-
Comentário
I - a questão do aparente exagero refere-se a luta da mulher da mulher americana contra um quadro de pressupostos e tabus tão machistas. Não faz referência à gracinha ou certos gestos como afirma a questão .
-
Resposta certa: E
I - está ERRADA, porque gracinhas e certos gestos são considerados assédio nos EUA e exagero nos países latinos. Ou seja, não acontece nos dois locais, como sugere a questão.
II - CORRETA;
III - ERRADA, o autor não está convicto que a luta das mulheres é ineficaz, mas sim que de elas possuem apenas o "não desacreditado" como arma para se defender em tais situações.
-
Localização do erro no Item:
I. No 1º parágrafo, a expressão aparente exagero refere-se ao fato, tanto nos Estados Unidos como nos países latinos, de uma gracinha ou certos gestos masculinos serem tomados como assédio sexual a uma mulher.
No meu entendimento acho que o erro está na referência aos países latinos, não se faz menção a isso no primeiro parágrafo. O "exagero"(que é processar os assediadores) só acontece, por enquanto, nos EUA.
Para reforço:
"só nos parece exagerada porque ainda não chegou aqui com a mesma força."
Lá não é exagero, é o tratamento, agora, depois das lutas, é o usual. Nós, latinos, vemos como exagero.
-
No final do texto, o autor afirma " Estão certas." Conforme o item III:
III. No 3º parágrafo, a frase elas só contam com um “não" desacreditado evidencia a convicção que tem o autor da ineficácia da luta das mulheres contra a moral dominante e as estruturas corporativas da sociedade atual.
Não entendi o motivo deste item não ser verdadeiro.
-
III. No 3º parágrafo, a frase elas só contam com um “não" desacreditado evidencia a convicção que tem o autor da ineficácia da luta das mulheres contra a moral dominante e as estruturas corporativas da sociedade atual.
A enfâse do autor não seria na ineficácia mas sim na desproporção: " é que o homem pode recorrer a tudo na sociedade... e que elas só contam com um "
-
Gabarito: E.
Fundamento:
I. No 1º parágrafo, a expressão aparente exagero refere-se ao fato, tanto nos Estados Unidos como nos países latinos, de uma gracinha ou certos gestos masculinos serem tomados como assédio sexual a uma mulher. incorreto: o aparente exagero é porque nos países latinos a luta contra pressupostos e tabus machistas não chegou com tanto força como ocorre nos EUA - "Notícias de homens processados nos Estados Unidos por assédio sexual quando só o que fizeram foi uma gracinha ou um gesto são vistas aqui como muito escândalo por pouca coisa e mais uma prova da hipocrisia americana em matéria de sexo. A hipocrisia existe, mas o aparente exagero tem a ver com a luta da mulher americana para mudar um quadro de pressupostos e tabus tão machistas lá quanto em qualquer país latino, e que só nos parece exagerada porque ainda não chegou aqui com a mesma força."
II. No 2º parágrafo, a frase sedução também pode ser estupro contempla a possibilidade de que, no processo da conquista amorosa, o homem ignore a relutância com que a mulher se submete à sua iniciativa. correto: "A definição de estupro é a grande questão atual. Discute-se, por exemplo, o que chamam de date rape, que não é o ataque sexual de um estranho ou sexo à força, mas o programa entre namorados ou conhecidos que acaba em sexo com o consentimento relutante da mulher. Ou seja, sedução também pode ser estupro."
III. No 3º parágrafo, a frase elas só contam com um “não" desacreditado evidencia a convicção que tem o autor da ineficácia da luta das mulheres contra a moral dominante e as estruturas corporativas da sociedade atual. incorreto: o não desacreditado é porque o homem tem a ideia de que a negativa da mulher é apenas para não parecer fácil (seria um não querendo dizer sim) - "O homem que se criou convencido de que a mulher resiste apenas para não parecer “fácil" não está preparado para aceitar que a insistência, a promessa e a chantagem sentimental ou profissional são etapas numa escalada em que o uso da força, se tudo o mais falhar, está implícito."
-
Acertei, por questão de honra. Meu objetivo é matar todas essas questões com altos índices de erros.
Amei.
-
"aparente exagero" refere-se ao fato de que nos EUA alguns homens estão sendo processados por assédio sexual, quando o que fizeram não passava de uma gracinha.
-
O comentário da Larissa Bona é perfeito. Parabéns!