SóProvas


ID
1840471
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Na Biblioteca 10 de Helsinki é possível ler deitado na rede, fazer negócios, dançar, tocar guitarra ou tirar uma soneca. É possível fazer praticamente qualquer coisa que jamais se pensaria em fazer em uma biblioteca. Isso porque seu diretor, Kari Lämsä, pensou que no novo mundo existe pouco espaço para as velhas bibliotecas e um espaço enorme para as inovadoras.

      Lämsä conhece o funcionamento das bibliotecas tradicionais: começou colocando livros nas estantes. Mas o que chamou a atenção sobre ele é que se deu conta do futuro.

      O sucesso de Lämsä pode ser medido: a biblioteca recebe 2.000 usuários por dia em uma cidade com 600.000 habitantes e 36 bibliotecas. A metade de seus usuários tem entre 25 e 35 anos. É o sonho de qualquer bibliotecário que observa como os grandes leitores das bibliotecas, que são as crianças, fogem ao crescer. Lämsä, no entanto, conseguiu atrair essa faixa refratária a um espaço associado ao silêncio.

(Adaptado de: brasil.elpais.com/brasil/2015/06/13/cultura/ 1434216067_290976.html

Atente para o que se afirma abaixo.

I. De acordo com o texto, é paradoxal o fato de as crianças deixarem de frequentar bibliotecas quando chegam à adolescência.

II. O diretor da Biblioteca 10 de Helsinki é descrito como sendo visionário e utopista.

III. O sinal de dois pontos (2° parágrafo) pode ser substituído por “pois", precedido de vírgula.

Está correto o que consta APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • (I). Errado. A faixa etária que ele conseguiu atrair foi a de jovens adultos, não a de adolescentes. O texto não diz se adolescentes continuam frequentando ou não as bibliotecas, mas dá a entender que os jovens adultos, faixa etária entre 25 e 35 anos, que são comumente baixos frequentadores, foram atraídos pelo novo estilo de biblioteca do finlandês.


    (II) Errado. Ele foi visionário, mas não é utopista, pois conseguiu colocar em prática seus sonhos, não ficou só no plano das ideias.


    (III) Certo. O sinal de dois pontos precede uma explicação. Usar "pois", dessa forma, ficaria correto também.


    =)

  • Luíza, mas a alternativa "I" em nenhum momento disse que adolescentes foram atraídos, muito pelo contrário, afirma que as crianças deixaram de frequentar quando chegam na fase da adolescência. Não entendi o porquê de sua afirmativa.

  • Pegadinha FDP quanto ao utópico, hein, ele colocou em prática e não ficou só nas ideias, eiiiita!!

  • Porque a alternativa "I" está incorreta. O texto afirmar que as crianças fogem da biblioteca quando crescem, mas em nenhum momento afirma que é na adolescência. O "crescer" pode ser na adolescência, na fase adulta ou na velhice. PEGADINHA HÁ!

  • Gente,  o erro está no "paradoxal"

  • I. De acordo com o texto, é paradoxal o fato de as crianças deixarem de frequentar bibliotecas quando chegam à adolescência.

     

    a fase adulta

     

    questao sacana

  • Utopista me derrubou...

  • Não sei, pra mim não tem como ser visionário sem ser utopista(sonhador).

  • o bibliotecário não é apresentado como UTÓPICO, já que segundo o enredo ele conseguiu REALMENTE levar jovens a frequentarem a biblioteca.

  • Quanto ao ítem I

    - indenpendete da discussão adolescência x idade adulta, que também pode ser um equívoco, o erro do ítem está em "ideias paradoxais"

     

    PARADOXO: aquilo que é contrário ao senso comum.

     

    - o texto informa que as crianças abandonam as bibliotecas ao crescerem (ou seja, ao entrarem na adolescência). O senso comum é esse: as crianças deixarem de frenquentar as bibliotecas quando crescidas; isso NÃO É UM PARADOXO.

     

     

  • I- paradoxo

    pa·ra·do·xo

    (cs)

    sm

    1 Opinião ou proposição contrária ao senso comum; contrassenso, disparate.

    2 Falta de coerência ou de lógica: “Um paradoxo, sem dúvida. Pela lógica e pela realidade, as hipóteses não podem prevalecer sobre os fatos, os indícios nada valem diante das provas. Paradoxal ou não, estava aberto mais um caso de complexa solução […]” (CA).

    3 FILOS Pensamento ou argumento que contraria os princípios que costumam nortear o pensamento humano ou desafia o conhecimento e a crença da maioria dos seres humanos.


     

    II - utopista

    u·to·pis·ta

    adj m+f

    Vutópico.

    adj m+f sm+f

    1 Que ou aquele que é partidário ou defensor da utopia ou do utopismo.

    2 Que ou aquele que acredita em fantasias e quimeras ou que tem projetos grandiosos, mas irrealizáveis.

    GAB B

  • ''B''

     

    I. De acordo com o texto, é paradoxal o fato de as crianças deixarem de frequentar bibliotecas quando chegam à adolescência.
     

    MUITO PELO CONTRÁRIO, É UM FATO CONCRETO, SÓLIDO  E CONSOLIDADO PELO AUTOR.

     

    II. O diretor da Biblioteca 10 de Helsinki é descrito como sendo visionário e utopista.

     

    UTOPIA ESTÁ  LIGADO A ALGO IRREALIZÁVEL, O QUE DE FATO NÃO É VERDADE. POIS, O TEXTO ABORDA DADOS NÚMERICOS TRATANDO DOS FEITOS REALIZADOS ( NO INÍCIO DO TERCEIRO PARAGRÁFO).


     

    III. O sinal de dois pontos (2° parágrafo) pode ser substituído por “pois", precedido de vírgula.

     

    TRATA-SE DE UMA EXPLICAÇÃO. O ''POIS'' ANTECEDIDO DA VÍRGULA É BEM VINDO.

  • "É o sonho de qualquer bibliotecário que observa como os grandes leitores das bibliotecas, que são as crianças, fogem ao crescer. "

     

    CRESCER. Aí vem a criatura dizer que elas fogem "quando chegam na FASE ADULTA", onde tá isso? haha, tenha a santa paciência

  • ENUNCIADO : DE ACORDO COM O TEXTO = COMPREENSÃO

    A PARTIR DO MOMENTO QUE O TEXTO FALA QUE '' FOGEM AO CRESCER'', SE EU PEGAR E FALAR QUE É '' NA ADOLESCÊNCIA'' ( POR MAIS QUE SERIA A LÓGICA) EU ESTARIA INTERPRETANDO O TEXTO.

  • Paradoxal, no meu entender, é tocar guitarra em um local em que se deve zelar pelo silêncio. Não vejo como paradoxo - mas como um fenômeno corriqueiro - o fato de as crianças deixarem de frequentar bibliotecas quando chegam à adolescência.

    Gabarito, letra B.