-
O BSC é uma ferramenta que FICA PRO CRESCIMENTO
FInanceira
Cliente
Aprendizado
PROcessos internos
CRESCIMENTO
Agora é só lembrar dessa frase q não confundirá os fatores
-
RESPOSTA: (D)
Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. Assim, esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis. As medidas representam o equilíbrio entre os diversos indicadores externos (voltados para acionistas e clientes), e as medidas internas dos processos críticos de negócios (como a inovação, o aprendizado e o crescimento).
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/3949/o-que-e-balanced-scorecard#ixzz48SC53MKw
-
LETRA D
Tanta coisa pra lembrar que eu tive que fazer um macete para decorar o balanced scorecard
Falou em BSC , Processe a FCC!
Processe -> Processo interno
Financeira
Clientes
Conhecimento e aprendizado
-
Cassiano, o rei dos macetes. Kkkkkk sempre quando vejo o comentário dele tem um macete diferente . Sucessoo
-
Lembrando que esses macrodesafios são variáveis, quer dizer que se cair numa questão outras análises que empresa X utiliza como índice de desempenho, também estará correta, pois os instrumentos do BSC é que devem se ajustar ao planejamento da organização.
-
PFCC: PROCESSOS INTERNOS - FINANCEIRA - CLIENTES - APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO
-
Complementado..
Balanced Scorecard (BSC): Metodologia de medição e gestão de desempenho. Trata-se , igualmente, de uma ferramenta estratégica e não operacional, sob 4 perspectivas:
- Financeira
-Clientes
-Processos internos
-Aprendizado e crescimento.
-
ACERTEI UMA! ALELUIA IRMÃO!
-
O BSC vai além de medidas de curto prazo, revelando os vetores para um desempenho financeiro competitivo e de longo prazo. Sua estrutura é formada por quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e perspectiva de aprendizado e crescimento. A ideia principal do Balanced Scorecard é fornecer uma visão de desempenho integrada, englobando seus quatro indicadores:
> Perspectiva Financeira: Nesta perspectiva as medidas financeiras (receita e produtividade) são valiosas e ajudam a demonstrar as consequências econômicas de ações já realizadas. Com a elaboração do balanced scorecard os objetivos financeiros devem estar vinculados à estratégia da empresa, mostrando se sua implementação e execução estão contribuindo para a melhoria do resultado. É importante lembrar que os objetivos financeiros podem divergir dependendo de cada fase do ciclo de vida da empresa. Com isso em vista, Kaplan e Norton definiram os ciclos em apenas três fases: crescimento, sustentação e colheita. Esta perspectiva também pode ser chamada de "perspectiva do acionista", em virtude de serem os principais interessados na empresa, procurando a melhor rentabilidade para o capital investido.
> Perspectiva dos Clientes: Essa perspectiva pressupõe definições sobre o mercado e segmento nos quais a organização deseja competir. Sua proposta é monitorar a maneira pela qual a empresa entrega o real valor ao cliente, definindo indicadores de satisfação e resultados relacionados ao mesmo. O enquadramento dos desejos dos clientes tendem a ser feitos em quatro categorias: prazo, qualidade, desempenho e serviços, e custo.
> Perspectiva dos Processos Internos: Nesta perspectiva as organizações identificam os processos críticos para a realização dos objetivos das duas perspectivas anteriores. Os processos devem criar condições para que a organização forneça propostas de valor ao cliente e que seja capaz de atraí-lo e retê-lo nos seus segmentos de atuação, e ao mesmo tempo, criar valor para os acionistas. Essa perspectiva do balanced scorecard cria uma visão de processo através de uma análise sequencial, o que permite aos gestores identificar novos caminhos para melhorar a performance da empresa diante dos clientes e acionistas.
> Perspectiva de Aprendizado e Crescimento: Essa perspectiva está relacionada com o desenvolvimento de objetivos e medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional. É o ponto no qual a empresa deve identificar qual estrutura deverá ser adotada, para poder crescer e se desenvolver no longo prazo. A capacitação da organização se dará por meio do investimento em novos equipamentos, em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, em sistemas e nos recursos humanos.
-
O BSC procura integrar as ações estratégicas, operacionais e organizacionais, de modo a buscar o alinhamento entre os objetivos e ações da organização. Lembramos, ainda, que o BSC permite medir o desempenho da organização, desde que esteja focado em quatro perspectivas: perspectivas das finanças, dos clientes, dos processos internos e do crescimento.
-
LETRA D CORRETA
O BSC, ou Balanced Scorecard, é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, baseada em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento.
-
Para resolução da questão em análise, faz-se necessário
o conhecimento do Balanced Scorecard
– BSC.
Diante disso, vamos a uma breve conceituação:
Balanced Scorecard – BSC (traduzido como
Indicadores Balanceados de Desempenho) é uma metodologia de gestão
estratégica desenvolvida, em 1992, por dois professores da Harvard Business School (HBS): Robert
Kaplan e David Norton. Essa metodologia está voltada para o futuro da
empresa, uma vez que alinha missão, visão e estratégia em um conjunto
equilibrado de indicadores (financeiros e não financeiros).
O BSC prioriza o equilíbrio organizacional com um
mecanismo de implementação da estratégia. Para isso, ele prioriza quatro perspectivas: financeira; clientes; processo interno;
aprendizado.
A primeira perspectiva,
Financeira, aborda-se questões relacionadas à saúde financeira
da empresa, como: lucratividade, fluxo de caixa e retorno sobre investimentos.
A segunda perspectiva, Clientes, aborda
aspectos do mercado, ou seja, como o cliente vê a organização. Nessa análise
dos clientes, verifica-se se os produtos e serviços estão de acordo com a
missão da organização ou se atendem às necessidades dos clientes.
A terceira perspectiva, Processos
Internos, refere-se ao negócio em si. Essa perspectiva analisa
todos os processos de gestão que criam valor para os clientes, que podem
aumentar a produtividade e que trazem melhores resultados para a empresa. São
indicadores dessa perspectiva: qualidade, produtividade, inovação, logística
etc.
A Perspectiva de Aprendizado/
Crescimento refere-se à capacidade de a empresa melhorar
continuamente. Essa perspectiva abarca principalmente os ativos intangíveis da
organização, como: pessoas, informações, conhecimento, clima e motivação.
Ademais, o BSC realmente cria uma relação de causa
e efeito entre as perspectivas. Isso acontece por meio dos mapas estratégicos,
que tem como objetivo melhorar a visualização da estratégia e as relações de
causa e efeito entre as perspectivas. Este mapa cria um marco comum e
inteligível para todos os órgãos sobre a estratégia da organização e as
relações de causa e efeito das perspectivas.
Ante o exposto, as quatro perspectivas básicas que
a ferramenta do planejamento estratégico balanced scorecard (BSC) se baseia são: finanças, cliente, processos internos e
aprendizagem. Deste modo, a alternativa D é a exceção.
Gabarito do Professor: Letra D.