SóProvas


ID
1835467
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A digitalização dos sinais dos sistemas televisivos e o advento de microcomputadores gerou mudanças na prática do telejornalismo. Entre essas mudanças está a edição:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito

     

    Não-linear

    Que não segue uma regra de começo, meio e fim. Que pode ser compreendido, lido, feito em qualquer uma de suas estruturas e/ou momentos.

  • Creio que a questão esteja se referindo sobre a decupagem digital, que permite ao editor avançar o arquivo e fazer alterações em qualquer frame, independetemente de ter que visualizar, linearmente, a antiga fita de gravação.

  • Edição Não-Linear

     

    E ditar vídeo utilizando um sistema de edição não-linear é como escrever, utilizando um programa sofisticado de edição de texto. Palavras, frases e parágrafos podem ser incluídos, eliminados e reordenados, a um clicar de mouse.

    O primeiro passo do processo de edição não-linear é a digitalização das imagens. Os segmentos de vídeo do material original são transferidos para o hard disk do computador. Os takes digitalizados viram arquivos do sistema, e como tal, podem ser acessados e processados, quase que instantaneamente e em qualquer ordem.

    Os sistemas de edição não-linear tem uma interface gráfica, bastante amigável e oferecem sofisticados recursos de vídeo (efeitos especiais, caracteres, correção de cor, etc.) e áudio (filtros e efeitos sonoros). Alguns sistemas permitem até que se altere (comprimindo ou expandindo) a duração de segmentos de áudio e vídeo. A maioria dos sistemas utiliza uma ( ou mais ) timelines - linhas de tempo - para representar a seqüência que está sendo editada. O operador utiliza o mouse para selecionar e arrastar para a time line, os segmentos de áudio ou vídeo, transições e efeitos especiais, que irá utilizar e para ordená-los.

     

    Fonte: http://cybercollege.com/port/tvp056.htm