SóProvas


ID
185182
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor de petróleo desenvolveu uma pesquisa de avaliação cultural para administrar e medir se a cultura organizacional contribuiu efetivamente para os resultados alcançados. A pesquisa forneceu evidências concretas de que a administração, com base em flexibilidade, aprendizagem e inovação, favoreceu o resultado financeiro do período.

O caso se refere a uma cultura de

Alternativas
Comentários
  • http://www.cnj.jus.br/estrategia/index.php/construindo-uma-cultura-dirigida-ao-desempenho/

     

    O último nível de maturidade é o da cultura de desempenho estabelecida. Nele a cultura de desempenho permeia todo o tecido cultural da organização: processos são orientados em torno de transparência e controle; a recompensa individual depende do compartilhamento, cooperação e suporte à missão institucional; a organização pensa, planeja, analisa e executa a estratégia como um único organismo.

  • CULTURA ORGANIZACIONAL DE ALTO DESEMPENHO 

    O  estabelecimento  de  uma  cultura  organizacional  de  alto  desempenho requer um elevado nível de competência das pessoas que atuam na organização. O nível de  competência é a  combinação do potencial das pessoas e dos seus desempenhos,  conforme  acentua  Alves  (1997). 
    Entende-se  potencial  como sendo, em cada pessoa, o conjunto de habilidades, conhecimentos e experiências que pode ser aproveitado e desenvolvido. O desempenho, por sua vez, são as ações praticadas pelo profissional, num determinado período de tempo, no intuito de  atingir  ou superar  resultados  fixados  ou  esperados  pela  organização.  A combinação  do  potencial  de  todos  os  indivíduos,  na  empresa,  e  de  seus desempenhos, expressa o nível de competência da própria organização.

    http://www.slideshare.net/ALevy/cultura-organizacional

  • "Essa questão  foi bem difícil de encontrar em livros, pois todo autor inventa uma tipologia diferente e se você tiver uma empresa você pode inventar um tipo para você. Fácil assim. O Chiavenato trabalha com culturas adaptativas e não-adaptativas, ou seja, não responderia a pergunta. A Alketa Peci e o Maximiano nem falam em tipos de culturas, simplesmente falam da cultura e seus símbolos e elementos.

    Então temos que apelar para a eliminação e para os conhecimentos adquiridos mesmo sem saber, pelo menos por enquanto, de onde o autor tirou essa tipologia:

    A questão primeiro fala em inovação, flexibilidade e aprendizagem, tudo que sabemos que uma empresa competitiva e moderna tem que ter. Já podemos descartar a estabilidade, pois o ambiente não é tão estável assim. A questão não foca em pessoas, não fala nada de comportamento, grupos ou incentivo a nada assim, portanto podemos também eliminar as que falam de pessoas na essência, como o envolvimento. A questão fala claramente do favorecimento financeiro, ou seja, de resultados. O que nos deixa entre a A e a E.

    Realização pode ser pessoal ou da empresa. Mas quando se falar em realização se fala de metas, de objetivos claros. A cultura de alto-desempenho é a que proporciona o Kaizen, o melhorar sempre, cada dia melhora uma coisa e é disso que a questão fala.

    RESPOSTA LETRA A

    Se alguém achar o livro de onde tiraram essa questão por favor me diga, eu faço ela toda de novo aqui. Vou ainda em uma livraria pesquisar mais, mas o que tenho em casa não foram suficientes. Não tinha nada sobre isso."

    Fonte: http://admcomentada.com.br/petrobio2010/47-cesgranrio-petrobras-biocombustiveis-administrador2010-2/

  • Se uma empresa faz pesquisas para saber o que alcançou com os resultados, então a lógica é que a cultura se refere à realização ou desempenho. A resposta fica subentendida, deixa dúvida entre a letra A e a letra E. Tem que adivinhar o que o examinador quer.

  • Melhoria contínua para criar uma cultura de alto desempenho.

     

    Para criar uma cultura de alto desempenho você precisa ter uma estratégia. Criar visão, missão, valores e objetivos definidos em toda a organização e fornecer feedback constantemente sobre como estão os processos, analisando que melhorou e o que ainda precisa ser melhorado. Em seguida, desenvolver comportamentos vencedores da organização e habilidades críticas, recompensando aqueles que fizeram melhorias.

    fonte:www.audtax.com.br/single-post/2016/04/15/Melhoria-Contínua-Tudo-que-você-precisa-saber