SóProvas


ID
1859416
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 A conquista do Brasil

   Por gerações, o brasileiro se acostumou a ver o seu país, sua história e sua cultura como exemplos de paz e confraternização sem paralelo entre as nações. A imagem do brasileiro como um povo cordial que aceita melhor a miscigenação e é mais tolerante com as diferenças sociais e políticas, num país conciliador, que não se envolve em guerras e se mantém neutro diante de conflitos, se sobrepõe como traço cultural, sem grandes traumas nem contestações.

    Os brasileiros se orgulham de pensar que o Brasil não precisou de uma guerra com a que separou os Estados Unidos da Inglaterra, nem passou por conflitos internos sangrentos como a Secessão. Manteve-se afastado das conflagrações, a começar pelas duas guerras mundiais que marcaram a primeira metade do século XX – na segunda delas, meio pró-forma, enviou expedicionários à Itália, numa fase em que o conflito já se encaminhava para o fim. O país manteve-se neutro na maioria dos grandes conflitos passados, recentes e contemporâneos. E saiu pacificamente de uma ditadura militar de 21 anos, em 1985, com o restabelecimento do governo civil e, depois, da democracia.

    Ao construir um modelo de concórdia, que combina com a fachada do povo pobre, mas alegre, que se expressa pelo carnaval, o samba e o futebol, o Brasil esqueceu muita coisa. Foi o último país do mundo a abolir a escravidão, em 13 de maio de 1888. Um dos seus maiores heróis nacionais, Tiradentes, foi esquartejado. O Brasil dizimou a população masculina de um país vizinho na Guerra do Paraguai. Deixou uma esteira de mortos nos porões do regime militar, que pela via do golpe havia derrubado em 1964 o presidente João Goulart.

    Aliviaram-se tensões sociais latentes e sepultou-se o passado beligerante sobre o qual foi construída uma nação homogênea, mesmo em meio a tanta diversidade. O Brasil acomodou-se à versão oficial de sua história, em que foram escondidas as rupturas, as questões sociais e os fatos que não interessam tanto a sua autoimagem dentro do mundo civilizado.

(Thales Guaracy)

Há, em língua portuguesa, um grupo de adjetivos chamados “adjetivos de relação", que possuem marcas diferentes dos outros adjetivos, como a de não poder ser empregado antes do substantivo a que se refere, nem receber grau superlativo. Assinale a opção que indica o adjetivo do texto que não está incluído nessa categoria.

Alternativas
Comentários
  • O adjetivo cordial aceita grau superlativo: cordialíssimo. Os demais não.
    Gabarito: D

  • Letra D

     

     

    Porém utilizo a regra do '' SUPER '' para identificar  adjetivos de  grau superlativo:

     

    Herói super nacional: ?

     

    Guerra super mundial?

     

    Diferença super nacional: ?

     

    Povo super cordial: Sentido

     

    Traço super cultural: ?

  • Herói muito nacional?  Não - adjetivo de relação 

    Guerra muito mundial? Não - adjetivo de relação 

    Diferença muito social? Não - adjetivo  de relação 

    Povo muito cordial?  Siiiiiimmmmmm - aceitou então não é  adjetivo de relação,  ah fique atento tb quanto à  ordem, neste caso poderíamos escrever cordial povo.

    Traço  muito cultural? Não - adjetivo de relação 

  • O índice de erros da questão mostra que tem algo de errado em sua elaboração. Força! Não somos tão burros assim.

  • Há, em língua portuguesa, um grupo de adjetivos chamados “adjetivos de relação", que possuem marcas diferentes dos outros adjetivos, como a de não poder ser empregado antes do substantivo a que se refere, nem receber grau superlativo.

    Para fins de observação, segundo a Nova Gramática do português contemporâneo dos autores Celso Cunha e Lindley Cintra, não existe qualquer proibição do substantivo não poder ser empregado antes, assim reescrevo: “Não admite graus de intensidade e vem NORMALMENTE posposto ao substantivo”

  • letra D: CORDIALISSIMO

  • Coloque o advérbio muito antes dos adjetivos e procure uma resposta que há variação ;)

    LETRA D 

    POVO MUITO CORDIAL , POVO CORDIALÍSSIMO . 

  • Mais questões acerca do tema: Q588118 (FGV - 2015), Q587843 (FGV - 2015), Q452315, Q643171, Q633832, Q629235.

    Bons estudos!

  • Adjetivo de relação tem como característica a objetividade, sendo assim, o "cordial" é o único que tem traços de subjetividade.

  • Posso sim por um superlativo antes de cultural, não perde sentido.

  • Povo cordial - Adjetivo de qualidade (Subjetivo; Juízo de Valor; Verdade de alguém)

    Quanto aos outros, notem a objetividade, ausência de valor opiniativo e a ocorrência de derivação sufixal, caracterizando os adjetivos de relação.

  •  Para encontrar a resposta é simples, faça a seguinte pergunta:

    a) Herói (muito) nacional?

     b) Guerra (muito) mundial?

     c) Diferença (muito) social?

     d) Povo (muito) cordial?. A única em que faz sentido.

     e) Traço (muito) cultural?

  • ADJETIVO DE RELAÇÃO

    ·        tem valor semântico objetivo, ou seja, não expressa subjetividade ou ponto de vista;

    ·        é derivado por sufixação de um substantivo;

    ·        vem colocado após o substantivo;

    ·        não varia em grau superlativo, ou seja, não pode ser intensificado

     

     Para a FGV, o que mais costuma pesar em questões assim é a sua capacidade de interpretar se um adjetivo tem valor semântico objetivo (adjetivo de relação/classificador) ou subjetivo (adjetivo qualificador/modalizador).

     

  • Em “povo cordial”, temos uma opinião. Podemos inclusive variar em grau: “povo muito cordial”. Por isso, nosso gabarito é letra D.

    Os outros adjetivos são de relação: nacional “relativo a nação”, mundial “relativo a mundo”; social “relativo a sociedade”, cultural “relativo a cultura”. Então, temos especificações objetivas do substantivo. Não é possível graduar nem deslocar tais adjetivos.

    Gabarito letra E

    Fonte: Prof. Felipe Luccas

  • Ajuda na resolução:

    adjetivos subjetivos: dependem da vontade do falante.

    ex: povo generoso.

    O povo é generoso na opinião dofalante.

    adjetivos objetivos: não dependem da vontade do falante.

    ex: água pluvial.

  • Características do adjetivo de relação: 1- vem obrigatoriamente depois do substantivo; 2- é oriundo de um substantivo (Ex.: mundial->mundo); 3- tem objetividade, não é opinativo; não aceita superlativação.
  • Os adjetivos relacionais são conhecidos também como objetivos.