SóProvas


ID
1853440
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Revolução
     Notícias de homens processados nos Estados Unidos por assédio sexual quando só o que fizeram foi uma gracinha ou um gesto são vistas aqui como muito escândalo por pouca coisa e mais uma prova da hipocrisia americana em matéria de sexo. A hipocrisia existe, mas o aparente exagero tem a ver com a luta da mulher americana para mudar um quadro de pressupostos e tabus tão machistas lá quanto em qualquer país latino, e que só nos parece exagerada porque ainda não chegou aqui com a mesma força. As mulheres americanas não estão mais para brincadeira, em nenhum sentido. 
        A definição de estupro é a grande questão atual. Discute-se, por exemplo, o que chamam de date rape, que não é o ataque sexual de um estranho ou sexo à força, mas o programa entre namorados ou conhecidos que acaba em sexo com o consentimento relutante da mulher. Ou seja, sedução também pode ser estupro. Isso não é apenas uma novidade, é uma revolução. O homem que se criou convencido de que a mulher resiste apenas para não parecer “fácil" não está preparado para aceitar que a insistência, a promessa e a chantagem sentimental ou profissional são etapas numa escalada em que o uso da força, se tudo o mais falhar, está implícito. E que muitas vezes ele está estuprando quem pensava estar convencionalmente conquistando. No dia em que o homem brasileiro aceitar isso, a revolução estará feita e só teremos de dar graças a Deus por ela não ser retroativa. 
     A verdadeira questão para as mulheres americanas é que o homem pode recorrer a tudo na sociedade − desde a moral dominante até as estruturas corporativas e de poder − para seduzi-las, que toda essa civilização é no fundo um álibi montado para o estupro, e que elas só contam com um “não" desacreditado para se defender. Estão certas. 
<
(VERISSIMO, Luis Fernando. Sexo na cabeça. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 143) 

As exigências quanto à concordância verbal estão plenamente atendidas na frase:

Alternativas
Comentários
  • Gustavo,

    na letra D o erro está no verbo ''Couberam'', pois ''às mulheres americanas'' é objeto indireto e o sujeito é oracional ''travar duras lutas...''. Dessarte, seria assim, na forma direta: Travar duras lutas (...) coube às mulheres americanas.

    Na letra E o erro não está em ''fosse'', mas sim em ''ressoam'', pois o sujeito deste verbo é o pronome relativo ''que'', o qual retoma o termo ''o não''. Com isso, ficaria assim ''(...) o 'não' que ressoa como se fosse tão somente uma fingida evasiva.''

    Bons estudos.


  • letra A na forma direta:

    As lutas travadas pelas mulheres americanas contra a prática de graves atitudes machistas poderão parecer a muitos um excesso.

  • Alguém poderia comentar a alternativa C, que está correta? Seria de grande ajuda. obrigado!

  • Alternativa C."É comum que aos homens ocorra estar no exercício de um direito quando ..."  SUJEITO ORACIONAL (isso)
    Na ordem direta: ISSO É COMUM.


  • A) As lutas travadas pelas mulheres (...) poderá parecer??

    B) As atitudes (...) acaba??

    C) Gabarito

    D) Travar duras lutas (...) Couberam às mulheres?? (Suj. Oracional)

    E) Levar a sério o não que ressoam --> O não ressoam??

  • A ( INCORRETO ) : A muitos poderá ( PODERÃO ) parecer um excesso as lutas travadas pelas mulheres americanas contra a prática de graves atitudes machistas.


    B ( INCORRETO ) : Acaba (ACABAM ) por se constituir numa grande hipocrisia as atitudes de quem se diz reger por determinada moral e pratica outra, inteiramente diversa
     

    C ( GABARITO )É comum que aos homens ocorra estar no exercício de um direito quando, em suas práticas amorosas, impõem às mulheres o que as humilha e as desonra

     

    D ( INCORRETA ) : Couberam (COUBE ) às mulheres americanas, cansadas de se submeterem aos machistas, travar duras lutas contra o assédio sexual e outras práticas que as vitimam

    E ( INCORRETA) : A maioria dos homens não costuma levar a sério o “não” que, saindo das bocas das namoradas, ressoam ( RESSOA ) como se fosse tão somente uma fingida evasiva.
     


    -> OBS.1 *-* : A FCC é bem especialista em colocar o verbo anteposto do sujeito e colocar este lá no final da oração - isso complica um pouco. Um pouco, porque sei que vc não errará mais.

    -> OBS.2 *-* : Sujeito oracional. Meu irmão, isso cai em tudo quanto é banca, desde a esaf;até o cespe ( principalmente). Então estude muito esse tipo de oração : É necessário ....,É possível..., É comum... 
     

  • Não entendi a letra C. Podem me ajudar?

  • QUANDO O SUJEITO É ORACIONAL, O VERBO FICA SEMPRE NA TERCEIRA PESSOA DO SIGULAR.

    É comum que aos homens ocorra estar no exercício de um direito quando, em suas práticas amorosas, impõem às mulheres o que as humilha e as desonra. 

