SóProvas


ID
1854838
Banca
CISCOPAR
Órgão
CISCOPAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Cinco substâncias tóxicas encontradas naturalmente em frutas e verduras 

    Não há dúvidas de que frutas e verduras são parte fundamental de uma dieta saudável e balanceada. Mas entre as frutas e verduras também se encontram, naturalmente, algumas substâncias potencialmente ruins. Um exemplo é a banana: elas têm potássio, um elemento crucial para o bom funcionamento do organismo. Mas, o consumo demasiado de potássio pode ter efeitos como palpitação irregular do coração, dor de estômago, náusea e diarreia. Outras frutas e verduras têm toxinas que, em quantidades substânciais, podem causar efeitos adversos.
    "As razões de (essas frutas e verduras) terem toxinas nem sempre são conhecidas. Às vezes é (culpa de) um pesticida natural para evitar o ataque de insetos. Ou uma forma de a planta se proteger de danos causados pelo clima, a luz do sol ou micróbios", explicou o setor de recomendações ao consumidor do governo da Nova Zelândia.
    Os especialistas afirmam que, apesar destes fatos, não há motivos para preocupações. "É a dose que faz o veneno", disse o cientista Ed Blonz, em um artigo publicado no site da organização American Cancer Society. Na maioria dos casos, só haveria danos no caso do consumo de uma enorme quantidade de frutas ou verduras. Mesmo assim, as autoridades de saúde em vários países recomendam precaução com os alimentos que têm as seguintes substâncias tóxicas: glicosídeos cianogênicos, glicoalcaloides (solanina), lectinas, nitratos e cumarina.

Com relação à frase “Um exemplo é a banana: elas têm potássio, um elemento crucial para o bom funcionamento do organismo”, o acento gráfico empregado no verbo “ter” é:

Alternativas
Comentários
  • Vamos aproveitar esse texto para resolver duas dúvidas com a mesma explicação, referentes aos verbos VIR e TER. Por uma “fatalidade” da língua portuguesa, dois dos nossos verbos mais utilizados apresentam flexões idênticas na 3ª pessoa do singular e na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo. E agora? Como os acadêmicos resolvem esse problema?

    Segundo o professor Cláudio Moreno, autor do livro Guia Prático do Português Correto, a comissão que tratou dos acentos na nossa língua, reunida em 1943, precisou criar uma regra especialmente para esses dois verbos. Decidiram, então, assinalar o plural com um acento circunflexo, tornando as duas formas ao menos diferentes na grafia (já que sonoramente elas apresentam a mesma pronúncia).

    – ele/ela vem | eles/elas vêm

    – ele/ela tem | ele ele/elas têm

    Então é fácil lembrar: singular é sem acento, plural é com acento.

    Mas a explicação não acaba aqui!

    Além disso, é preciso considerar que outros verbos derivam de vir e ter e, por isso, também precisam seguir a regra do acento circunflexo diferencial. Exemplos:

    – Muitos cosméticos falsificados contêm ingredientes danosos à saúde

    – As folhas usadas no medicamento provêm de países africanos.

    Como se tratam de oxítonas terminadas em -em, tanto nos verbos derivados de vir, como nos derivados de ter, a terceira pessoa do singular do presente do indicativo recebe acento agudo e a terceira pessoa do plural do presente do indicativo recebe acento circunflexo. Exemplos:

    advir: ele advém | eles advêm
    convir: ele convém | eles convêm
    intervir: ele intervém | eles intervêm

    manter: ele mantém | eles mantêm
    conter: ele contém | eles contêm
    entreter: ele entretém | eles entretêm

    Fonte: Guia do Estudante.

  • Engraçado: uma questão de acentuação e o próprio texto traz um erro grosseiro de acentuação. Confiram na linha 4 do texto: ...quantidades substânciais... deveria estar escrito: substanciais.

  • Exemplos :

     

    Ele tem - Eles têm

    Ela vem - Elas vêm

     

     

    Vamos pra cima !

     

  • O acento diferencial é usado para diferenciar plural de singular.

     

  • GABARITO  Letra E

  • Muita boa explicação , obg pelos comentários!
  • GABARITO  Letra E

  • GABARITO: LETRA  E

    ACRESCENTANDO:

    Tem e têm são formas conjugadas do verbo ter no presente do indicativo. Estão, contudo, conjugadas em diferentes pessoas.

    Tem está na 3.ª pessoa do singular: ele tem.

    Têm está na 3.ª pessoa do plural: eles têm.

    Tem deverá ser usado quando o sujeito for singular:

    -ele tem;

    -ela tem;

    -você tem.

    Exemplos com tem:

    Ele tem os mesmos vícios há muitos anos.

    Ela tem uma família enorme.

    Você tem sede?

    Têm deverá ser usado quando o sujeito for plural:

    -eles têm;

    -elas têm;

    -vocês têm.

    Exemplos com têm:

    Eles têm os mesmos vícios há muitos anos.

    Elas têm uma família enorme.

    Vocês têm sede?

    FONTE: DÚVIDAS.DICIO.COM.BR

  • O verbo concorda com o sujeito.

    No caso (eles têm)