SóProvas


ID
1841116
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                            O biorregionalismo como alternativa ecológica

      O modelo ainda dominante nas discussões ecológicas privilegia, em escala, o Estado e o mundo; em economia, a exploração predatória da natureza e a competição; em política, a centralização e a hierarquização; na cultura, o quantitativo sobre o qualitativo, a uniformização dos costumes, o consumismo e o individualismo.

      Esse paradigma subjaz, em grande parte, à atual crise da Terra, pois considera esta como um todo uniforme, sem valorizar a singularidade de seus muitos ecossistemas e a diversidade das culturas.

      Hoje está se impondo uma outra vertente, mais amiga da natureza e com possibilidades de nos tirar da crise atual: o “biorregionalismo". A biorregião se circunscreve numa área, normalmente, definida pelos rios e pelo maciço de montanhas. Possui certo tipo de vegetação, geografia do terreno, de fauna e de flora e mostra uma cultura local própria, com seus hábitos e tradições.

      A tarefa básica do biorregionalismo é fazer os habitantes valorizarem o lugar onde vivem. Importa fazê-los conhecer o tipo de solos, de florestas, de animais, as fontes de água, o rumo dos ventos, os climas e microclimas, os ciclos das estações, o que a natureza pode oferecer em termos de paisagens, alimentação, bens e serviços para nós e para toda a comunidade de vida.

      É na biorregião que a sustentabilidade se faz real e não retórica a serviço do marketing; pode se transformar num processo dinâmico, que aproveita racionalmente as capacidades oferecidas pelo ecossistema local, criando mais igualdade e diminuindo em níveis razoáveis a pobreza.

      Mesmo sendo a comunidade local a unidade básica, isso não invalida a importância das unidades sistêmicas maiores (inter-regionais, nacionais e internacionais) que afetam a todos (por exemplo, o aquecimento global). A ideia do “glocal" nos ajuda a articular essas diferentes dimensões. Sempre é necessário informar-se sobre as experiências de outras regiões e sobre como está o estado geral do planeta Terra.

      O biorregionalismo possibilita que as mercadorias circulem no local, evitando as grandes distâncias; favorece o surgimento de cooperativas comunitárias; nele, persiste a economia de mercado, mas composta primariamente, embora não exclusivamente, de empresas familiares.

      O biorregionalismo permite, assim, deixar para trás o objetivo de “viver melhor", de acordo com a ética da acumulação ilimitada, para dar lugar ao “bem viver e conviver", segundo a ética da suficiência, que implica o bem-estar para toda a comunidade. (Adaptado de: BOFF, Leonardo,

Disponível em: www.folhadoestado.com.br/opiniao/id305952/o_bioregionalismo_como_alternativa_ecologica. Acesso em: 07.12.2015)

A expressão sublinhada pode ser corretamente substituída, com o sentido preservado, em linhas gerais, e sem qualquer outra alteração no enunciado, pela expressão entre parênteses em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Significado de Circunscrever

    v.t. Traçar um limite em torno de; limitar: circunscrever uma propriedade por muros.
    Fig. Restringir a certos limites: circunscrever um assunto

    http://www.dicio.com.br/circunscrever/

    bons estudos

  • GABARITO  > b) A biorregião se circunscreve numa área... (se limita a uma) − 3° parágrafo


    Corrigindo o colega abaixo, a letra correta é a B, pelos motivos por ele apresentados.


  • Gabarito B


    O trecho: O biorregionalismo permite, assim, suplantar o objetivo de "viver melhor", de acordo com a ética da acumulação ...

    Estaria correta?

    Eu acredito que sim, pois o verbo suplantar significa superar.

    A alternativa "E" não está correta, pois a FCC disse que o verbo suplantar é seguido da preposição "do" (suplantar do).


    Alguém para opinar?

    Obrigado.

  • Verdade Nelson. Tbm acho.

    Suplantar no sentido de:

    -Superar -  VTD;

    -Exceder - VTDI - ex: Suplanta-os em energia e determinação.

