Fonte para acesso : http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/103.pdf
1. A iniciação marca o início do processo, quando um projeto ou problema é introduzido pela primeira vez.
2. O segundo estágio, a seleção, é o momento para o estudante identificar um tópico geral de pesquisa.
3. O terceiro estágio, exploração, é o mais difícil de todo o processo. Após a escolha de um tema geral, o estudante espera ser capaz de ir diretamente para a fase de coleta da informação e finalizar a tarefa. Entretanto, o estágio de exploração, como o próprio nome indica, requer que o estudante explore a informação, com o objetivo de estabelecer um foco para sua pesquisa.
4. O quarto estágio, formulação, é conceitualmente o mais importante. Durante este estágio a tarefa central do processo de aprendizagem é levar o estudante a formar uma perspectiva focalizada, a partir da informação que leu e sobre a qual refletiu, e que direcionará o restante de seu processo de busca.
5. No quinto estágio, coleta, a tarefa do estudante é reunir informação que defina e apoie o foco estabelecido no estágio anterior.
6. No sexto estágio, apresentação, a tarefa do estudante é completar o projeto, descrevendo a perspectiva focalizada e preparando-se para apresentar para os colegas o conhecimento obtido.
7. No sétimo estágio, avaliação, o estudante revê todo o processo, examinando o progresso obtido, bem como o que aprendeu.