SóProvas


ID
1846138
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Indique a alternativa CORRETA.

Nos termos da Lei 8.213/1991 (que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências), são segurados obrigatórios da Previdência Social: 

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA C


    LETRA A – INCORRETA:

    Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: 

    I - como empregado: 

    b) aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas;


    LETRA B – INCORRETA:

    Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: 

    I - como empregado: 

    g) o servidor público ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundações Públicas Federais.


    LETRA C – CORRETA:

    Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: 

    I - como empregado: 

    j) o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que não vinculado a regime próprio de previdência social;


    LETRA D – INCORRETA

    Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: 

    I - como empregado: 

    e) o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislação vigente do país do domicílio;
  • Na alternativa (a) se ele exerce atividade permanente, não seria empregado?  

  • Rafael, seria..., mas tem que considerar a alternativa toda, não apenas uma parte, olha só a contradição para eliminar a letra "a":

    "...Como empregado, aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade permanente de substituição de pessoal regular e transitório ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas..."

    permanente ≠ temporário e transitório 

    Sem conhecer o artigo você elimina esta letra pela contradição.

  • Ok, o texto da alternatia "a" não está conforme o da lei... Mas então onde se enquadra esse trabalhador?

    Contribuinte individual? Trabalhador avulso?

  • letra a - empregado, mas atende necessidade transitória  de substituição de pessoal regular e permanente. 

  • GABARITO C



    Sobre a alternativa (a) esse segurado continuaria na qualidade de segurado empregado porém ele seria empregado da EMPRESA CONTRATANTE e não da EMPRESA DE TRABALHO TEMPORÁRIO CONTRATADA, já que sua relação de emprego é permanente. 
  • a) Como empregado, aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade permanente de substituição de pessoal regular e transitório ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas. Art. 11; I; b)... Necessidade transitória... - Lei 8213

    b) Como contribuinte individual, o servidor público ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundações Públicas Federais. É empregado Art. 11; I; g) - lei 8213.

    c) Como empregado, o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que não vinculado a regime próprio de previdência social. Art. 11; I; j) - lei 8213 CORRETA!!!

    d) Como contribuinte individual, o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislação vigente do país do domicílio. Se trabalha pra União em organismo oficial internacional do qual A RFB seja membro efetivo  é Empregado Art. 11; I; e) - Lei 8213. 

    FFF e fiquem todos com Deus!!!

  • Em relação a letra A, penso que mesmo a redação não sendo idêntica a do artigo, o caso é de segurado empregado.


  • gente a letra A tb esta certa, foi boninhada isso aí

  • Como empregado, aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade TEMPORÁRIA de substituição de pessoal regular e transitório ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas.

    -

    Como EMPREGADO o servidor público ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundações Públicas Federais.

    -

    (OK)Como empregado, o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que não vinculado a regime próprio de previdência social.


    Como EMPREGADO, o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislação vigente do país do domicílio.

  • essa prova foi aqui na minha cidade hehehe  para a prefeitura salário de 15 mil reais só para quem fosse aprovada kkk 

  • O Dicionário Aurélio diz que  temporariamente é sinonímo de transitoriamente:

    .

    Empregado:

     aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade transitória (temporáriade substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas;

    .

    PS: O examidor ficou com preguiça de abrir o Aurélio. 

    .

    Então questão com duas asserivas corretas, logo NULA, pois não há de dizer a mais correta neste caso por desleixe do elaborador. 

    .

    Vide o aurélio:

    .

     

    temporariamente
    (orà) [Do f. de temporário + -mente.]
    Advérbio.
    1.Por certo tempo; transitoriamente:
    Instalou-se temporariamente numa tenda.

     

     

  • O ERRO DA "A" É TIPICO DO CESPE ELABORAR ( mudar palavras ) : Como empregado, aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade permanente de substituição de pessoal regular e transitório ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas.

