SóProvas


ID
1857076
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I 

                                                Lixo

      A partir da Revolução Industrial, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, em que a maior parte dos produtos – desde guardanapos de papel e latas de refrigerantes, até computadores – é utilizada e jogada fora com enorme rapidez.

      Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado das modernas metrópoles fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas. A sujeira acumulada no ambiente aumentou a poluição do solo, das águas e piorou as condições de saúde das populações em todo o mundo, especialmente nas regiões menos desenvolvidas. Até hoje, no Brasil, a maior parte dos resíduos recolhidos nas grandes cidades é simplesmente jogada sem qualquer cuidado em depósitos existentes nas áreas periféricas.

      A questão é: o que fazer com tanto lixo?

                                                                                             (Adaptado. Internet.)

O texto traz muitos pares de substantivo + adjetivo (ou vice-versa). O par em que a troca de posição do adjetivo faz com que seja possível a mudança de sentido é

Alternativas
Comentários
  • Nao vi nenhuma mudança de sentido em nenhuma das alternativas. Alguem explica?

  • Concordo com você Giulianne.

  • Fiquei em dúvida entre a B e E. Acho que as duas estão corretas.


    Grandes cidades podem representar notórias cidades, que possuem qualidade histórica, cultural, política, etc...  

    Cidades grandes representam sua porção territorial.  
  • O adjetivo novo altera seu significado conforme sua posição perante o substantivo.

  • Novas embalagens = novidade, algo novo no mercado, que não existia antes; 

    Embalagens novas = o que está novo, ainda não foi usado;

  • Leandro, meu pensamento foi semelhante ao seu. Alguém pode comentar com algum insight sobre o cidades grandes - grandes cidades?

  • Questão recorrente em todas as provas da FGV. Segundo a professora Júnia, em muitas questões desta banca somos levados a optar pela alternativa menos errada, conforme pontuado pela Beatriz e o Leandro, ambas construções estão corretas, mas se eu fosse mensurar em percentual, eu diria que "novas embalagens/embalagens novas" está 100% coerente no que tange a mudança de sentido, enquanto que "grandes cidades/cidades grandes" chega a 80%, o que me fez ficar com a alternativa B.

    Avante!!!!
  • Estão corretas - "b" e "e". Alguém pensa diferente?

  • Até agora só tem o gab preliminar. Acho que a questão poderia ser anulada. Tanto a B quanto a E parecem certas. Grandes cidades no aspecto - importância. Cidades grandes relativo ao tamanho do território.. 

  • B mesmo, o adjetivo novo é um clássico exemplo de mudança de posição com mudança de sentido.
    nova embalagem é um tipo novo.
    embalagem nova é aquela que não foi usada ainda.

    Outro exemplo da aula da flávia rita:

    Novo homem: renovado, mudei minhas atitudes minhas aparências.
    Homem novo: não sou velho.

  • A questão é usual nas provas da FGV e o adjetivo novo é sempre apontado como o que mais modifica o sentido.

  • Grande homem: homem grandioso

    Homem grande: homem alto ou corpulento.


    Anulação, perhaps?

  • Também fique na dúvida com a letra E, porém, a fgv analisa o sentido literal do termo grandes cidades e cidades grandes, pois quem pensa neste termo grandes cidades com significado de característica de algumas cidades exclusivas foi a partir da popularização do termo grandes cidades.

    Vendo no sentido literal, no singular fica mais claro:

    Grande cidade =  uma cidade grande de tamanho
    cidade grande =  uma cidade grande de tamanho

    Logo, o sentido não muda, portanto, apenas a B tem mudança no sentido literal do adj+subs.:

    Embalagens novas = uma embalagem que acabou de ser feita.
    Novas embalagens = outras embalagens criadas recentemente e introduzidas no mercado.
  • Thiago, seu comentário foi muito esclarecedor com relação à característica literal da fgv. Isso vai me ajudar com com as outras questões, obrigada!