    Na ordem direta: ISSO é comum.
    GAB:C



  • Macete rápido com relação a letra "D" O que couberam? Resposta vai de travar ate(....) "travar verbo" começou o sujeito com verbo"travar"logo o verbo principal que no caso é couberam SEMPRE fica no singular. "Coube"
  • caí na prova e, agora, vendo com calma, vejo o qto fui juvenil. 
    Acredito ser a mesma dúvida dos colegas; 
    vamos lá: a dúvida está aki: impõem às mulheres o que as humilha e as desonra. quem é o sujeito deste infeliz????? 
    Os homens => sujeito desinencial. 
    Na hora pensei nisto, mas só Deus sabe pq não considerei isso pra lançar no gaba.  :( 

    abs!
  • Gente, por favor, alguém pode me explicar essa questão de português?

    O emprego do se em, "Espera-se que ele repense tais ações interventivas a favor do desarmamento" é o mesmo que se encontra em:
    a) Ele se olha e se vê como um imbecil.
    b) Não se destrói um projeto por problemas políticos assim.
    c) Se você compreendesse a urgência, agiria mais rápido.
    d) Com o tempo, ele se esquecerá da briga.

    O gabarito apresentado é a letra B. Mas estou em dúvida pq sequer consegui classificar o "se" na oração do enunciado. 
    Por favor, alguém pode me explicar tal questão...

  • "Espera-se que ele repense tais ações interventivas a favor do desarmamento".

     

    Vamos analisar:

    O verbo "Esperar" no sentido acima é transitivo direto, pois quem espera, espera alguma coisa. Quando o "SE" vem acompanhando V.T.D ou V.T.I, quer dizer que ele é uma partícula apassivadora. Indica que a frase está na voz passiva sintética.

    Na frase "Não se destrói um projeto por problemas políticos assim", temos o verbo  "Destroir" que, na frase, é V.T.D. Portanto, o "SE", ao acompanhá-lo, se torna pronome apassivador, ou partícula apassivadora.

     

    P.S.: Ao lado de verbos que não adimitem voz passiva (V.I., V.T.I. e V.L.), o pronome "SE" pode indicar a indeterminação do sujeito. Nesse caso, o verbo deve estar sempre na terceira pessoa do singular.

    Ex: Dormia-se demais naquela casa.

     

  • Só duas perguntas, se me permitem:

    Sobre a estrutura da altenatica C

    Qual é o sujeito do verbo impor ( "impõem" às mulheres ...)?

    Qual a Função sintática de " ... o que as humilha e as desonra", no texto?

    Abs

  • Olá Maicon Silva, vamos ver se posso te ajudar.

    Acredito que o sujeito do verbo impor possa tanto ser indeterminado (por estar na 3ª pessoa do plural) quanto oculto (os homens). Pessoalmente gosto mais da segunda opção uma vez que há ideia subentendida.

    Quanto à função sintática de " o que as humilha e as desonra", é objeto direto do verbo impõem (quem impõe, impõe alguma coisa).

    Espero ter ajudado

  • "o que as humilha e as desonra." Temos pronome demonstrativo "o" (=aquilo)  antes do relativo "que", por conseguinte os verbos ficam no singular.

  • Alguém poderia me ajudar?

    Quais as funções?

     

    É comum isso = (que aos homens)

    Isso é o sujeito do verbo '' É ''? Neste caso teria um sujeito oracional? ''Aos homens'' é objeto indireto do verbo ''ocorra''?

     

    ...ocorra isso = (estar no exercício de um direito) ...

    Isso é o sujeito do verbo ''ocorra''? Neste caso teria outro sujeito oracional?

     

    ...em suas práticas amorosas...

    Qual a função? Adjunto adverbial?

     

    Essa outra parte, provavelmente deve ser assim:

    ...impõem às mulheres o que as humilha e as desonra. 

    Que é que impõe? Eles (homens) = sujeito elíptico

    Impõem a quem/ para alguém? Às mulheres = OI

    Impõem o que/algo? ''O que as humilha e as desonra'' = OD

     

    Alguns já responderam alguma coisa nos comentários, se puderem complementar agradeço! Energias positivas!

  • Não erro questão de concordência faz teeeeeeeeeempo! 

  • a) A muitos poderá parecer um excesso as lutas travadas pelas mulheres americanas contra a prática de graves atitudes machistas. PODERÃO = concordando com as lutas travadas pelas mulheres americanas.

     

     b) Acaba por se constituir numa grande hipocrisia as atitudes de quem se diz reger por determinada moral e pratica outra, inteiramente diversa. ACABAM= concordando com as atitudes

     

     c) É comum que aos homens ocorra estar no exercício de um direito quando, em suas práticas amorosas, impõem às mulheres o que as humilha e as desonra. 

     

     d) Couberam às mulheres americanas, cansadas de se submeterem aos machistas, travar duras lutas contra o assédio sexual e outras práticas que as vitimam. COUBE = sujeito oracional

     

     e) A maioria dos homens não costuma levar a sério o “não” que, saindo das bocas das namoradas, ressoam como se fosse tão somente uma fingida evasiva. RESSOA = concordando com "NÃO"

  • Pessoal uma duvida....pq a B esta errada?

