SóProvas


ID
1840867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Dejours, criador da psicodinâmica do trabalho, existem atualmente três patologias no trabalho: a sobrecarga, a servidão voluntária e a violência. De acordo com essas informações, assinale a opção correta, no que se refere a essas patologias.

Alternativas
Comentários
  • Assedio Moral violência contra si  mesmo?????????????????? estranho hein

    alguem ajuda?

  • Gabarito: " D "

    -

    A patologia da VIOLÊNCIA caracteriza-se por diversas práticas agressivas CONTRA SI MESMO, contra os outros e contra o patrimônio. Por exemplo, o vandalismo, a sabotagem, o assédio moral e as tentativas e/ou o suicídio como a forma mais radical de violência contra si mesmo. Ela ocorre quando as relações subjetivas com o trabalho são degradadas, o trabalho perde o sentido e o sofrimento no trabalho interfere de modo imperioso na vida familiar e social.

    -

    Esse sofrimento está relacionado à desestabilização das relações de solidariedade; ele é vivenciado quando a organização do trabalho impõe situações de estresse, muitas vezes relativas aos processo de avaliação, nas quais o trabalhador se paralisa diante das ruínas da solidariedade e da insensibilidade progressiva ao sofrimento dele mesmo e dos outros. A violência tem nas suas bases a solidão afetiva, o abandono, e a desolação relacionados ao trabalho.

     

    Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=TPDu2MlCz0MC&pg=PA56&lpg=PA56&dq=patologia+da+viol%C3%AAncia+-+contra+si+mesmo+-+ass%C3%A9dio+moral&source=bl&ots=ydG1q2iJIW&sig=mZ87LtrQc4YDQd6KDod6OnGP3xA&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiZmOSQq6XNAhUG8x4KHdvbBHwQ6AEIHDAA#v=onepage&q=patologia%20da%20viol%C3%AAncia%20-%20contra%20si%20mesmo%20-%20ass%C3%A9dio%20moral&f=false

    -

    Obs. Tanto a pessoa que prática a ação quanto a pessoa que sofre (reciprocidade), caracteriza-se uma violência contra si mesmo. (Minha opinião)

    -

    -

    Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. II Coríntios 4:16-17-18. Bíblia.

  • A-Fica dfícil pensar em servidão voluntária de gestores.

     

    B-Errada: a racionalidade instrumental está mais preocupada com a lucratividade, pautada na busca do êxito econômico, pensa no utilitarismo do recurso humano nas organizações .

     

    C- Errada: Difícil também pensar em modos saudáveis de manifestação da violência no trabalho.

     

    D- Correta, mas também não consigo conceber assédio moral contra si mesmo.

     

    E- Errada:Eu marquei essa questão como correta.Talvez o erro seja dizer que são todas dependentes das prescrições organizacionais, pois há alguns problemas psicossomáticos que não estão relacionados com a hipersolicitação.Se alguém souber onde está o erro, por favor, complemente.

     

  • Outra questão estraída do livro: "Psicodinâmica do trabalho: teoria, método e pesquisas", da Ana Magnólia Mendes. Vamos pra análise:

     

    A) ERRADA: A servidão voluntária está associada a necessidades de emprego, bem como de se mostrar integrado, eficaz, produtivo. O texto cita exemplos de trabalhadores com "status social modesto", relações de conformismo e submissão dos "colaboradores" para com os gerentes. Portanto subtende-se que é justamente o oposto do que a alternativa propõe.

     

    B) ERRADA: A racionalidade instrumental, que seria o uso da razão para a dominação da natureza e exploração dos seres humanos, facilita esse processo de captura do trabalhador pelas patologias o trabalho, não o inverso, como sugere a questão.

     

    C) ERRADA: A banalização do sofrimento até poderia, a curto prazo, garantir a produtividade, algo que não é explicitamente declarado no texto, mas jamais poderia ser considerado modos saudáveis da manifestação da violência.

     

    D) CORRETA (passível de recurso): Essa questão foi tirada "quase" literalmente do texto: "A patologia da violência caracteriza-se por diversas práticas agressivas contra si mesmo, contra os outros e contra o patrimônio. Por exemplo, o vandalismo, a sabotagem, o assédio moral e as tentativas e/ou suicídio como a forma mais radical de violência contra si mesmo" (MENDES, 2007, p. 56). Na escrita, a banca colocou: "as tentativas ou concretização de suicídio as formas mais radicais de violência contra si mesmo". Ou seja, o uso do artigo no singular no original abarca apenas o suicído, no excerto da cespe o uso do artigo no plural acaba abrangendo todos os termos antecedentes (que não são violência contra si), tornando passível ,ao meu ver, o recurso.

     

    E) ERRADA:  "Patologias sociais da sobrecarga, segundo Dejours (2000), são as lesões de hipersolicitação, entre elas as LER/Dort e os poblemas psicossomáticos. A sobrecarga é de origem SOCIAL, ou seja, é prescrita pela organização do trabalho; não é o trabalhador que decide a carga de trabalho." (MENDES, 2007, p. 55). Ou seja, o indivíduo não é considerado na etiologia da LER/Dort.

  • Como a pessoa vai fazer vandalismo e assédio moral contra si mesmo? Tenso, to aqui tentando imaginar a situação.

    A pessoa fica se olhando no espelho e falando palavras que envolvam assédio? rs

    Se alguém puder explicar, agradeço!!!

  • Esse chute foi certeiro...

  • Algumas dúvidas sobre como pode haver violência, contra si mesmo, pelas práticas do vandalismo e do assédio moral. (no item correto - D)

    Bem, para começar podemos analisar de maneira filosófica mesmo. Quando, por exemplo, eu cometo um ato de vandalismo no meu ambiente de trabalho, seja a ferir pessoas ou ao patrimônio da empresa, estou, de certa forma, cometendo um ato de autossabotagem, pois a partir do momento em que eu quebro os computadores da minha mesa, eu arrebento as janelas ou o ar-condicionado da sala da repartição, dali em diante, eu perco meu emprego, ou trabalho de maneira ineficiente, os meus nervos não serão mais o mesmo, minha dignidade, a moral, enfim, eu estou me violentando. Estou causando um mal, não só aos outros, mas a mim mesmo.

    Um outro fator é sobre o assédio moral.

    Realmente é difícil você imaginar "se assediando", mas não isso que a questão quis dizer. Mas que ao cometer o assédio moral você também está se violentando, de certa maneira, isso causará consequências drástica para sua vida. Ou você acha que o assédio, seja moral ou sexual, traga benefícios ao agressor. isso é crime, dar cadeia, processo administrativo, demissão, censura, a tua imagem ficará manchada, e uma reputação devidamente deficiente.

    Desta forma, todas essas práticas trazem, sim, estragos a si mesmo e aos outros, à vítima e ao algoz.

    Todos somos vítimas de nós mesmos, até quando praticamos o mal ao outro.