  • Concordo com o raciocínio sobre a letra B, mas na letra E, também temos alteração no sentido: "grandes cidades": cidades históricas, tradicionais, importantes... "cidades grandes": aquelas que possuem um território amplo, avantajado.

  • Bom dia Matheus Miholo,

    Seu comentário foi excelente, pois foi curto e preciso. 

  • Tbm fiquei em  dúvida quanto a grande por causa do exemplo clássico "grande homem". Mas percebi que nas últimas provas a FGV já usou essa mesma palavra (nova) nesse tipo de questão!! Até dá medo de ser pegadinha de tão óbvio, será preguiça de formular novas questões? 

  • Questão sutil, muito sutil, uma verdadeira casca de banana pois no texto, "novas" embalagens está com o sentido de "diferentes" embalagens. Ao trocar a ordem, fica embalagens novas, no sentido literal de "nova", ou seja, invertendo a ordem, inverte o sentido. As provas de português da FGV requerem muito mais treino do que estudo de conhecimento. Precisamos treinar bastante as questões pra conseguirmos enxergar essas sutilezas ímpares das provas da FGV.

  • Ok, pelos comentários já deve ter ficado claro pra todo mundo que a resposta certa é a letra B

    Mas por quê a letra E NÃO está correta? É simples: pelo sentido que a frase tem no texto! 

    Estou vendo gente comentar que grande cidade= cidade importante e tal... Sim, mas NO TEXTO se você trocar cidade grande por grande cidade não vai fazer diferença nenhuma! Porque o sentido ali é unicamente de metrópole, cidade grande mesmo, independente da posição do adjetivo! 

    Espero ter esclarecido. ;)

  • Essa banca é muito melindrosa, precisa raciocinar como um filósofo....

  • Continuo com o meu primeiro palpite! Grandes Cidades e Cidades Grandes. O Rio de Janeiro é uma grande cidade, mundialmente conhecida e uma cidade grande, populosa...

    O que os professores comentaram?

  • O que comentaram sobre as cidades se encaixa, mas a letra B é mais correta que a E.

     

    Novas embalagens = Novo tipo de embalagem, embalagem inovadora.

    Embalagens novas = Embalagem ainda não utilizadas, digamos assim.

     

    Já grandes cidades tem dupla interpretação, tanto no tamanho, quanto no "quão é conhecida" (vai depender do contexto).

    E cidades grandes = Tamanho, apenas.

  • Cara, na boa, é má fé da FGV colocar duas questões corretas e escolher uma certa arbritariamente.

  • Cidades grandes: tamanho 

    Grandes Cidades: Importância.

  • B é correta. quando fala de grande se refere a cidade no contexto de cidade grande. Não dá pra trocar o substantivo, comparar com grande homem por exemplo, porque muda também a semântica do adjetivo. B é a correta.

  • GALERA JA VI E RESOLVI ESTA QUESTAO SEM O TEXTO, SO NAO LEMBRO SE FOI PROVA DA FGV OU OUTRA BANCA... ALGUEM SABE DA ONDE ELES TIRARAM ESTA QUESTAO DE QUAL PROVA ANTERIOR?

  • "(...) introduzir novas embalagens no mercado"

    Novas embalagens - outras embalagens, que antes inexistiam no mercado.

    Embalagens novas - embalagens que ainda não foram utilizadas, intactas.

  • Depois de olhar o gabarito é fácil entender o que o examinador está pensando. O problema é que na prova precisamos entender o que o examinador pretende antes de vermos a resposta.

     

    A melhor forma de fazer isso é se atendo ao máximo ao texto. A união dos substantivos e adjetivos tem geralmente um uso mais comum, que possivelmente será o literal. No caso das novas embalagens, foram usadas em um sentido diverso do literal, "uma embalagem nova é aquela que não foi usada, ou foi produzida recentemente", o sentido menos usual seria o que foi usado pelo texto, novas embalagens siginifica "aquelas que foram criadas recentemente, repensadas, reestruturadas(compara com as embalagens anteriores)".

