SóProvas


ID
1835452
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O maior investimento que uma organização pode fazer para minimizar o efeito de crises junto à opinião pública, através da empresa, consiste em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Pegadinha aqui hein pessoal,

     

    Opinião pública é referente a organizaçoes públicas - Goverto, Justiça, Prefeitura etc....Sendo assim eles contam com a ajuda da imprensa

     

    Eu cai nessa tá

  • A) INCORRETA. Por mais bem administrada e funcional que uma empresa é, sempre estará sujeita a crises. 

     

    B) INCORRETA. O fato de informações estarem centralizadas na assessoria não tem muita interferência na gestão de crises junto à opinião pública.

     

    C) INCORRETA. Até pode ser útil na gestão de crises, mas apenas internamente. Não interfere diretamente junto à opinião pública, como indaga a questão.

     

    D) INCORRETA. As publicações institucionais da organização pouco interferem na opinião pública, pois naturalmente sempre vão defender a instituição e não alcança o grande público. O que prevalece é o que a grande mídia diz.

     

    E) CORRETA. Um bom relacionamento com jornalistas ameniza o impacto de crises, pois um repórter que conhece a organização e já teve experiências positivas com ela tenderá a procurar a assessoria, antes de acreditar em boatos ou informações incompletas. Assim como afirma Jorge Duarte: em uma crise, a versão daquilo que sai na mídia é mais importante que o fato em si.

     

     

    Discordo do Felipe Dalba. Opinião pública não é referente a organizações públicas e sim ao interesse público. E nesse diálogo incluem governo, Estado, sociedade e instituições públicas e também iniciativa privada.

  • Ignorem o comentário do Felipe Dalba, pois está equivocado.

    Segue aqui uma definição de opinião pública adequada:

     

    O termo opinião pública se refere a um conjunto de considerações próprias da população. Geralmente, esta expressão se refere às opiniões generalizadas sobre política, economia e todos os assuntos de interesse público que se apresentam em uma determinada comunidade. A opinião pública é estudada principalmente na área da política como um meio de conhecer as tendências do eleitorado. Em boa parte, ela é refletida nos meios de comunicação, embora haja pesquisas constantes para conhecê-la. Dada a importância adquirida na tomada de decisões de um país, não se deve estranhar a manipulação fraudulenta realizada nas pesquisas.

    Fonte: https://conceitos.com/opiniao-publica/

  • É realmente difícil adivinhar qual a posição que a Banca vai tomar em cada questão, se idealista ou pragmática. Só bola de cristal para salvar.

    Geralmente é a posição idealista que prevalece nos concursos. O que não é o caso nessa questão, pois idealisticamente jornalistas devem sempre buscar a verdade dos fatos independentemente de relacionamentos, como afirma a questão. Dessa perspectiva, a afirmação categórica e subjetiva a respeito do "maior investimento" trazida pelo gabarito não cabe, uma vez que, buscando a verdade, o jornalista irá procurar informações de todos os lados, de forma imparcial.

    Por outro lado, pragmaticamente falando, ou seja, na prática, evidentemente que o relacionamento é fundamental e determinante, tendo em vista a lógica da produção de notícias, a pressão por resultados econômicos e os limites de tempo e dinheiro. Nesse caso, o jornalista busca atalhos para cumprir com suas metas de trabalho, e um bom relacionamento com a assessoria de imprensa leva o jornalista a lembrar-se desse relacionamento em situações de crise dessa empresa.