-
Letra B.
Eu deduzi a resposta por essa passagem do texto: "Ou seja, sedução também pode ser estupro. Isso não é apenas uma novidade, é uma revolução. O homem que se criou convencido de que a mulher resiste apenas para não parecer “fácil" não está preparado para aceitar que a insistência, a promessa e a chantagem sentimental ou profissional são etapas numa escalada em que o uso da força, se tudo o mais falhar, está implícito. E que muitas vezes ele está estuprando quem pensava estar convencionalmente conquistando."
#studyhard
-
De acordo com o texto, a mulher não “dá” porque ela se dispõe, por vontade própria, a atender aos desejos do homem. Ela “dá” porque o homem age de maneira intimidadora contra ela, pensando ele estar agindo de forma amorosa.
-
O homem que se criou convencido de que a mulher resiste apenas para não parecer “fácil" não está preparado para aceitar que a insistência, a promessa e a chantagem sentimental ou profissional são etapas numa escalada em que o uso da força, se tudo o mais falhar, está implícito. E que muitas vezes ele está estuprando quem pensava estar convencionalmente conquistando.
-
Discordo totalmente do gabarito. A palavra "amor" sequer é citada no texto. Tivessem substituído "amor" por "afeto", "carinho" ou equivalentes nas assertivas, até passava, mas tratar tudo isso como "amor" não está certo.
-
E que muitas vezes ele está estuprando quem pensava estar convencionalmente conquistando.
-
Para resolver questões desse tipo, é preciso ler primeiro as alternativas e depois o texto. A partir disso, você fará uma leitura condicionada à resposta que a banca quer.
-
Estou começando a ficar puto com a FCC. Nada a ver a alternativa. NADA MESMO! Na hora que falou AMOR eu descartei. Beleza cara, o homem que você considera estuprador ama, "tá serto"! Qualquer pessoa com mais de dois neurônios, com a mínima vontade de pensar "outside the box" está condenado à reprovação. Sinal dos tempos.
-
Acertei a questão quando li no final do 2º parágrafo: "E que muitas vezes ele está estuprando quem pensava estar convencionalmente conquistando."
Esta frase mostra a posição do autor. Para ele o homem não vê a diferença (não discrimina) entre estupro e conquista (amor).
-
"date rape, que não é o ataque sexual de um estranho ou sexo à força, mas o programa entre namorados ou conhecidos que acaba em sexo com o consentimento relutante da mulher. Ou seja, sedução também pode ser estupro. Isso não é apenas uma novidade, é uma revolução. O homem que se criou convencido de que a mulher resiste apenas para não parecer “fácil" não está preparado para aceitar que a insistência, a promessa e a chantagem sentimental ou profissional são etapas numa escalada em que o uso da força, se tudo o mais falhar, está implícito. E que muitas vezes ele está estuprando quem pensava estar convencionalmente conquistando."
A banca considerou "sedução" e "conquista convencional" = amor
Achei uma extrapolação bem grande, bem fora do contexto que o autor constrói e por isso descartei, mas enfim, sou novato nessa banca, conhecer a banca é tão ou mais importante que conhecer o conteúdo.
-
A) Se é consentimento relutante da mulher como afirma o texto, não pode ser natural subserviência como a letra a sugere.
-
Pessoal,
Socorram-me. A letra "B" fala em falta de discriminação, não é isso? Há uma distinção enorme entre discriminação e préconceito, mas nem vou entrar muito nesse mérito, o primeiro eu conheço bem do que estou falando e o segundo emito opnião sem conhecer. Mas o que surge é o seguinte: Luis Fernando Veríssimo fala no texto que:
"O homem que se criou convencido de que a mulher resiste apenas para não parecer “fácil" não está preparado para aceitar que a insistência, a promessa e a chantagem sentimental ou profissional são etapas numa escalada em que o uso da força"
E conclui:
"E que muitas vezes ele está estuprando quem pensava estar convencionalmente conquistando"
Pois bem, como vou discriminar, como homem, alguma coisa que desconheço ser errado?
Se a assertiva estivesse:
b) a falta da "COMPREENSÃO" masculina entre o que seja uma demonstração de amor e uma iniciativa intimidadora. COLOCARIA CORRETO
Agradeço se ajudarem
-
Jorge Montenegro, discriminar significa discernir, aperceber-se das diferenças. Perceba que esses significados são próximos a "compreender", palavra usada por você. Discriminar não significa apenas excluir ou tratar de forma injusta ou desigual.
Saudações!
-
AMOOOR???? nunca FCC
Extrapolou bonito,
-
Percebam que só homens reclamaram desse gabarito.
Beijos, tchau.
-
é por isso que faço pt por ultimo, se pego um texto desse na prova meu asco impediria de continuar..
-
o texto gira todo em torno da B é uma paráfrase da ideia central. o fato do homem não saber discriminar o que é uma coisa e outra.