-
Gabarito D: Segundo Chiavenato (1999), a tomada de decisão e o processo de tomar decisões é tarefa característica do gestor de determinada área. É possível perceber que estudar o processo de tomar decisões ajuda a compreender o trabalho gerencial e a desenvolver as habilidades de administrador. A função do administrador não é exclusivamente tomar decisões, mas também, tomar providências para que o processo de decisão se realize de maneira eficaz. O processo de escolher o caminho mais adequado à organização também é conhecido como tomada de decisão, em que uma decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades, sendo tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades.
As decisões nas organizações dividem-se em duas categorias principais: programadas e não programadas. As decisões programadas se realizam por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, concedidas em um ambiente de certeza. As decisões não programadas não têm regras para serem seguidas e não possuem processo específico a ser utilizado; podem ser conhecidas ou inéditas.
Desde 1940, o estudo do processo decisório tem evoluído, em virtude do crescente conhecimento dos problemas aplicados, do desenvolvimento de novas técnicas administrativas, informacionais e da absorção de novos procedimentos quantitativos advindos da Matemática e da Pesquisa Operacional.
A teoria das decisões nasceu de Herbert Simon, que a utilizou para explicar o comportamento humano nas organizações. Para ele, a teoria comportamental concebe a organização como um sistema de decisões.
A tomada de decisão é tarefa mais característica do administrador. Porém, os gestores não são os únicos a decidir, pois o trabalho do executivo consiste não apenas em tomar decisões próprias, mas também em providenciar para que toda a organização que dirige, ou parte dela, tome-as também de maneira efetiva (CHIAVENATO, 1999).
-
Cade a fundamentação?
-
pow, fala sério .... : /
-
Tomada de Decisão Baseada na Intuição
As principais características da tomada de decisão baseada na intuição são as seguintes:
a) a obtenção de dados e o processamento das informações ocorrem de maneira normal;
b) o julgamento está ausente; não há criação de significado, seja de forma consciente ou subconsciente;
c) a mente está vazia; pensamentos, crenças e programações pessoais estão ausentes; d) a mente está livre para mergulhar profundamente no inconsciente coletivo;
e) após um período de reflexão, emergem pensamentos que estão baseados num conhecimento profundo; e
f) os pensamentos refletem sabedoria, estão focados no bem comum, estão alinhados com nossos valores mais profundos e consideram as consequências de longo-prazo. Eles refletem aquilo que quer emergir.
A intuição nos permite criar um futuro baseado na emergência do ser (eu superior). Quando criamos as condições que permitem à nossa mente entrar em contato com espaço mental coletivo, nossa intuição nos comunica aquilo que quer, ou precisa emergir.
Referência:
James C. Collins e Jerry I. Porras,
Tentei buscar embasamento teórico.Espero ter ajudado.
-
Alguém saberia dizer porque a E está errada?
-
Eu marquei o item E, pois a questão me fez lembra dos modelos de decisão, que são:
1.Clássico ou racional - quando a decisão é feita de modo lógico considerando os interesse da organização.
2.Modelo administrativo
3.Modelo politico
Alguém que possa explicar pq o item D é correta ??
-
Acredito que a "E" está errada pq quando usamos a lógica, levamos em consideração um padrão pra chegar a conclusão, enquanto na intuição é um instinto, não tem um padrão específico para se chegar a conclusão.
-
Flexivel e criativo tudo bem...
Onde entra espontaneidade???
-
VAMOS PEDIR COMENTÁRIO DOS PROFESSORES!!!
-
DEVORADOR_de_BANCAS JP, tem sua resposta na pág 126 do livro de Maximiano.
https://www.passeidireto.com/arquivo/53197014/livro-maximiano-pdf-completo-introducao-a-administracao-antonio-cesar-amaru-6a-2016-atlas
-
Intuitivo = entendido, compreendido, claro, evidente, indiscutível, óbvio ...
Pela lógica do significado da palavra eu nunca acertaria essa questão.
-
•Analítico: lida com a ambiguidade e procuram mais informações e alternativas para solução dos problemas ou aproveitamento das oportunidades, mas geralmente cauteloso e adaptável.
• Conceitual: considera o quadro maior e não apenas alguns aspectos tomados de maneira isolada, analisando várias alternativas antes de decidir.
• Diretivo: possui preferência pelo modo de pensar racional, com foco nas regras e procedimento, tendo dificuldades de tolerar a ambiguidade.
• Comportamental: intuitivo, mas com baixa tolerância à ambiguidade, trabalha bem em grupos e geralmente estão abertos a sugestões
Fonte: Estratégia
-
GABARITO OFICIAL:LETRA D
-
Na dúvida, marque a resposta maior kkkkkkk