     

    A pergunta é? A troca da ordem poderia dar o mesmo significado? Na minha opnião, sim. Mas comparada com todas as demais apenas a alternativa E poderia causar dúvida. Na verdade, sem ler o texto, é a questão que entendo como correta, salvo um detalhe: está no plural. Os dois significados de cidade grande podem ser a cidade grande em extensão ou o local que não é zona rural. A Cidade Grande. Muitos já ouvimos a figura do homem do campo se referindo às capitais dessa forma. O que creio que não seja usual é seu uso no plural, mesmo porque é termo genérico, que não precisa em si de uso no plural para se referir a mais de um lugar.

     

    Nosso problema como concurseiros é que na hora da prova não existe espaço para pensar tudo isso antes de marcar um "x", e nada garante também que nossas digressões estão de acordo com o pensamento do examinador. Mas uma coisa é certa, se tem um texto alí, pode ser a saída para uma dúvida nesse sentido. Por isso, NESSES CASOS DEVEMOS SEMPRE OLHAR O SIGNIFICADO NO TEXTO, DEPOIS PENSAR SE NO USO DA LINGUA AS PALAVRAS PODEM POSSUIR OUTRO SIGNIFICADO, por mais que seja um pouco subjetivo, o examinador não seria tão incosequente de elaborar uma questão de forma aleatória.

  • O texto traz muitos pares de substantivo + adjetivo (ou vice-versa). O par em que a troca de posição do adjetivo faz com que seja possível a mudança de sentido é:

    Repare que o examinador fala de pares de substantivos + adjetivos que esyão no texto. Pois bem, vamos levar em consideração o contexto, então vamos analizar o texto

    "Até hoje, no Brasil, a maior parte dos resíduos recolhidos nas grandes cidades é simplesmente..."

    Até hoje, no Brasil, a maior parte dos resíduos recolhidos nas cidades grandes é simplesmente..."    ------> mudamos para ver o sentido.

    Nas grandes cidades = Nas cidades grandes (continua com o mesmo sentido)

  • Já vi essa questão em duas provas! EMBALAGEM NOVA= EMBALAGEM QUE AINDA NÃO FOI UTILIZADA(GUARDADA EM DEPOSITO POR EXEMPLO)

    NOVA EMBALAGEM= EMBALAGEM QUE AINDA NÃO FOI PARA O MERCADO(NOVO ESTILO,EMBALAGEM SEM DANOS A NATUREZA POR EXEMPLO SENDO DESENVOLVIDAS) TEM MUITO EM COMERCIAL DE TV.

  • Eu recorreria, se tivesse errado (marquei a "b" sem ler a "e"):

    - Grandes cidades: informa sobre tamanho, área.

    - Cidades grandes: núcleos urbanos, populações aglomeradas.

     

  • JULIO CONCORDO COM VC EM PARTE. QUANTO A SUA DEFINIÇÃO DE GRANDES CIDADES , AO MEU VER SERIA CIDADES IMPORTANTES. ESPERO TER COLABORADO.

  • Eu também concordo com o Júlio.
  • São Paulo é uma cidade grande.

    São Paulo é uma grande cidade.

    Cidade Grande = São Paulo

    Grande Cidade = São Paulo

     

  • Alternativa correta letra B-

    Vamos usar exemplos para compreender melhor:

    Comprei novas embalagens:As embalagens para mim são novas, mas para outros pode não ser, é algo mais específico.

    Comprei embalagens novas:As embalagens são de modo geral novas para todos, sentido mais amplo.

    Assim, como a maioria eu também fiquei em dúvida na letra D, pois a casos em que a palavra Grande quando mudada de posição muda o seu sentido também.Mas pra facilitar o meu entendimento eu usei o seguinte exemplo.

