SóProvas


ID
1853590
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Gespública, Programa de Excelência em Gestão Pública do Governo Federal, está baseado em indicadores de resultado e de esforço, dentre os quais o indicador de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C —   A Cadeia de valor e os 6Es do Desempenho® possui dimensões que compõem seis categorias básicas de indicadores, a saber:  Efetividade são os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos. A efetividade está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado. 

    Eficácia é a quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário (beneficiário direto dos produtos e serviços da organização). 

    Eficiência é a relação entre os produtos/serviços gerados (outputs) com os insumos empregados, usualmente sob a forma de custos ou produtividade.

  • um trecho bacana sobre indicadores de resultado e de esforço....

     

    Indicadores de Resultado: são para entender como as coisas estão indo. São mais fáceis de medir, geralmente servem para saber se estamos atingindo os objetivos, se a meta foi batida, se a lucratividade está ok, se a assiduidade dos colaboradores está boa, enfim.

    Indicadores de Esforço: são os indicadores que determinam os indicadores de resultados. Se o indicador de resultado é a meta de vendas, o indicador de esforço será o número de ligações / visitas feitas. Se fez poucas ligações e visitas, provavelmente não fechou muitas vendas, justamente porque um interdepende do outro.

    A questão é que nos indicadores de esforço eu posso mexer, mas sou escravo do indicador de resultado, pois tudo depende do quanto eu me esforcei. O grande desafio está em encontrar o indicador de esforço certo, mas mesmo que pareça não existir, lembre-se, todo resultado advém de um esforço!

    Quando você encontra o indicador de esforço, fica mais fácil focar no processo, ou até explicar para sua equipe o quão importante é que elas tenham o resultado de esforço, pois estará certo que o resultado virá a partir disso.

     

    http://www.blogdaqualidade.com.br/voce-conhece-seus-indicadores-de-esforco/

     

    A cadeia de Valor e os 6Es do desempenho

    Mensurar o desempenho da organização com base nos elementos da cadeia de valor permite que as organizações analisem suas principais variáveis associadas ao cumprimento dos seus objetivos: quantos e quais insumos são requeridos, quais ações são executadas, quantos e quais produtos/serviços são entregues e quais os impactos finais alcançados.

    ◦ Cadeia de valor:

    A cadeia de valor é definida como o levantamento de toda a ação ou processo necessário para gerar ou entregar produtos ou serviços a um beneficiário. É a representação das atividades de uma organização e permite melhor visualização do valor ou do benefício agregado no processo. O modelo da cadeia de valor mensura o que se deve realizar para se produzir um resultado significativo no futuro.

    ◦ 6Es do Desempenho

    O modelo dos 6 Es de desempenho constitui-se nas dimensões de esforços que serão despendidos considerando os resultados desdobrados em outras dimensões do desempenho. As dimensões de esforço são economicidade, execução e excelência; e as dimensões de resultado são eficiência, eficácia e efetividade.

     

    http://www.antaq.gov.br/portal/Portal_Planejamento_Estrategico/PlanejamentoGestao_Indicadores_de_desempenho.asp

     

  • Eficiência se relaciona com o uso dos recursos disponíveis para atingir nossos objetivos. Portanto, quando falamos que alguém foi efciente, é porque essa pessoa utilizou os recursos que tinha de forma adequada.

     

    Eficácia é fazer a coisa certa! O conceito é relacionado não com a utilização dos recursos, mas se realmente atingimos o objetivo que traçamos.

     

    A efetividade refere-se ao impacto das ações! Como a execução de um programa pode ou não alterar uma realidade.

     

    Fonte: Administração Geral para Concursos  -  Rodrigo Rennó

  • Indicadores de Desempenho =  Esforços + Resultados

     

    Há 6 categorias básicas de indicadores de desempenho:

     

    1. Eficiência - relação entre os produtos/serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados, relaciona o que foi entregue e o que foi consumido de recursos.. Ex: uma campanha de vacinação é mais eficiente qto menor for o custo da campanha, mantendo-se os objetivos propostos.

     

    2. Eficácia - quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário. Ex: se a meta de vacinação é imunizar 100.000 crianças e este número foi alcançado e superado, a campanha foi eficaz.

     

    3. Efetividade - impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos. A efetividade está agregada ao grau de satisfação. Ex: Se a campanha de vacinação realmente imunizar e diminuir a incidência de uma doença entre crianças, então a campanha foi efetiva.

