SóProvas


ID
1851238
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Santo André - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Adidas corre para corrigir erro gramatical em camisa comemorativa do Palmeiras

                                                     Martin Fernandez

A Adidas, fornecedora de material esportivo do Palmeiras, corre contra o tempo para confeccionar novas camisas para os jogadores do time, que nesta quarta-feira inaugura o seu novo estádio em partida contra o Sport, às 22h, pelo Campeonato Brasileiro. A empresa produziu uma peça especial para a festa desta noite, mas o uniforme divulgado tinha um erro de português.

Ao redor do distintivo, a frase “o bom filho à casa torna" foi escrita equivocadamente com o acento grave, que representa crase, na preposição “a" - a crase é a junção de duas vogais, utilizada, por exemplo, quando se funde o artigo feminino “a" com a preposição “a".

- Não deveria ter (crase na frase da camisa). Quando se refere a sua própria casa, não existe o artigo. Você sai de casa, passa em casa. O curioso é que se fosse qualquer outra casa, a do vizinho, a da sogra, a do São Paulo, aí haveria o artigo - explica o professor Sérgio Nogueira.

A Adidas está rastreando a fonte do erro. Algumas camisas foram produzidas com a falha, mas, segundo a empresa, nenhuma chegou às lojas Ainda não se sabe o que será feito com essas peças.

(Martin Fernandez, em 19 de novembro de 2014. Texto retirado do Blog Bastidores FC: http://globoesporte.globo.com/ blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/adidas-corre-para-corrigir-erro-gramatical-em-camisa-comemorativa-do-palmeiras.html) 

Observe a seguinte frase escrita pelo autor da notícia: “Algumas camisas foram produzidas com a falha, mas, segundo a empresa, nenhuma chegou às lojas". O que justifica o fato de, nesse caso, o uso da crase ser obrigatório, segundo a norma-padrão da língua portuguesa? 

Alternativas
Comentários
  • Questão errada. Trata-se de verbo intransitivo regido pela preposição "a", quando houver adjunto adverbial.

     

  • CHEGAR É INTRANSITVO........................

     

  • Verbo chegar é intransitivo, e não transitivo indireto como afirma a resposta.

  • Chegar é INTRANSITIVO!!

  • Quem chega, chega a algum lugar...

    Por isso rege preposição a e por esse motivo fica configurado a crase.

  • Existe uma polêmica entre os gramáticos sobre a transitividade do verbo chegar. Aguns dizem ser intransitivo, por isso o que o acompanha, em algumas situações, seria um adjunto adverbial, outros dizem ser transitivo indireto, tendo como complemento um objeto indireto. Para ilustrar: Lucas chegou à sua casa; há aqueles que classificam à sua casa como adjunto adverbial; porém, existem gramáticos que veem a expressão como objeto indireto. Como são duas visões que podem e já foram cobradas em provas, costumo marcar a menos errada dentre as alternativas. Sendo mais comum vermos chegar  como transitivo indireto.

  • O verbo chegar é um verbo que assume muitos significados, de acordo com o contexto em que é utilizado.

    De acordo com as regras gramaticais, quando o verbo expressa uma ideia completa, define-se como verbo intransitivo.

    O verbo chegar pode ser considerado intransitivo em contextos específicos, por exemplo, com o significado de «atingir o lugar de destino»: «O professor já chegou»; «Ontem a mãe chegou tarde», etc.

    Numa frase do tipo: «Chegou as mãos à lareira, para se aquecer», o verbo significa «aproximar» e pode-se aceitar como transitivo direto.

    Contudo, no contexto em que é apresentado pela consulente, o verbo é seguido da preposição a, assumindo um significado próximo de «conseguir, atingir

    no caso da questão o verbo é seguido da preposição A e por isso é VTI 

    O verbo “chegar" é transitivo indireto e rege uma preposição “a", que introduz o seu complemento verbal “as lojas".

    Nesta circunstância, o verbo chegar, com regência, é considerado transitivo indireto.

  • fácil.

  • Transitivo indireto? Aham...

  • chegar é intransitivo e 'as lojas' adjunto adverbial de lugar.

  • Quem chega, chega a algum lugar. às lojas

    Eu aprendi verbo chegar e ir como transitivo indireto.