-
Questão bem abstrata, viu? Demanda do candidato um bom senso crítico e um razoável conhecimento sobre Cultura Organizacional. Gabarito C é um dos elementos da pirâmide de Shein;
Segundo Edgar Schein (apud ROBBINS, 2007) cultura organizacional é:
Conjunto de premissas que um grupo aprendeu aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.
-
Sinceramente, fui por eliminação e na menos estranha. Nunca vi nada na doutrina parecido com isso.
-
Sinceramente, eu não consegui entender nenhuma das alternativas. Alguma luz??
-
Eu achei a c menos absurda kk
-
Peço que os administradores do QC invistam em professores de gp e afo, pois não tem uma questão com cometário .
-
Elementos da cultura: crenças, rituais, cerimônias, tabus, valores , ,mitos, ,normas, ,costumes , hábitos, linguagem, heróis.
Terceirizacao nao se encaixa por isso o erro da letra C
-
considerados valores de uma lógica mais tradicional ou mais moderna. Compreender os sentidos no Agir Comunicativo, pode ajudar na passagem da ação ...... com a mensagem e com o emissor, reagindo com compromisso por estar convencido, a ... sentidos da linguagem utilizada e tem um potencial de resultados para.
-
Gabarito: C
-
Karen Horney (1969), por exemplo, ao entrar em contato com a cultura americana, percebeu que vários conflitos neuróticos são determinados por condições culturais. Horney interpretava os fenômenos neuróticos a partir de uma "ansiedade básica", que varia de cultura para cultura, como o próprio conceito de "normalidade": o ser humano normal não existe, se dizia, o que de certa forma esvazia o próprio conceito de neurose por não ter ele com o que se comparar.
-
A autora esforça-se por demonstrar que existem dificuldades em nossa cultura que são responsáveis por nossos conflitos psíquicos. Uma delas, que influencia diretamente o comportamento gerencial, seria a demanda neurótica por poder, prestígio e posse de riquezas. O desejo de dominar, conquistar prestígio e adquirir riquezas não é necessariamente neurótico, a não ser que brote da ansiedade, do rancor e dos sentimentos de inferioridade, dos que querem o poder nas mãos para que não possam ser molestados.
Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/8704/000344271.pdf?sequence=1
-
-
Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. II Coríntios 4:16-17-18. Bíblia.
-
A- Errada: A primeira parte da assertiva está correta: "A cultura define mais padrões subjetivos do que objetivos....".Contudo, esses padrões de comportamento não evitam o adoecimento no trabalho.
B- Errada: alternativa sem pé, nem cabeça.A tercerização não é parte de uma cultura, além de não haver nenhuma relação entre treinamento e efeitos da tercerização.
C- Correta: A comunicação nas organizações é diretemante influenciada pela cultura.Quando nos comunicanos, utilizamos os signos(linguisticos, expressivos etc) para transmitirmos uma mensagem, dessa forma a linguagem utilizada para transmitir uma informação é feita dentro de um contexto, que serve de enquadre (pano de fundo) para que se desenvolva a relação entre emissor e receptor, que pode acontecer dentro de uma estrutura perversa(assédios morais), neurótica(rigidez excessiva) etc.
D-Errada: primeira parte da assertiva, ao meu ver está correta quando define cultura como algo subentendido e expressa nos valores(o que é importante), porém a cultura enquanto sede dos valores, crenças e normas não é suficiente para afastar as patologias do trabalho.
E- Errada: Essa primeira parte também parece fazer sentido quando relaciona a cultura organizacional como um sistema de interrelação entre indivívuos, pois a interpessoalidade dos relacionamentos humanos, através dos quais o indivíduo recebe informações sobre si, pode ser considerada como um conceito de self.Contudo o final da questão não faz sentido quando diz que sistemas estimulam a compulsão ao trabalho.
-
Indiquem para comentário
-
-
Vendo o comentário da professora, podemos classificar essa como uma questão farofa, típica de matérias subjetivas, como Gestão de Pessoas. Aproveitando-se dessa subjetividade, o examinador junta vários termos nas alternativas sem que eles façam sentido. Assim, o candidato lê, relê, e acha que não entendeu aquela parte da matéria, quando na verdade apenas uma alternativa faz sentido, sendo correta.
-
É pra acabar com o kiki do goiás !
-
Alguns podem até acertar, mas no susto...porque na certeza é difícil..
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...eu ia comentar, mas o Reginaldo rodrigues já disse tudo!
