item como correto!

    ITEM V (ERRADO)
    Sua principal qualidade seria a eficiência, e não a efetividade.
  • Acho que estou louco.

    A primeira escola foi a Administração cientifica de Taylor que surgiu no início do século xx (1901 a 2000)

    Como pode a escola burocrática ter surgido no século xix (1801 a 1900) ?????

    Alguém pode me esclarecer por favor???

  • Para mim, o item IV é um exemplo de disfunção da BUROCRACIA, talvez o erro seja o final: SERVIR À SOCIEDADE RSRSRS

    Qto ao item I, Juliano Silva, a BUROCRACIA surgiu no mundo na segunda metade do séc. XIX, mas no Brasil só foi implantada em 1937 - 1938 com a criação do DASP, pois o PATRIMONIALISMO era (será? kkk) o modelo VIGENTE.
  • Só complementando:

    V) A administração burocrática tem como principal qualidade a efetividade no alcance dos resultados; seu foco central é a eficiência do Estado. ERRADO.

    A administração burocrática tem como qualidade a efetividade no CONTROLE DOS ABUSOS.

    Fonte: Marcelo Camacho (ponto dos concursos)

  • III. ERRADO - Os pressupostos da administração burocrática são a confiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles, administradores públicos, dirigem demandas. DESCONFIANÇA TOTAL, POR ISSO O CONTROLE A PRIORI E CONCOMITANTE.



    IV. ERRADO - O controle pode transformar-se na própria razão de ser do funcionário; voltando-se para si mesmo, perdendo a noção de sua missão básica, que é servir à sociedade.  EM REZÃO DO ESTADO, E NÃO DO FUNCIONÁRIO.



    V. ERRADO - A administração burocrática tem como principal qualidade a efetividade no alcance dos resultados; seu foco central é a eficiência do Estado.  A BUROCACIA BUSCAVA A EFICIÊNCIA ÊNFASE: NOS MEIOS, E NÃO A EFICÁCIA: ÊNFASE NOS FINS.

     

     

     

    GABARITO ''A''

  • "ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA[...] A administração pública democrática surgiu na segunda metade do século XIX , na época do estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista (assertiva I). Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento: a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo, em síntese, o poder racional - legal (assertiva II). Os controles administrativos que visam a evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas (assertiva III), por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, por exemplo, na adminissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas.

    Por outro lado, o controle - a garantia do poder do estado - transforma-se na própria razão de ser do funcionário. em consequência, o estado volta-se para si mesmo (assertiva IV), perdendo a noção de sua missão básica, que é servir a sociedade. A qualidade fundamental da administração pública burocrática é a efetividade no controle dos abusos. Seus defeitos são a ineficiência (assertiva V), a autorreferência e a incapaciadde de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes."

     

    OBS:TODAS AS ASSERTIVAS PODEM SER ENCONTRADAS NO LIVRO ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - PROVAS E CONCURSOS - IDALBERTO CHIAVENATO - 2016, 4ª ED, PG. 109)

  • A primeira frase está correta, pois descreve o contexto em que a teoria da burocracia foi criada por Max Weber. A criação deste modelo burocrático ocorreu no final do século XIX e buscava um meio mais racional e eficiente para gerir as organizações do que o patrimonialismo (que tinha como defeito a tendência à corrupção e ao nepotismo – nomeação de parentes para cargos públicos).
     

    A segunda frase está igualmente correta, descrevendo os princípios da burocracia, que já vimos anteriormente. Entretanto, a terceira frase está incorreta, pois não existe essa confiança prévia nos servidores públicos. Muito pelo contrário!
     

    Na hora em que se imagina que seja necessário manualizar todos os processos, de forma a reduzir ao máximo a liberdade que o administrador terá para fazer seu trabalho, já existe uma ideia de desconfiança em seu trabalho, não é mesmo?
     

    A quarta frase está incorreta por um único detalhe. A banca se baseou em um texto de Chiavenato, que em sua obra Administração Geral e Pública menciona: “Na administração pública burocrática, o controle pode transformar-se na própria razão de ser do ESTADO, voltando-se para si mesmo, perdendo a noção de sua missão básica, que é servir à sociedade.”
     

    Assim, a banca trocou Estado por funcionário e considerou a frase incorreta. Acho esta uma questão bastante maldosa. Além disso, o controle deve sempre existir. O que ocorre na burocracia é que existe um controle prévio, de procedimentos ou “a priori”, e não um controle de resultados, ou “a posteriori”.
     

    Finalmente, a quinta frase também está incorreta. A burocracia não se distingue por sua efetividade, ou seja, a capacidade de atingir os efeitos e impactos desejados na sociedade.
     

    Normalmente, a burocracia, por sua cultura legalista, acaba sendo mais voltada às necessidades de sua máquina do que às necessidades de seus clientes. É o que chamamos de organização autorreferida, ou seja, que se preocupa mais com os problemas internos do que com sua missão e com seus objetivos.

    Desta forma, as únicas frases corretas são a I e a II. Assim, o gabarito é letra A.


    Fonte: Profs. Rodrigo Rennó e Sérgio Mendes

  • Alguem poderia me esclarecer porque a I esta correta ? a burocracia nasceu com weber em 1909, e que eu saiba é seculo XX, ou estou equivocado ?

  • Jean, a administração burocrática surgiu na metade do século XIX, no estado liberal, através do desenvolvimento do capitalismo e da democracia. Contudo foi efetivo na década de 40, do século XX, no estado de bem-estar social.

  • Jean, a administração burocrática surgiu na metade do século XIX, no estado liberal, através do desenvolvimento do capitalismo e da democracia. Contudo foi efetivo na década de 40, do século XX, no estado de bem-estar social.

  • Cuidado! No Livro do Chiavenato, 9 ed, o autor diz " No início do século XX, o sociólogo alemão Max Weber publicou uma bibliografia a respeito das grandes organizações da sua época. Deu-lhes o nome de burocracia e passou a considerar o século XX como o século das burocracias, pois achava que essas eram as organizações características de uma nova época, plena de novos valores e de novas exigências".