SóProvas


ID
1862509
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                                        Atividade humana causa

                          “marcas evidentes” no registro geológico

      A atividade humana alterou os sistemas naturais da Terra a tal ponto e deixou marcas tão evidentes no registro geológico do planeta que, se os especialistas assim decidirem, as gerações futuras não deverão ter problemas em identificar o chamado Antropoceno, a “era dos humanos”. Esta é a conclusão de uma equipe internacional de cientistas após uma revisão de diversos estudos relacionados ao assunto, publicada na edição desta semana da revista “Science”.

      Cunhado pelo biólogo americano Eugene F. Stoermer no início dos anos 1980, o termo Antropoceno faz referência à maneira como os geólogos nomeiam os vários éons, eras, períodos, épocas e idades pelas quais a Terra passou nos seus cerca de 4,6 bilhões de anos de existência. De lá para cá, ele tem sido usado com cada vez mais frequência por pesquisadores e profissionais das mais variadas áreas para destacar como a Humanidade está mudando nosso planeta.

                                                                     (Cesar Baima, O Globo, 08/01/2016) 

“...publicada na edição desta semana da revista ‘Science’”.

A datação implícita na expressão sublinhada tem por parâmetro

Alternativas
Comentários
  • "publicada na edição......"

    letra ="D"

  • Letra D! Porém ia ficar mais correta se fosse "publicado na revista" porque publicado o texto pode ser confundido com a publicação do texto acima.

  • D

    "Publicada na edição desta semana" = se refere à semana que houve a publicação da edição da revista, consequentemente, a publicação do estudo. 
  • Marquei A. Pensei que se referia ao texto que saiu em O Globo (texto da prova) e não à publicação do artigo na Science ao qual o texto de O Globo se refere. 

  • A publicação semanal da revista coincide com a publicação da reportagem. 

  • FGV ta diferente ou é impressao minha ? O.o 

  • Na minha opinião é realmente publicado o texto acima no Globo. Porque o texto pode ter sido escrito dias atrás, e depois ter sido editado e publicado.

  • eu pensei que queria dizer que o tal do estudo publicado na tal da revista foi publicado esta semana...fazendo referência ao texto que nós estamos lendo ter sido escrito na mesma semana.  POR FAVOOOOOOOOOOR COMENTÁRIOS DO PROFESSOR.

  • A resposta do gabarito pode ser até a D, mas discordo totalmente.

    A paritr do momento que o texto está datado (08/01/2016), subentende-se que o texto foi escrito neste dia e que sua publicação pode se dar em semana diversa da escrita. Logo, seria letra A e não D.

  • Reafirmo, prova ridiculamente mal feita, duas alternativas corretas e a escolha arbitrartia de uma logica que só o criador da questão sabe e define, sem deixar rastro delimitador dessa lógica. 

  • A FGV deu uma mudança forte nesse começo de 2016, mas não foi uma mudança técnica ou engrandecimento, foi uma mudança no sentido de tentar criar questões mais dificeis ao mesmo tempo que tem incapacidade de dar base teorica para elas, deixando duplicidades por toda prova, se vier com esse gracinha vai ter gente entrando na justiça para anular a prova e dependendo da bizarrice que vier, eu aprovo.

  • De cara interepretei que seria a data da publicação da matéria. D

  • Critério da FGV: vamos criar questões ambíguas em que o candidato tem que adivinhar o que nós queremos de modo a baixar as notas de forma aleatória e não precisarmos anulá-las, já que o nosso gabarito não pode ser considerado "errado".

    Ao menos eles poderiam tirar dos editais a denominação prova "objetiva" quando se referem a português...

    Eu já estou tão paranoico com essas questões da FGV que eu começo a ler os textos e enunciados procurando a armadilha. Às vezes erro uma questão porque deixo de seguir a lógica normal para seguir uma aparente pegadinha que eu acho que a banca criou.

  • Interessante FGV... conte-me mais sobre isso... Agora você considera a data de publicação do texto... pois bem, em questões anteriores você considerava a data de escritura do texto... o que aconteceu? mudou de opinião?

  • - Não é a letra A porque o cara poderia ter escrito o texto uma semana antes, por exemplo.                                                                             - Não é a letra B porque eu poderia ler o texto uma semana depois, por exemplo.                                                                                           - Não é a letra C porque o texto não diz quando o estudo foi feito.                                                                                                                   - Não é a letra E porque o texto não diz quando a equipe se reuniu.

    Resp. Gab D. [...] ''publicada na edição desta semana''. Que semana? - a semana em que o texto foi publicado, oras.

  • Errei por falta de atenção. 

    desta semana Refere-se a publicação da revista Science e não do texto O Globo. 

    a) Não tem como saber quando o texto da revista Science foi escrito 

    b) Não tem nenhuma relação 

    C) Não tem nenhuma relação 

    D) Correta

    E) Não tem nenhuma relação 

  • Gabarito D

     

    Apenas complementando..

