SóProvas


ID
183367
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A temática do desenvolvimento sustentável é um campo fértil de discussão de ideias, algumas das quais estão apresentadas abaixo.

I. O artigo 225 da Constituição Federal de 1988 incorpora a ideia de desenvolvimento sustentável ao afirmar que todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado como um bem de uso comum que deve ser preservado e defendido para as gerações presentes e futuras.

II. O desenvolvimento sustentável visa, entre outros objetivos, adequar a cadeia produtiva de forma a garantir a continuidade das atividades econômicas atuais, sem prejuízo das necessidades de recursos naturais das gerações futuras.

III. O desenvolvimento sustentável tem, entre outros objetivos, o de garantir a continuidade do crescimento econômico das gerações futuras por meio da manutenção do modelo de utilização de recursos naturais pelas gerações atuais.

IV. A incorporação da ideia de desenvolvimento sustentável, inclusive pelas políticas públicas, em um período de tempo relativamente curto, se deu menos por razões éticas que por motivações econômicas e de preservação da espécie humana.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • III. O desenvolvimento sustentável tem, entre outros objetivos, o de garantir a continuidade do crescimento econômico das gerações futuras (presentes) por meio da manutenção do modelo de utilização de recursos naturais pelas gerações atuais. 

  • Gab.: C

    III. O desenvolvimento sustentável tem, entre outros objetivos, o de garantir a continuidade do crescimento econômico das gerações futuras por meio da manutenção do modelo de utilização de recursos naturais pelas gerações atuais

    Pelo contrário, o modelo predominante atual é o da exploração sem um equilíbrio com o meio ambiente, ainda estamos engatinhando nessa questão de termos empresas usando equipamentos que consumam menos energia, utilização de painéis solares para geração de energia elétrica própria, coleta seletiva em todas as casas,... Então o que se tem que fazer é mudar o modelo atual e não mantê-lo.

  • Caros, alguém pode explicar a IV?

  • Não entendi esse item IV


  • O item IV a meu ver refere-se ao seguinte: 

    A adesão à agenda sustentável está mais relacionada aos benefícios econômicos que ela pode trazer (consumo racional e, portanto, mais barato. Papel, por exemplo. Vai doer menos no bolso) e à preocupação com a sobrevivência humana afetada pelos impactos de uma lógica do "Desenvolvimento a qualquer custo". Desse modo, as razões éticas, isto é, se é certo ou errado reciclar ou comprar madeira certificada, acabam sendo menos importantes para a adesão à agenda sustentável.

    Espero ter ajudado.

    Deus seja com vocês!

  • IV- A incorporação do DS, deu-se mais por motivações econômicas e de preservação da espécie humana do por ética.

  • Para mim, parece mais uma opnião do que outra coisa o IV

  • Concordo plenamente com a Carminha. Foram subjetivos demais.

  • IV. O desenvolvimento sustentável deveria se dar por uma questão de consciência ética e não pelo medo de extinção da espécie humana, e; muito menos por questões de incentivos econômicos (poluir menos pode representar, por exemplo, redução de impostos em determinados contextos e países). Em outras palavras a ética não foi, nem de longe, a principal motivação do Desenvolvimento Sustentável.

  • No item IV esta dizendo que a ordem de prioridade se deu primeiramente pela PRESERVAÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA, depois vem os Motivos Econômicos e em último lugar veio a questão ética...

    Era pra ficar assim...

    A incorporação da ideia de desenvolvimento sustentável, inclusive pelas políticas públicas, em um período de tempo relativamente curto, se deu pela preservação da espécie humana, por motivações econômicas e por razões éticas. 


    A questão só embaralhou tudo, é mais uma questão de interpretação que de meio ambiente...

  • Acertei a questão fazendo leitura atenta ao item IV que pelo que percebi causou mais confusão. Mas Sonaly Rocha explicou muito bem de maneira resumida.