    O Brasil possui GRANDES CIDADES-  ele está afirmando que no Brasil há grandes cidades."pensando em tamanho"

    O Brasil possui CIDADES GRANDES- esta afirmativa continua mantendo o sentido que no Brasil a cidades são Grandes.Isto é, nos dois exemplos a noção de tamanho permanece. Permanecendo o seu sentido.

    Espero ajudar, o exemplos podem não estar 100% corretos, mas foi assim que consegui interpretar.

  • Uma breve análise da alternativa D:

    embalagens novas: "Traga-me novas embalagens." (ideia de acréscimo)

    novas embalagens: "Traga-me embalagens novas." (ideia de que as embalagens são novidades).

  • Fora de contexto, realmente, marcaria a letra E. O problema é que essas expressões são encontradas dentro do texto, e, nesse contexto, alteraria o sentido a letra B. Em se tratando da FGV, é bom tomar cuidado. Vejo muitas questões passíveis de recurso. Essa seria uma das que eu tentaria recurso, mas dificilmente eles acatariam. Tentem dar uma olhada nessas expressões dentro do texto e analisem. Caso não concordem com a minha opinião, debatam, pois acho muito proveitosos esses comentários, muitas vezes nos esclarecem diante de uma nova análise. Boa noite a todos.

  • GABARITO = B - EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR ARENILDO SANTOS

     

    - novas embalagens = EMBALAGENS QUE SAÍRAM AGORA, QUE NÃO TINHA ANTES, NOVIDADE.
    - EMBALAGENS NOVAS = ALUSÃO AO ESTADO DA EMBALAGEM.

  • Acompanho o comentário de muitos

    A FGV tem dessas coisas... li o texto 2 ou 3 vezes e cheguei na dúvida entre B e E

     

  • Em 90% das questões, a FGV coloca um texto enorme somente para confundir o candidato. Não perca seu tempo com  o enunciado, a não ser em questões de interpretação de texto. Para análise sintática e mofológica, o enunciado só enche linguiça...

  • Fumassooo tudoOo, mais acertei...que merda em!

  • Acho que seria passível de recurso...

  • Marquei B, mas quando vi a alternativa E, fiquei em duvida e fui na E.

  • Apesar de ser possivel responder a questao sem ler o texto, voce tem 50% de errar, a letra E realmente se voce inverter os sentidos das duas palavras a compreensao muda, porem, se aplicarmos essa inversao no texto, seu sentido nao ira mudar, pois claramente o texto se refere unicamente as grandes metropoles,dessa forma, a letra B eh a unica alternativa de marcacao. 

  • Gabarito: B

    Novas embalagens = embalagens diferentes (tipo novo)

    Embalagens novas = embalagens não usadas (estado das embalagens)

  • letra  B  e   E !

  • Discordo que haja mudança de sentido na letra (E). É só inverter no texto. O próprio paragráfo fala de "crescimento acelerado das metrópoles", uma inversão dos termos daria o mesmo sentido de "tamanho". 

    "A maior parte dos resíduos recolhidos nas grandes cidades"

    "A maior parte dos resíduos recolhidos nas cidades grandes"

  • B / E

  • SERÁ Q se fosse nos dias de hoje em 2018, essa  questão teria esse gabarito?

  • Uma grande cidade é Paris, que é pequena e uma cidade grande é São Paulo, corta essa fgv. quer tentar comparar as receitas de uma grande cidade e uma cidade grande? 

    vc ta errada Maiara L.

    um grande homem e um homem grande é a mesma coisa? acontece o mesmo com relação a cidades.

  • embalagens novas---------> embalagens que acabou de sair da fabrica, 0 bala, novíssimas.

    novas embalagens---------> precisa de outras embalagens.

  • Quando o adjetivo novo vem antes dum substantivo, normalmente equivale a renovado ou outro. Quando vem depois, normalmente significa jovem (ou recente, se for coisa

    novas embalagens= outro tipo de embalagem

    embalagens novas=o mesmo tipo de embalagem,porém ainda não usadas,novas.

