Matriz Gut é uma forma de tratar problemas com objetivos de priorizá-los. Leva em conta a gravidade, urgência e a tendência de cada problema.
Gravidade: Impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados, processos ou organizações e efeitos que surgirão a longo prazo, caso o problema não venha a ser resolvido;
Urgência: relação com o tempo disponível ou necessário para resolver o problema;
Tendência: potencial de crescimento do problema, avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema.
Processo: Qualquer atividade que recebe uma entrada, realiza uma transformação agregando valor e gera uma saída para um cliente interno ou externo. Utiliza-se recursos da empresa para gerar resultados concretos.
Letra B.
Comentário:
Questão que mistura qualidade com conceitos de gestão de processos. Vejamos cada item:
I) Está certo. O PDCA realmente tem quatro fases e é base para a melhoria contínua.
II) Certo. O diagrama possui categorias previamente estabelecidas ou percebidas durante a classificação.
III) Errado. Matriz GUT serve para priorização com base em gravidade, urgência e tendência, e não para identificar
relações de causaefeito.
IV) Certo. 5W2H é uma ferramenta investigativa que serve sobretudo para o nível operacional, conforme exemplos
mencionados.
V) Errado. Processo é um conjunto de atividades contínuas que produzem valor para o cliente.
GABARITO: B.
Prof. Carlos Xavier
I - O método PDCA, é também conhecido como ciclo de Deming: Planejar, Fazer, Verificar e Agir ou Plan, Act, Do and Check, visando sempre a melhoria contínua. O PDCA é uma ferramenta que não é aplicada apenas uma vez durante o processo, mas sim, sucessivas vezes.
II - Diagrama de causa e efeito também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou Espinha de peixe (pois seu diagrama lembra uma espinha de peixe)
desenhado para ilustrar claramente as várias causas que afetam um processo, por classificação e relação das causas. Para cada efeito existem seguramente, inúmeras causas dentro de categorias como as 6 M’s: método, mão-de-obra, matéria-prima máquinas, mensuração e meio ambiente. Nas áreas de serviços e processos transacionais utilizam-se como categorias básicas: procedimentos, pessoas, ponto, políticas, medição e meio ambiente.
Um diagrama de causa e efeito bem detalhado tomará a forma de um a espinha de peixe e daí o nome alternativo de diagrama espinha de peixe.
III - Matriz GUT é uma forma de tratar problemas com objetivos de priorizá-los. Leva em conta a gravidade, urgência e a tendência de cada problema.
Gravidade: Impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados, processos ou organizações e efeitos que surgirão a longo prazo, caso o problema não venha a ser resolvido;
Urgência: relação com o tempo disponível ou necessário para resolver o problema;
Tendência: potencial de crescimento do problema, avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema.
IV - O 5W2H, basicamente, é um check list de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Em um segundo momento, deverá figurar nesta tabela como será feita esta atividade e quanto custará aos cofres da empresa tal processo.
What – O que será feito (etapas)
Why – Por que será feito (justificativa)
Where – Onde será feito (local)
When – Quando será feito (tempo)
Who – Por quem será feito (responsabilidade)
How – Como será feito (método)
How much – Quanto custará fazer (custo)
V - Processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência intermitente (Continuo) com o objetivo de produzir bem ou serviço que tem valor para a empresa(cliente).