SóProvas


ID
1858603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O cloridrato de fexofenadina é um anti-histamínico com atividade antagonista seletiva dos receptores H1 periféricos. Em animais de laboratório, não foram observados efeitos anticolinérgicos ou bloqueio dos receptores alfa 1 adrenérgicos. Estudos de distribuição tecidual realizados com a fexofenadina radiomarcada em ratos demostraram que esse princípio ativo não atravessa a barreira hematoencefálica.

Considerando o fragmento de texto acima, obtido da bula de um medicamento que contém cloridrato de fexofenadina como princípio ativo, julgue o seguinte item, com relação às drogas anti-histamínicas.

Para diminuir a secreção ácida das células tubulares gástricas, aliviando os sintomas de úlceras pépticas, devem ser utilizados anti-histamínicos com atividade antagonista seletiva dos receptores H1 periféricos.

Alternativas
Comentários
  • receptores H2

  • ERRADO

    Os antagonistas dos receptores H2 inibem, de modo reversível e competitivo, a ligação da histamina e, deste modo ocorre uma inibição da secreção de ácido gástrico. Ainda que de forma indirecta, estas moléculas diminuem também a secreção ácida induzida pela acetilcolina e pela gastrina. Existem quatro antagonistas dos receptores H2: cimetidina, ranitidina, famotidina e a nizatidina. A estrutura destas moléculas difere dos anti-histamínicos H1 visto que contêm um anel imidazol intacto e uma cadeia lateral sem carga.

    FONTE: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/3739/1/ANA%20LEONOR%20NETO%20PINTO%2C%2018329.pdf