     

    4. Execução - realização dos processos, projetos e planos de ação conforme estabelecidos.

     

    5. Excelência - conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência.

     

    6. Economicidade - uso de recursos com o menor ônus possível.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    (F) a.) Efetividade, dado pela realização dos processos, projetos e planos de ação de acordo com o planejamento efetivado. EXECUÇÃO

     

    (F) b) Eficácia, vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado ou à transformação produzida no contexto em geral.  EFETIVIDADE

     

    (V) c) Eficiência, baseada na relação entre os produtos ou serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados.

     

    (F) d) Efetividade, amparada na relação entre o que foi entregue e o que foi consumido de recursos. EFICIÊNCIA

     

    (F) e) Eficiência, de acordo com os impactos gerados pelos produtos, serviços, processos ou projetos. EFETIVIDADE

  • a)

    Efetividade, dado pela realização dos processos, projetos e planos de ação de acordo com o planejamento efetivado.   = > EFICIENCIAAAAA

    b)

    Eficácia, vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado ou à transformação produzida no contexto em geral.   ===/> EFETIVIDADEEEE

    c)

    Eficiência, baseada na relação entre os produtos ou serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados.   ====> CORRETOOOO

    d)

    Efetividade, amparada na relação entre o que foi entregue e o que foi consumido de recursos.   ===>>> EFICACIAAA

    e)

    Eficiência, de acordo com os impactos gerados pelos produtos, serviços, processos ou projetos.  =====>>>> EFETIVIDADEEEE

  • Exemplificando...

     

    Numa campanha de vacinação, tenho R$ 100.000,00 para vacinar 1000 crianças contra febre amarela.

     

    Eficiência = menos recursos mais resultados (gastei apenas R$ 90.000,00, sem prejuízo da qualidade e da quantidade das vacinas)

    Eficácia = atingimento do objetivo  (de fato vacinei as 1000 crianças)

    Efetividade = impacto da ação (vacinadas as 1000 crianças, foi reduzida a incidência da doença? se sim, a ação foi efetiva, teve o impacto esperado e o usuário estará satisfeito)

  • a)Eficácia

     

    b)Efetividade

     

    c)Eficiência

     

    d)Eficiência

     

    e)Efetividade

  • A gente deveria se preocupar mais em ser um Estado eficaz. Como dizia tio Peter: "nada é mais inutil do que fazer com perfeição algo que não precisaria ser feito de jeito nenhum"

  •  a)Efetividade, dado pela realização dos processos, projetos e planos de ação de acordo com o planejamento efetivado. (Eficácia)

     b)Eficácia, vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado ou à transformação produzida no contexto em geral. (Efetividade)

     c)Eficiência, baseada na relação entre os produtos ou serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados. 

     d)Efetividade, amparada na relação entre o que foi entregue e o que foi consumido de recursos. (Eficiência)

     e)Eficiência, de acordo com os impactos gerados pelos produtos, serviços, processos ou projetos. (Efetividade)

  • Galera,

    o Programa GESPÚBLICA, foi revogado  a partir da publicação do Decreto 9.094/17.

    #questãodesatualizada

    " Se Deus te deu um sonho, Ele vai te dar ferramentas para realizá-lo."

  • 2017

    Segundo o GESPÚBLICA, avaliar os resultados da gestão se refere ao monitoramento e avaliação propriamente dita de indicadores atinentes à economicidade, à execução e à excelência.

    errada

     

  • A análise das alternativas pelos colegas abaixo estão equivocadas segundo o GESPUBLICA

    São 6 os Indicadores de desempenho:

    a EXECUÇAO, dado pela realização dos processos, projetos e planos de ação de acordo com o planejamento efetivado. 

     b) EFETIVIDADE, vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado ou à transformação produzida no contexto em geral. 

     c)Eficiência, baseada na relação entre os produtos ou serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados. CORRETA

     d EFICACIA, amparada na relação entre o que foi entregue e o que foi consumido de recursos. 

     e) EFETIVIDADE, de acordo com os impactos gerados pelos produtos, serviços, processos ou projetos. 

    Excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade; sendo um elemento transversal. Indicadores e padrões de excelência podem ser encontrados no Instrumento de Avaliação da Gestão Pública (IAGP); e 

    Economicidade está alinhada ao conceito de obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e da quantidade exigidas pelo input, gerindo adequadamente os recursos financeiros e físicos. Indicadores de economicidade podem ser encontrados nas unidades de suprimentos.