  • Nelso, mudaria o sentido colocando a substituição suplantar do.

    Eles não pediram pra substituir só a palavra suplantar e sim "suplantar do"

    teria que ser suplantar¹ superar O objetivo

    mas com a subistituição ficaria suplnatar DO objetivo, deixando a alternativa errada

  • circunscrever

    cir·cuns·cre·ver

    vtd

    3 Fixar os limites de; delimitar, limitar: O proprietário circunscreveu o terreno de sua casa novamente e fez nova documentação do imóvel a pedido da prefeitura.

    http://www.michaelis.com.br/busca?id=3Az2

    Boa sorte e bons estudos!

  •  

    a) Esse paradigma subjaz, em grande parte, à atual crise da Terra... (está superposto) − 2° parágrafo

    Subjaz está empregado no sentido de "Fazer a manuteção da crise", ajudá-la a manter-se viva. Trocando-o por "está superposto" tem-se como sentido que o paradigma está acima da crise, ocorrendo mudança de sentido.

      

     b) A biorregião se circunscreve numa área... (se limita a uma) − 3° parágrafo

    Ver explicação do Renato.

     

     c) ... uma outra vertente, mais amiga da natureza e com possibilidades de nos tirar da crise atual... (predisposta) − 3° parágrafo

    Há sutil mudança de sentido e erro gramatical. "Com possibilidades" tem como sentido que a outra vertente, mais amiga da natureza, pode vim a nos tirar da crise atual. Com a alteração para "predisposta" tem-se que a outra vertente está inclinada a nos tirar da crise. 

     

    O termo possibilidades pede a preposição "DE", ja o predisposta exige a prepocição "A".

     

     

     d)... a ética da suficiência, que implica o bem-estar para toda a comunidade. (comprometida à) − 8° parágrafo

    Há mudança de sentido e erro gramatical com a alteração. O termo implicar dá a ideia, nesse contexo, de consequência. O que difere de a etica da suficiência comprometer-se com o bem estar da comunidade. O bem estar é uma consequência da ética da suficiência.

     

    O correto, gramaticalmente, é COMPROMETIDA "COM O" .

     

     

     e) O biorregionalismo permite, assim, deixar para trás o objetivo... (suplantar do) − 8° parágrafo

    Há mudança de sentido, com a alteração passa a ideia de subtrair algo do objetivo, e não deixá-lo completamente para trás.

  • circunscrever -> limitar

  • Subjazer: 1-  Estar deitado ou colocado debaixo de.

                    2- Estar submetido, subordinado a..

     

    Ajuda a responder a alternativa A.

     

  • Quem está estudando para o TRE sabe o que é circunscrição.

  • Exatamente, João Neto. Quem está estudando para o TRE sabe bem o que é circunscrição!

  • Começar a deixar o dicionário como livro de cabeceira.... 

  • Para  quem  estuda direito  eleitoral matava esta  questão facil facil,  pois cirsunscrição é justamente a divisão de determinado estado ou  seja, limite de uma  area.

  • Gente, o que confundiu aí não foi o significado de "CIRCUNSCREVER" e sim a REGÊNCIA do verbo LIMITAR.

    A questão diz: "A Biorregião se "CIRCUNSCREVE NUMA" área (...), logo, trocando o verbo pelo significado do dicionário teremos:

    "A biorregião se "LIMITA (NUMA) EM UMA" área (...)

    No entanto, o verbo LIMITAR, com o significado de CIRCUNSCREVER, exige a preposição A e não a preposição EM; a troca correta seria, dessa forma: " A biorregião se "LIMITA A UMA" área (...); 

    A outra importante complicação na questão é o fato de vc ter que conhecer a regência do verbo SUPLANTAR, que é um verbo bastante incomum nas provas da FCC e deixa o canditado, que não lembra essa regência, com a "pulga atrás da orelha" na hora de escolher entre a letra B e a E!

    BONS ESTUDOS!

     

  • 08/02/19 Respondi certo.