    Grandes cidades= cidades importantes.

    Cidades grandes>>se referindo a extensão territorial da cidade,a cidade tem uma extensão territorial grande.

    ou seja,tanto a letra B quanto a E mudam o sentido.Questão deveria ser anulada,mas fazer o quê né

    Bola pra frente

  • b) novas embalagens.

  • como sempre mais uma questao forçada da fgv

  • e a letra E ?

  • Phoebe, foi o mesmo que interpretei também.
  • É só elaborar uma frase ,e colocar as palavras que estão sendo cobradas .Que se chega na resposta.

  • oxe, "grandes cidades" e "cidades grandes" com certeza tem sentidos diferentes também. eu heim...

  • Matando a charada:

    parte 1

    → No texto principal, o autor introduz a ideia de um novo tipo de embalagem, ou seja, as empresas usam novos materiais para composição da embalagem.

      

    A partir da Revolução Industrial, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente...

    O próprio texto traz as informações do que mencionei...

    "aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, em que a maior parte dos produtos – desde guardanapos de papel e latas de refrigerantes, até computadores – é utilizada e jogada fora com enorme rapidez.

    parte 2

    A nossa querida questão pede uma informação que altere o conteúdo do texto.

    Novas embalagensEmbalagens Novas

     A partir da Revolução Industrial, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir embalagens novas no mercado, aumentando consideravelmente...

    Ou seja as embalagens serão novíssimas.

    Para fechar:

    Exemplo: Comprei um celular e a empresa utiliza a politica de reciclar as embalagens, inventando novas embalagens...

    Outro exemplo: "A Nestlé apresenta as novas embalagens colecionáveis do Leite Moça Light. O redesenho foi feito pelo , de São Paulo." Ou seja, refeita.

    Exemplo: Ao chegar em casa recebi uma encomenda com uma embalagem nova em folha, que nunca vi antes... :)

  • Olha, eu acertei a questão por ver algumas dicas por aqui mesmo de adjetivos relacionais e fazer muitas questões da FGV , contudo essa quyestão sim tem dois GABARITOS ISSO TÁ MUITO CLARO 

  • A FGV é pior do que o zagueiro do Liverpool nada passa, chutando

  • Acerteiiiii...consegui após resolver muuitas questões da banca neste mesmo estilo.

  • como disse creuzimar cezar.s grandes cidades" e "cidades grandes respondi está... nesse brasil até as vagas devem haver ilegalidade. A banca da feira deve usar crack e coca para fazer as perguntas, umas não tem sentido nem pé e cabeça. tem vaga que tem gente destinada passar... na educação que o Brasil tem, fazer perguntas nesses níveis e umas sem sentido e erradas, poupem os brasileiros, só deus na misericórdia desse país sem emprego.

  • Veja:

    novas embalagens (outras embalagens, embalagens diferentes)

    ▪ embalagens novas (embalagens zeradas, não usadas)

    Nos outros casos, a troca não vai alterar o sentido.

    Gabarito letra B.

    Fonte: Prof. Felipe Luccas

  • EXPLICANDO a letra "E": o sentido mantem-se o mesmo porque ambos os termos estão no plural, então o sentido é o mesmo entre "cidades grandes" e " grandes cidades", que significam que se referem ao tamanho das cidades. Isso não seria o mesmo se o adjetivo "grande" estivesse no singular, o que haveria mudança de sentindo em "grande cidade" ( refente à enaltecimento, admiração, elogio a uma cidade) e " cidade grande" ( referente à extensão, comprimento, tamanho elevado de uma cidade) .

    GABARITO LETRA B

  • Cidade grande tem sentido de capital. Mais uma vez a banca falhou.

  • Com todo respeito colega, mas não concordo Thiago C. com o seu exemplo.