    Ela tem sujeito oracional, nao tem que ficar no singular o verbo?

  • Mary, a B está errada pois:

    "b)Acaba por se constituir numa grande hipocrisia as atitudes de quem se diz reger por determinada moral e pratica outra, inteiramente diversa. "
     
    AS ATITUDES de quem se diz reger por determinada moral e pratica outra, inteiramente diversa, ACABAM por se constituir numa grande hipocrisia

    O verbo "acabar" se refere a "as atitudes"!
    O sujeito não é oracional...para ter um sujeito oracional dever ele ser uma oração, e para que ele seja uma oração deve haver verbo!
    Em "as atitudes" não há verbo.
    Eu costumo confundir bastante também esse negócio de sujeito oracional. O ideal é estudarmos mais cada um dos termos da oração e aprender a fazer bem a análise sintática.
     

  •  c)

    É comum que aos homens ocorra estar .....

    Dúvida: Por que esse estar não está no plural?

  • Os exemplos dados nas videoaulas para ensinar concordânica:

    "Tudo são flores"

    A questão apresentada para aplicarmos esse conhecimento:

    "Acaba por se constituir numa grande hipocrisia as atitudes de quem se diz reger por determinada moral e pratica outra, inteiramente diversa. "

    Tá osso viu? Essas aulas são para iniciantes. Ensinam que não existe menas!!! E aí a gente vem testar na prática, após quase duas horas assistindo a teoria e sente vontade de rir!

    Que piada...

     

  • a)A muitos poderá parecer um excesso as lutas travadas pelas mulheres americanas contra a prática de graves atitudes machistas. 

    >A muitos poderão parecer um excesso as lutas travadas pelas mulheres americanas contra a prática de graves atitudes machistas. 

     

    b)Acaba por se constituir numa grande hipocrisia as atitudes de quem se diz reger por determinada moral e pratica outra, inteiramente diversa. 

    >Acabam por se constituir numa grande hipocrisia as atitudes de quem se diz reger por determinada moral e pratica outra, inteiramente diversa. 

     

    c)É comum que aos homens ocorra estar no exercício de um direito quando, em suas práticas amorosas, impõem às mulheres o que as humilha e as desonra. CORRETO!

    >Quem impões impõe impõe alglo a alguem: impõem às mulheres [objeto indireto] o que as humilha e as desonra[objeto direto]

    A violencia imposta as humilha e as desonra.

    Ela humilha e desonra.

    As barbáries impostas as humilham e as desonram.

    Elas humilham e desonram.

    O castigo imposto as humilha e as desonra.

    Ele humilha e desonra.

    Os castigos impostos as humilham e as desonram.

    Eles humilham e desonram.

     

    d)Couberam às mulheres americanas, cansadas de se submeterem aos machistas, travar duras lutas contra o assédio sexual e outras práticas que as vitimam.

    >Coube às mulheres americanas, cansadas de se submeterem aos machistas, travar duras lutas contra o assédio sexual e outras práticas que as vitimam.

    Sujeito oracional: quando o sujeito da oração principal é uma oração seu verbo será sempre flexionado na 3ª pessoa do singular.

     

    e)A maioria dos homens não costuma levar a sério o “não” que, saindo das bocas das namoradas, ressoam como se fosse tão somente uma fingida evasiva.

    >A maioria dos homens não costuma levar a sério o “não que, saindo das bocas das namoradas, ressoa como se fosse tão somente uma fingida evasiva.

     

    Correção baseada nos comentários do professor Arenildo QCONCURSOS.

  • Alguém poderia me dizer porque o sujeito do verbo impões é "homens"?

    Minha dúvida é porque achei que sujeito não poderia vir preposicionado.

    Obrigada.

    Olá pessoal, publiquei esta dúvida no passado e agora eu mesmo vou responder a minha pergunta, pois acho que encontrei a resposta.

    Acredito que quando o sujeito é pronome realtivo( no caso quando),o antecedente que é o referente do sujeito (no caso aos homens) pode ser preposicionado.

  • O comentário que mais me ajudou foi o do BERNARDO OLIVEIRA:

    ''...Acredito que o sujeito do verbo impor possa tanto ser indeterminado (por estar na 3ª pessoa do plural) quanto oculto (os homens). Pessoalmente gosto mais da segunda opção uma vez que há ideia subentendida.

    Quanto à função sintática de " o que as humilha e as desonra", é objeto direto do verbo impõem (quem impõe, impõe alguma coisa).''

    Eu estava até agora tentanto entender porque IMPÕEM  e não "IMPÕE''... só pode ser esta a resposta mesmo: o sujeito é subentendido :/

     

  • Ajuda muuuuito reorganizar a frase colocando na ordem direta, as bancas embaralham tudo pra confundir, mas colocando na ordem (sujeito - verbo - complemento) facilita demais. 

  • Colocando na ordem padrão e resumindo:

     

    a)  as lutas parecem

    b) as atitudes acabam

    c) ok

    d) travar coube

    e) o “não” ressoa

  • I praise the Lord, all FCC propositions follow this very easy ride...Praise the Lord!!!