-
Desabafo:
rapaaaaazzzz..... vou ser sincero, eu ate acerto algumas questões de adm geral, não muitas, mas na maioria delas eu vou pela interpretação, um pouco de logica e rezando para ter uma luz naquele momento kkkkkk ai acabo acertando
mas dizer que sei o porque das outras estarem erradas eu não sei, as vezes eu acerto e nem sei por que to acertado tambem, eu só quero acertar na prova, ser nomeado e nunca mais ter que estudar essa materia que é chata p/ caralho
-
A linguagem é influenciada pela cultura de uma empresa. A cultura acaba moldando a empresa em vários aspectos, como padrões de documentos, padrões de atendimento e até mesmo a linguagem de seus membros.
-
Concordo, Franklin... e eu pensei que, para carimbar papéis, seria uma tarefa fácil.Na ne ni na naum.
-
rapaz, vou te contar, essa matéria é fogo E nem adianta ler, porque o que vc leu não vai nem fazer sentido na hora de responder as questões É fogo
-
A) ERRADA. A CULTURA DEFINE E IMPLEMENTA TANTO COMPORTAMENTOS OBJETIVOS QUANTO SUBJETIVOS.
B) ERRADA. TOTALMENTE SEM NEXO A QUESTÃO.
C) CORRETA. A LINGUAGEM UTILIZADA É INFLUENCIADA PELA CULTURA E, DEPENDENDO DO RECEPTOR, QUE PODE OU NÃO ENTENDÊ-LA, PODE HAVER EFEITOS, TAIS QUAIS PERVERSO OU NEURÓTICO.
D) ERRADA. ????
E) ERRADA. ????
-
Apesar da c) fazer sentido, deu medo na hora de marcar por ser tão bizarra (perverso e neurótico foi demais!)
-
Resposta sem referencial Teórico é "achismo"...
-
Acredito que o "SELF" da organização esteja, na verdade, relacionado ao clima organizacional e não à cultura, como afirma a alternativa "E".
-
a) Errada. Cultura da organização não evita adoecimento no trabalho.
b) Errada. Terceirização não é um elemento da cultura organizacional.
Elementos da cultura:
-Artefatos verbais: são transmitidos na própria comunicação interna. Exemplo: Estórias, mitos.
-Artefatos comportamentais: atividades que reforçam valores da organização. Ex: festas, rituais, cerimônias.
-Artefatos físicos: são os mais visíveis e englobam símbolos (marcas, slogans, bandeiras, imagens) e normas (regimentos internos, código de conduta de ética).
c) Correta.
d) Errada. A cultura organizacional não evita patologias do trabalho.
e) Errada. A cultura organizacional é o retrato da organização. É possível que uma organização estimule a compulsão ao trabalho, isso tem muito na construção civil (muitos trabalhadores desse ramo recebem o salário por produção, quanto mais ele produz no mês mais ele ganha).
-
a) A cultura define mais padrões de comportamento subjetivos do que objetivos, em relação aos grupos e às equipes de trabalho, evitando, assim, o aumento de adoecimento no trabalho.
INCORRETA. A cultura estabelece mais padrões de comportamento objetivos do que subjetivos.
b) A terceirização é um elemento da cultura organizacional, e os processos de comunicação saudável transmitidos em programas de treinamento são uma intervenção que reduz os efeitos da terceirização sobre a saúde dos trabalhadores.
INCORRETA. A terceirização atua como elemento que causa impacto na cultura organizacional, porém não podemos dizer que se enquadra como um elemento desta.
c) A linguagem utilizada em comunicações no trabalho é influenciada pela cultura e pode ter efeito perverso ou neurótico em função da compreensão das mensagens do emissor.
CORRETA. Sim, a linguagem é influenciada pela cultura organizacional. Nesse aspecto estão incluídos os jargões utilizados pelos funcionários, a forma de se expressar, etc.
d) A cultura é uma inferência ou uma abstração que se expressa nos valores sociais como bem-estar, qualidade de vida e saúde, evitando, assim, patologias do trabalho.
INCORRETA. Se a organização possuir uma cultura que incentive competitividade e postura mais agressiva em seus funcionários, por exemplo, as patologias do trabalho podem surgir com mais facilidade.
e) A cultura é o self da organização por ser um sistema de cooperação entre indivíduos, diferentemente de sistemas que estimulam a compulsão ao trabalho.
INCORRETA. Dependendo do tipo de cultura, pode haver o estímulo à compulsão ao trabalho.
tecconcursos