SóProvas


ID
1846618
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Santo André - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ADEUS, SALSICHAS 
Feijoada, cachorro quente, presunto, hambúrguer industrializado, salames de todo tipo, linguiça, defumada ou não, sanduíches consagrados - enfim, carnes processadas são alimentos que concorrem para desenvolver câncer no aparelho digestivo, especialmente estômago e intestinos. Até mesmo o churrasco comparece à lista, na medida em que é processado sob fumaça que produz alcatrão.
Quem faz a advertência, de maneira estudada e formal, não é uma ONG de vegetarianos ou uma congregação de obcecados pregadores de dietas alternativas. Esta também não é uma daquelas superstições populares amplamente divulgadas no passado - como a de que leite com manga faz mal.
É a Organização Mundial da Saúde que se manifesta agora nesses termos, com todo seu peso institucional. A conclusão foi divulgada oficialmente após estudo elaborado por 22 cientistas que avaliaram 800 trabalhos sobre a relação entre esses alimentos e onze tipos de câncer. 
Como, apesar das advertências de Bismarck, alemães e austríacos são devoradores contumazes de salsichas; como o americano típico não dispensa fartas porções de bacon e de ovos mexidos com presunto no seu café da manhã; como o espanhol não passa nem uma semana sem se regalar com seu prato de tapas, armado com embutidos de todo tipo. Como o brasileiro é grande entusiasta do churrasco e da feijoada; como no mundo inteiro aumenta o consumo de hambúrgueres e de carnes industrialmente processadas - então podemos estar diante de forte ataque à indústria de carnes e de proteína animal.
Se as autoridades sanitárias em todo o mundo se sentirem obrigadas a divulgar as mesmas advertências que passaram a fazer ao consumo de cigarros e de bebidas alcoólicas - na base de “o Ministério da Saúde adverte..." grandes negócios ficarão ameaçados. Imagine o impacto sobre McDonald's, Burger King e todas as indústrias brasileiras cujos produtos estão sendo hoje promovidos por artistas da Globo.
A partir dos anos 50, assim que começaram a ser divulgados os primeiros informes sobre os prejuízos à saúde provocados pelo tabaco, as grandes indústrias do setor foram ao contra-ataque. Contrataram especialistas para produzir pesquisas que refutassem as autoridades mundiais do setor e, com isso, conseguiram adiar a decadência. Poderá o mesmo acontecer agora com a indústria de carnes? O estrago nas comunicações pode ser forte, especialmente na área da publicidade, onde apelos ao consumo de alimentos suspeitos começarão a ser questionados.
O fato é que está em curso, ampla campanha contra coisas boas da vida, especialmente contra alimentos.

Compilado de artigo da autoria de Celso Ming, disponível em [http://economia.estadao.com.br/ noticias/geral,adeus-salsichas, 10000000775], publicado e consultado em 28/10/15. 

O trecho abaixo será utilizado na resolução da questão.

“Até mesmo o churrasco comparece à lista, na medida em que é processado sob fumaça que produz alcatrão"

Apresenta a mesma regência do verbo sublinhado no excerto, o presente em qual alternativa?


Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão está pedindo a regência dos verbos, e não dos nomes. Por isso não é a letra B a resposta. Pois o verbo da letra B é "divulgados" e não "prejuízos".

    Por isso alternativa correta letra E. O verbo "ir" exige a preposição "a" ou "para". Quem vai, vai a algum lugar.


  • "Até mesmo o churrasco comparece (verbo intransitivo) à lista..."

    "... as grandes indústrias do setor foram (verbo intransitivo) ao contra-ataque".

    Gab. D

  • O ENUNCIADO TRATA DA REGÊNCIA VERBAL (COMPARECER), LOGO A ALTERNATIVA CORRETA É AQUELA QUE POSSUI REGÊNCIA TAMBÉM VERBAL (LETRA D): IR.

    O COMENTÁRIO DO ESDRAS ESTÁ ERRADO. OS VERBOS MENCIONADOS POR ELE SÃO VTI, NÃO TEM NADA DE VERBO INTRANSITIVO AQUI. CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS!!!!

    GABARITO: LETRA d

  • quem vai vai a algum lugar. Quem vai, vai à praia. Quem vai, vai ao cinema

    o uso comum da palavra nos leva a erros como pronunciar: eu vou na praia. Quem vai, não vai em algum lugar. mas sim a algum lugar.

    se voltar no texto a gente pode perceber que: quem provoca, provoca alguma coisa (prejuízo) a alguém (à saúde). (provocar verbo bitransitivo).

    e a questão pede um verbo transitivo indireto com regência da preposição a.

    portanto letra E correta

  • o verbo "Ir" é Intransitivo nos sentidos de ser transportado, transitar de algum lugar para outro, ter decorrido um espaço de tempo, 

    Eu vou de avião. Os documentos que vão em anexo devem ser analisados com atenção. Foram dez anos em vão.

    O verbo "Ir" será Transitivo Indireto no sentidos de deslocar-se de um lugar a outro:

    Ele vai a São Paulo duas vezes por mês. (não há intenção de permanecer) Meu dentista foi para o Rio de Janeiro. (há intenção de permanecer)
    http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=6791

  • IR - Para a maioria dos gramáticos, este verbo é intransitivo (não exige complemento) vem acompanhado de adjunto adverbial de lugar, normalmente. Para outros, como o gramático Celso P. Luft, tal verbo é transitivo indireto (exige complemento com preposição a ou para).

    Vou ao sítio do meu pai esta semana.

    Vou para a Holanda defenitivamente.

  •  a)“Quem faz a advertência, de maneira estudada e formal" Verbo fazer é VTDI.

     b)"... divulgados os primeiros informes sobre os prejuízos à saúde". O verbo informar é VTDI (bitransitivo) e nessa oração está com dois OI, pois sobre é preposição e "à" (a+a). O TDI tem que ter um OD e um OI e não um dos dois ao mesmo tempo.

     c)“... pesquisas que refutassem as autoridades mundiais do setor". O verbo refutar é VTDI, refutar algo de alguém.

     d)"... as grandes indústrias do setor foram ao contra-ataque". O verbo IR é VTI ligando o OI pela preposição "a". Correto!

    A questão estava pedindo qual era a alterativa que possui VTD com preposição A

  • Indiquem para comentário do professor.

     

    Eu acertei pelo motivo de achar que o verbo COMPARECER é, no caso ali afirmado, Verbo de ligação (Indica mudança de estado: o churrasco não estava na lista, porém passou a estar). Não é propriamente verbo de ligação (SECAPPFT), mas ele atua como verbo de ligação. E a única alternativa que tem outro verbo funcionando como de ligação é a alternativa D.

     

     

  • CCV IR

    Chegar

    Comparecer

    Voltar

    Ir

    Retornar

     

    São verbo intransitivos que exigem a preposição a

  • A) “Quem faz a advertência, de maneira estudada e formal". Quem faz, faz algo. VTD

    B)"... divulgados os primeiros informes sobre os prejuízos à saúde". Quem divulga, divulga algo. VTD

    C)“... pesquisas que refutassem as autoridades mundiais do setor". Quem refuta, refuta algo. VTD

    D)"... as grandes indústrias do setor foram ao contra-ataque". Quem vai, vai a algum lugar. VTI

    Não vejo letra e), como alguns falam.