     

    Art. 9 I b) RPS:  aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, por prazo não superior a três meses, prorrogável, presta serviço para atender a necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviço de outras empresas, na forma da legislação própria;

     

     

    HÁ UMA SUTIL DIFERENÇA QUE CONVENHAMOS - É BEMMMM GRANDE.

    GABARITO "C"

  • a) Como empregado, aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a NECESSIDADE PERMANENTE de substituição de pessoal regular e transitório ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas.

     

    Decreto 3.142

    Art. 2

            II - aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a NECESSIDADE TRANSITÓRIA de substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas;

          

  • O Exercente de Mandado Eletivo Federal, Estadual ou Municipal, desde que não vinculado a regime próprio de previdencia

    Ele será Segurado Obrigatório - Empregado-  Letra C

  • Olá. Por gentileza alguém me esclareça uma dúvida. A letra C não estaria errada já que o exercente de mandato eletivo municipal que concomitantemente (trabalha de segunda a sexta e vai as sessões da camara só aos sabados, por exemplo) exerça atividade abrangida por regime próprio terá que contribuir com ambos os regimes, então o certo nesse caso não seria AINDA QUE filiado a regime próprio? Já que o fato de ser vinculado a regime prórpio não o excluiria do regime geral, nesse caso. 

  • QUEM É FILIADO AO REGIME PROPRIO, NO EXERCICIO DO MANDADO ELETIVO CONTINUA CONTRIBUINDO PARA O RPPS...

  • Gabarito - Letra "C"

    Art. 9º São segurados obrigatórios da previdência social as seguintes pessoas físicas:

    I - como empregado:

    [...]   

    p) o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que não vinculado a regime próprio de previdência social;      

     

    Alguns de nós eram Faca na Caveira!!!

  • A- Trabalhador temporário é aquele contratado para necessidade transitoria de exepcional servico publico, e nao necessidade permanente como afirma a letra.

    B- Servidor ocupante de cargo em comissao sera considerado empregado comum, caso nao seja vinculado a adm pub.

    C- Questao correta. Será considerado empregado comum o exercente de mandato eletivo nao vinculado a RPPS.

    D - Pessoa que presta servico para a Uniao em organismo internacional no exterior é empregado Comum!

     

    Espero ter ajudado galera! Foco foco foco!!! Faca na caveira como disse nosso colega!!rs

  • a) errado, inverteu conceitos

    Como empregado, aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade permanente de substituição de pessoal regular e transitório ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas.

    Como empregado, aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade transitório de substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas.

  • Invertido ou não o texto da lei na alternativa A, é certo que essa inversão não testa a capacidade de candidato nenhum. Nessa a COPESE foi miserável.

  • LETRA A- INCORRETA

    art.11, Lei 8.213/91, I, b 

    São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:

    I- Como empregado

    b) Aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender necessidade transitória de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas.

  • a) necessidade TRANSITÓRIA de pessoal regular e PERMANENTE

    b) Empregado

    d) Empregado

    Gabarito:

  • A) Como empregado, aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade permanente de substituição de pessoal regular e transitório ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas.


    Como empregado: aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a NECESSIDADE TRANSITÓRIA de substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas; ART 11, I, B. LEI 8213/91

        


    B) Como contribuinte individual, o servidor público ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundações Públicas Federais.


    COMO EMPREGADO, o servidor público ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundações Públicas Federais. ART 11, I, G LEI 8213/91


    C) Como empregado, o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que não vinculado a regime próprio de previdência social.


    GABARITO. ART 11, I, J, LEI 8213/91


    D) Como contribuinte individual, o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislação vigente do país do domicílio.


    COMO EMPREGADO, o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislação vigente do país do domicílio. ART 11, I, E LEI 8213/91

  • O fato do examinador haver trocado um termo da lei não tornou a alternativa incorrera vez quem o trabalhador do exemplo irá contribuir como empregado independente se é temporário ou permanente. Ele não se enquadra em nenhuma das demais hipóteses previstas na lei.