    Grande Cidade (no seu exemplo). Tem Sentido Subjetivo = Uma cidade muito boa de morar. Pode ser boa para mim, mas pode ser ruim para outra pessoa.

    Cidade Grande. Tem Sentido Objetivo = Uma cidade extensa. Inegável.

    Mesma coisa quando digo:

    Grande Homem. Tem Sentido Subjetivo = Um homem bom, íntegro, mas pode não ser para outros.

    Homem Grande. Tem Sentido Objetivo = Um homem alto. Inegável.

    >> Parece que o comentário que o colega Alisson Matheus fizera faz mais sentido (quando no plural ter a mesma semântica). Só gostaria que algum Professor do QC explicasse melhor todas as alternativas e isso também.

  • Tanto a B quanto a E quando analisadas fora do contexto servem como resposta, porém no texto a letra E já aparece invertida.

    A letra E da forma que está já carregaria uma subjetividade, todavia entendemos no TEXTO que a intenção era falar sobre a dimensão, ainda que invertêssemos continuaria dando a noção de dimensão.

  • Vivian Lopes

    08 de Abril de 2016 às 12:34

    Cidades grandes: tamanho 

    Grandes Cidades: Importância.

    TAMBÉM SEGUI ESSE RACIOCÍNIO...

  • Não tem explicação gente, é duplo gabarito, já vi questão que cidade grande e grande cidade mudava o sentido.

  • Esta ai a prova que aquilo que vc estuda para qq prova, não vale para a FGV. Triste...

  • ainda bem que não foi só meu raciocínio em questão da letra " e"

  • GABARITO: B

    a) modernas metrópoles. → Correto. Não há mudança de sentido. Dizer "modernas metrópoles" é o mesmo que dizer "metrópoles modernas". Veja: "Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado das modernas metrópoles/metrópoles modernas fez com que (...)"

    .

    b) novas embalagens. → Errado. Ao realizarmos a troca, o sentido muda. Veja: "As fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado." → Aqui há o sentido de mudança. Ao dizermos, do contrário, embalagens novas, o sentido é de que é a mesma embalagem, mas nova.

    .

    c) enorme rapidez. → Correto. → Correto. Não há mudança de sentido. Dizer "enorme rapidez" é o mesmo que dizer "rapidez enorme". Veja: "(...) a maior parte dos produtos é utilizada e jogada fora com enorme rapidez/rapidez enorme".

    .

    d) crescimento acelerado. → Correto. Não há mudança de sentido. Dizer "crescimento acelerado" é o mesmo que dizer "acelerado crescimento". Veja: "Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado/acelerado crescimento das modernas metrópoles fez com que (...)"

    .

    e) grandes cidades.→ Correto. Não há mudança de sentido. Dizer "grandes cidades" é o mesmo que dizer "cidades grandes", no contexto do texto dado, pois o sentido de metrópole permanece. Veja:" Até hoje, no Brasil, a maior parte dos resíduos recolhidos nas grandes cidades/cidades grandes (nas metrópoles) é simplesmente jogada (...)"

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Cidade grande e grande cidade altera o sentido sim. Questão deveria ser anulada

  • NOVAS EMBALAGENS = NOVIDADE

    EMBALAGENS NOVAS = NOVIDADE OU EM ESTADO DE NOVO / COISA NOVA

    A BANCA TENDE A QUERER A RESPOSTA AMBÍGUA.

  • Fgv gosta de usar as palavras NOVAS e GRANDES.

    Em NOVAS sempre há alteração se sentido. Lembrar que um carro novo (inédito, zero bala, carro do ano retirado na loja), não é um novo carro (pode ser um carro antigo).

    Em GRANDES, também pode haver mudança de sentido, mas depende muito do contexto.

  • Embalagens novas: os mesmos tipos, mas zeradas, intactas, limpas etc. Novas embalagens: embalagens com diferenças no design, na forma, na cor, no tamanho, enfim, reestruturadas.