SóProvas


ID
185149
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Ao longo dos últimos anos, o conceito e a importância da função logística evoluíram continuamente, fazendo com que, hoje, ela seja considerada uma função vital para a competitividade das empresas. Para garantir eficiência e eficácia, as empresas passaram a se preocupar não só com as relações binárias com fornecedores e clientes, mas também com os principais atores de sua Cadeia de Suprimentos. Com relação às melhores práticas de gestão da Cadeia de Suprimentos, analise as afirmativas a seguir.

I - O efeito chicote é resultado da colaboração acentuada entre empresas da mesma Cadeia de Suprimentos.
II - Através da colaboração, as empresas compartilham informações estratégicas, com o objetivo de maximizar a lucratividade global da Cadeia de Suprimentos.
III - O posicionamento de uma empresa em um cluster ou arranjo produtivo local acelera o processo de integração logística.
IV - Para reduzir o custo total logístico, as empresas devem buscar minimizar, isoladamente, o custo de cada função logística.

Estão corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - O efeito chicote (EC) é um importante fenômeno presente nas cadeias de suprimentos onde a variabilidade da demanda aumenta na medida em que se avança nos níveis da cadeia, desde o varejista até o fabricante, produzindo impactos negativos sobre a regularidade e a estabilidade dos pedidos recebidos em todos os seus níveis.II - Para atingir um grau elevado de cooperação, é necessário que os participantes da cadeia de suprimentos compartilhem informações estratégicas. Igualmente ou mais importante é a disposição para compartilhar informação referente a planos futuros.III - Para Michael Porter (1998a), clusters são concentrações geográficas de companhias e instituições num setor específico:Os clusters englobam uma gama de empresas e outras entidades importantes para a competição, incluindo, por exemplo, fornecedores de matéria-prima, componentes, maquinários, serviços e instituições voltadas para o setor. Podem se estender verticalmente e horizontalmente na cadeia produtiva.IV- Na tentativa de reduzir os custos de sua operação logística algumas empresas buscam diminuir os custos de cada componente. No entanto, essa prática não garante o menor custo total, pois a atuação isolada em uma atividade pode resultar no aumento de outros, prejudicando até mesmo o nível de serviço.Letra C
  • ITEM IV - Para reduzir o custo total logístico, as empresas devem buscar minimizar, isoladamente, o custo de cada função logística. ERRADO

    Segundo o professor Vinícius  Oliveira, a logística, no conceito moderno da palavra, deve ser enxergada  como algo INTEGRADO. Ações isoladas vão de encontro (contra) essa acepção.
  • Efeito chicote ou forrester: Ocorre quando pequenas oscilações na demanda final gera grandes oscilações nas demandas dos primeiros estágios. A integração das cadeias de suprimentos elimina ou reduz distorções .

  • GABARITO: C

     

    Acabei de responder uma questão sobre o assunto da I.

    "O fluxo de informações é o sustentáculo do processo de abastecimento da cadeia de suprimentos e, caso essa comunicação não flua de forma eficiente, é possível que ocorra excesso de estoque ao longo dessa cadeia - o chamado efeito Forrester."

     

    CESPE, Q70496.

     

    BONS ESTUDOS.

  • "O efeito chicote acontece quando existe uma disparidade entre as reais demandas dos consumidores e o que foi previsto. Empresas dependem de informações corretas sobre as necessidades dos clientes a fim de preparar seus estoques e alimentar sua produção para, assim, poder atender a todos.�

    Entretanto, quando a informação é distorcida ou simplesmente quando a previsão de demanda não se concretiza, uma sucessão de eventos pode atrapalhar o fluxo da cadeia de suprimentos: excesso ou falta de produtos no estoque, prejuízos, confusão no sistema de logística, falha ao cumprir o cronograma de produção, entre outros aspectos.

    Imagine que uma pessoa vai ao supermercado comprar uma caixa de pasta de dentes. Chegando lá, se depara com uma grande promoção e acaba levando 10 caixas de pastas de dentes em vez de uma só. Provavelmente, ela não voltará a comprar esse produto tão cedo, pois adquiriu mais do que realmente precisava e estava apenas aproveitando uma oportunidade.

    Contudo, para a empresa, esse dado pode ser interpretado como um aumento repentino na demanda do cliente. Isso pode fazer com que os gestores decidam comprar mais insumos para produzir mais pastas de dentes. Consequentemente, podem acabar tendo um encalhe no estoque, pois planejaram suas compras baseados em uma falsa impressão.

    O contrário também pode acontecer: se não conseguir fazer uma previsão correta da demanda, uma empresa pode sofrer com falta de insumos para a produção e, assim, não conseguir suprir seus pedidos."  fonte: http://www.patrus.com.br/blogpatrus/?p=286

    • I - O efeito chicote (EC) = Variabilidade da demanda aumenta na medida em que se avança os níveis da cadeia (varejista até o fabricante) = impactos negativos sobre a regularidade e a estabilidade dos pedidos recebido
    • II - Para atingir um grau elevado de cooperação, é necessário que os participantes da cadeia de suprimentos compartilhem informações estratégicas.
    • III - Clusters são concentrações geográficas de companhias num setor específico: Englobam uma gama de empresas importantes para a competição, incluindo, fornecedores de matéria-prima, componentes, maquinários, serviços. Podem se estender verticalmente e horizontalmente na cadeia produtiva.
    • IV- Empresas buscam diminuir os custos de cada componente. Isso não garante menor C.T custo total, pois a atuação isolada em uma atividade pode resultar no aumento de outros, prejudicando até mesmo o nível de serviço.