-
Alternativa A-> A administração pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços.Os resultados da ação do Estado são considerados bons não porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros, como quer a administração pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão-cliente estão sendo atendidas.
Alternativa B-> Para a administração pública burocrática, o interesse público é freqüentemente identificado com a afirmação do poder do Estado. Ao atuarem sob esse princípio, os administradores públicos terminam por direcionar uma parte substancial das atividades e dos recursos do Estado para o atendimento das necessidades da própria burocracia, identificada com o poder do Estado.
Alternativa C-> A administração pública gerencial está explícita e diretamente voltada para o interesse público.
Alternativa D-> O modelo gerencial tornou-se realidade no mundo desenvolvido quando, através da definição clara de objetivos para cada unidade da administração, da descentralização, da mudança de estruturas organizacionais e da adoção de valores e de comportamentos modernos no interior do Estado. A reforma do aparelho do Estado no Brasil significará, fundamentalmente, a introdução na administração pública da cultura e das técnicas gerenciais modernas.
Alternativa E-> A administração pública gerencial está fundamentantada na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua um princípio fundamental.
-
Na administração gerencial, contrariamente ao modelo burocrático de administração, temos um foco nos resultados da atividade administrativa. No caso, o resultado da atividade administrativa do Poder Público é, em última análise, o atendimento das demandas do cidadão.
No modelo burocrático prevalecia o foco no processo, ou seja, em como a atividade administrativa era realizada, quais procedimentos deveriam ser seguidos para que se evitasse os antigos problemas causados pelas administrações patrimonialistas. No entando, focou-se tanto no processo que os resultados acabaram sendo deixados de lado nesse momento burocrático. O que se veio corrigir com o novo modelo.
Bons estudos a todos! :-)
-
GABARITO: A
A grande pergunta que devemos nos fazer é a seguinte: qual o foco da administração gerencial? Os resultados da gestão para a sociedade, ou seja o atendimento das demandas do cidadão! É isso que está na alternativa A, sendo a resposta da questão.
-
A administração pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços.Os resultados da ação do Estado são considerados bons não porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros, como quer a administração pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão-cliente estão sendo atendidas.
gabarito letra A.
-
GABARITO ITEM A
ADM.PÚB.GERENCIAL ---> FOCO NO CIDADÃO ,FOCO NOS RESULTADOS,EFICIÊNCIA...
-
Letra A
Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características.
A Administração gerencial seria conseqüência dos avanços tecnológicos e da nova organização política e econômica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros países.
Fonte: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-administrativo/administracao-publica-burocratica-e-gerencial/