SóProvas


ID
183361
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação aos tipos de benchmarking como ferramenta de mudança organizacional, considere as afirmativas abaixo.

I. É um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações, que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportuni dades de melhoria na organização.

II. É um processo gerencial permanente, que requer atualização constante da coleta e análise cuidadosa daquilo que há de melhor externamente em práticas e desempenho para as funções de tomada de decisão e de comunicação em todos os níveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das ações internas em relação aos padrões externos das práticas da indústria.

III. O benchmarking competitivo é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente.

IV. O benchmarking genérico caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. É o mais usual uma vez que as empresas querem acesso aos dados que estão ligados diretamente às atividades da concorrência.

V. O benchmarking interno significa a procura pelas melhores práticas dentro das diferentes unidades da própria organização (outros departamentos, sedes, etc). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, os custos mais baixos e a valorização pessoal interna.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • III. O benchmarking competitivo é baseado num processo que atravessa várias funções da organização [...]

    Errado. O benchmarking competitivo se baseia na comparação de atividades com os concorrentes diretos do setor. 

    IV. O benchmarking genérico caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. É o mais usual uma vez que as empresas querem acesso aos dados que estão ligados diretamente às atividades da concorrência. 

    Errado. O benchmarking genérico faz prospecção de melhores práticas em organizações de diversos setores. O tipo que se caracteriza por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes é o benchmarking competitivo. 

    Comentar as demais alternativas seria redundante.    Bons estudos! 
  • Acho sempre bom revisar tudo, sendo assim vou complementar o comentário anterior:

    Tipos de Benchmarking:

    Benchmarking competitivo

    Caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. Na prática, é o menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que estão ligados diretamente com a sua atividade à concorrência. Por isso muitas vezes é necessário contratar uma consultoria externa para obter informações sobre o Benchmarking Competitivo. Um método recomendado para obeter as informações dos concorrentes é a utilização de "cliente oculto". Além disso, tem como objetivo atividades similares em diferentes locais, departamentos, unidades operacionais, país, etc.

    Benchmarking interno

    A procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização em unidades diferentes (outros departamentos, sedes, etc.). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas. Este é o tipo mais utilizado.

    Benchmarking genérico

    Ocorre quando o Benchmarking é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente. É neste tipo de Benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e onde as empresas estão mais dispostas a colaborar e a ser mais verdadeiras.

    Benchmarking funcional

    Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada".


  • I. É um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações, que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportuni dades de melhoria na organização.CERTA

    II. É um processo gerencial permanente, que requer atualização constante da coleta e análise cuidadosa daquilo que há de melhor externamente em práticas e desempenho para as funções de tomada de decisão e de comunicação em todos os níveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das ações internas em relação aos padrões externos das práticas da indústria.CERTA

    III. O benchmarking competitivo GENERICO é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente.

    IV. O benchmarking genérico COMPETITIVO caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. É o mais usual uma vez que as empresas querem acesso aos dados que estão ligados diretamente às atividades da concorrência.   É o menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que estão ligados diretamente com a sua atividade à concorrência.  

    V. O benchmarking interno significa a procura pelas melhores práticas dentro das diferentes unidades da própria organização (outros departamentos, sedes, etc). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, os custos mais baixos e a valorização pessoal interna.CERTA
  • LEMBRETE:  As ferramentas estratégicas, de avaliação ....sao sempre permanentes
  • Eu achei que seria o Benchmarking Funcional a V.

  • Letra B

     

    Comentário:

     

    Questão mal feita, que deveria ter sido anulada por falta de resposta.

    Vejamos cada item:

     

    I) Certo. Item tranquilo, que define cuidadosamente o benchmarking.

    II) Considerado certo. O benchmarking é um processo permanente, mas não avalia necessariamente o que há de melhor

    FORA da organização, até porque existe o benchmarking interno, o que é reconhecido pela própria questão!

    III) Errado. Trata-se da definição de benchmarking genérico.

    IV) Errado. Trata-se da definição de benchmarking competitivo.

    V) Certo. Item tranquilo, que define bem o benchmarking interno.

     

     

    GABARITO considerado: B.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Tentei resumir o comentário do Assuero:

     

    Tipos de Benchmarking:

    Benchmarking competitivo

    Alvo nos concorrentes, tem como objetivo atividades similares em diferentes locais, departamentos, unidades operacionais, país, etc.

     

    Benchmarking interno

    Dentro da própria organização em unidades diferentes (outros departamentos, sedes, etc.). 

     

    Benchmarking genérico

    Análise das melhores práticas da organização desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente. 

     

    Benchmarking funcional

    Análise numa função específica.