SóProvas


ID
1848766
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Epaminondas é gerente executivo de uma empresa pública submetida ao regime de licitações. Por necessidade de serviço, ele deseja adquirir para a empresa um imóvel onde será implantado projeto essencial para o desenvolvimento futuro da mesma. Após pesquisas de campo, verifica que existe apenas um imóvel, localizado em bairro central, que atende a todas as necessidades do projeto. Após regular avaliação, chega-se ao justo preço de mercado.

Nesse caso, consoante a lei geral de licitações e contratos, trata-se de situação de

Alternativas
Comentários
  • Art. 24 É dispensável a licitação:

     

    X - para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia;(Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

     

    Gabarito: C

  • Por mais que exista o inciso X do artigo 24, a passagem do enunciado: "...existe apenas um imóvel, localizado em bairro central, que atende a todas as necessidades do projeto." me induziu ao erro. Pautado nessa colocação eu terminei deduzindo que se configuraria em uma situação onde a competição seria inviável, portanto licitação inexigível. Essa minha interpretação estaria realmente equivocada? A questão não seria passível de anulação?