  • Esta página não está funcionando

    www.gespublica.gov.br não consegue atender a esta solicitação no momento.

    HTTP ERROR 500

  • eficácia mede a relação entre o efeito da ação, e os objetivos pretendidos.

    A relação entre a eficácia e a eficiência é complexa, porque é uma relação indireta. A eficácia é uma afirmação independente, enquanto a eficiência é uma condição, que nem sempre está atrelada à eficácia. Ou seja eficiência tem haver com dinamismo e rapidez e eficácia tem haver com durabilidade e qualidade

    Por exemplo:

    "Antibióticos são eficazes contra infecções (Afirmação). Para que sejam eficientes, devem ser tomados nos períodos adequados (Condição)."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Efic%C3%A1cia

  • O decreto da Gespública não foi revogado?

  • Resumindo:

    1) O Gespublica foi revogado, mas será cobrado até esquecermos por que existe. Não nos livraremos dele!

    2) Os conceitos da A e B foram trocados entre si, bem como os da D e E

  • A letra A está incorreta. O indicador relacionado com a realização dos processos e atividades de

    acordo com o planejado é o de eficácia. Já os indicadores de efetividade medem o impacto das ações

    governamentais na realidade que desejamos alterar ou medem o grau de satisfação dos usuários.

    A letra B também está incorreta, pois a banca novamente trocou os conceitos de eficácia e

    efetividade. Já a letra C está perfeita e é o gabarito da banca.

    A letra D está equivocada, pois a descrição estaria alinhada ao conceito de eficiência, não de

    efetividade. Finalmente, a letra E está errada, pois esse conceito é relacionado com a efetividade.

    FONTE: ESTRATÉGIA

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento e aplicação prática dos conceitos dos indicadores de resultado, que são: Eficiência, Eficácia e Efetividade.

    Diante disso, vamos a uma breve conceituação, segundo Paludo (2013):

    Eficiência: é o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços; é uma relação entre insumos e produtos. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes. A eficiência também considera o custo dos insumos e não pode comprometer a qualidade.

    Eficácia: é o grau de alcance das metas, é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração. Demonstra a capacidade de entregar bens/serviços imediatos. A eficácia não considera custos.

    Efetividade: é o impacto final das ações; é o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela instituição. A efetividade vai além das entregas imediatas (metas) e analisa a transformação causada pela execução das ações." (PALUDO, 2013, p. 364).


    Por fim, cabe destacar que os indicadores de esforço são: Economicidade, Excelência e Execução.

    Ante o exposto, vamos analisar cada item.

    A) Errado, pois ao contrário do que afirma o item, é o indicador de eficácia que mensura a realização dos processos, projetos e planos de ação de acordo com o planejamento efetivado. Um exemplo é o mensuramento do número de casas previstas para entrega em relação ao quantitativo entregue realmente, que demonstra a eficácia.

    B) Errado, pois ao contrário do que afirma o item, é a efetividade que se relaciona com os efeitos externos, lado outro é a eficácia que busca o maior nível de atingimento de metas. A efetividade é o impacto das metas alcançadas, ou seja, vai além do alcance das metas (eficácia), analisando a transformação causada pelas ações.

    C) Certo, pois o item estabelece corretamente um exemplo de eficiência que é o uso racional dos meios, ou seja, não utilizar mais do que o necessário para alcançar determinado objetivo. Com efeito, uma ação administrativa é considerada eficiente quando contempla o uso racional e econômico de insumos para sua consecução.


    D) Errado, pois ao contrário do que afirma o item, é a eficiência que estabelece uma relação entre o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, ou seja, não utilizar mais do que o necessário para alcançar determinado objetivo. Já a efetividade mensura o impacto externo causado pelas ações.


    E) Errado, pois ao contrário do que afirma o item, é a efetividade que se relaciona com os efeitos externos, lado outro é a eficiência que estabelece uma relação entre o que foi entregue e o que foi consumido de recursos. Portanto, a efetividade é o impacto das metas alcançadas, ou seja, vai além do uso racional dos meios (eficiência), analisando a transformação causada pelas ações.

    Gabarito do Professor: Letra C.


    Fonte:

    Paludo, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • Me acostumei a marcar C , mas letra C combina mais com economicidade . Sei que eficiência : fazer mais com menos , mas em Nenhum momento isso foi citado