     

    Esta >> Catáfora (refere a termo Posterior) >> tempo presente

    Essa >> Anáfora (refere a termo Anterior) >> tempo passado próximo

    Aquela >> tempo passado distante

  • A mais fácil até o momento, me surpreendeu achei que fosse brincadeira......

  • “...publicada na edição desta semana da revista ‘Science’”.

     

    O Desta (de+esta) é exofórico ou dêitico, ou seja, faz referência a algo fora do texo. Não tem como ter a precisa informação de qual semana se esta falando ao analizar o texto, logo essa informação é obtida fora do texto.

     

  • A FGV mudou de opinião sobre datação de textos? Não é mais quando foi escrito, mas agora quando foi publicado? E na prova vamos ter de adivinhar o que a FGV quer?

  • Isso parece raciocínio lógico, botou a "A" de peadinha! A mais correta letra D, para pegar os mais apressados, na hora da prova é fogo!

    Tb, poderia ter escrito o texto em outra época e publicado depois...como já comentado aqui.

  • “...publicada na edição desta semana da revista ‘Science’”.

    A datação implícita na expressão sublinhada tem por parâmetro:


    gabarito (d);

    Acertei essa questão pelo fato dela sublinhar DESTA SEMANA, a qual não teríamos como saber. Pois tenho a datação do texto na prova (o globo), mas não temos a datação da revista SCIENCE.


    Rolou um pouco de raciocínio lógico nessa questão. FGV é sinistra!

  • Achei fácil e depois de ler os comentários eu entendi as dúvidas.
    Vejam bem: “...publicada na edição desta semana da revista ‘Science’”.
    Era para se ater somente na frase e não procurar datas e algo do tipo.

    Bastava perguntar: "O que houve nesta semana?"  A publicação! Era o termo mais próximo ao qual se referia o nesta!. Achei simples.

  • Realmente dá para confundir com a alternativa "a". Pensei bastante antes de marcar o gabarito. Concordo com o raciocínio de Débora Teobaldo. Mas como a banca quer sempre dificultar, eles não colocaram "publicado na revista".

  • Nossa, essa realmente pra mim parece muito esquisita. Vi o argumento de alguns de que não tem como saber quando foi escrito, mas na verdade, a meu ver, não dá para saber quando será publicado. O cara quando estiver escrevendo, usará o pronome demonstrativo tal sem saber quando será publicado, até porque  não há como ele escrever sobre algo que ocorreu depois.

  • Essa só erra quem quer!

  • Esse espaço está parecendo o muro das lamentações. Pessoal reclamem com a banca examinadora. Usem esse espaço apenas para explicar a resposta correta.

  • Interpretei a questão me colocando na posição do escritor do texto, Cesar Baíma, no momento em que ele escreve. Ele leu a matéria e na mesma semana já escreveu o texto que só foi publicado no dia 08/01/2016. Pode ser que o autor tenha lido a matéria da revista Science e escrito o texto para O Globo no ano de 2014, ou 2015, ou na mesma semana em que o texto foi publicado.

    Com isso, é fato que ele leu a matéria e escreveu um texto na mesma semana. Mas, existe a dúvida se estes fatos (de ler a matéria e escrever um texto) acontecem na mesma semana em que o texto escrito para O Globo foi publicado.

    No meu ponto de vista, não há sentido tomar como referência apenas a publicação da revista Science, pois, na alternativa considerada correta pela banca, o termo texto refere-se ao trazido por ela.

  • “...publicada na edição desta semana da revista ‘Science’”.

     

    "a semana em que foi publicado o texto."

     

    Gabarito: D 

     

    Avante, rumo à posse!!!

     

  • COMENTÁRIOS DO PROFESSOR

  • não reclamem, leiam cuidadosamente, e analisem tudo... não adianta de nada está criticando a banca, a dificuldade é a mesma para todos!

  • " Esta é a conclusão de uma equipe internacional de cientistas após uma revisão de diversos estudos relacionados ao assunto, publicada na edição desta semana da revista “Science” "

    Cesar Baima, O Globo, 08/01/2016

  • Essa é pra não zerar,né, fgv?!

  • Bem, vamos lá. Não tem porque ficar discutindo interpretação de texto aqui se o grande problema é entender o que a FGV quis dizer com a palavra "texto". Se é o texto do Globo ou o texto da Science. Sabendo isso a questão fica ridícula. Ou seja, mais uma da FGV que não avalia conhecimento.

  • "O Globo, 08/01/2016" - é um texto jornalístico. Não é romance, poesia ou filosofia, é jornalismo. O intuito desse tipo de texto é ser claro e de preferência direto e simples de se entender. Não cabe aí a subjetividade q teria uma referência implícita à data de escrita do texto. Além disso, o autor, quando escreve, sabe, sim, quando o texto será publicado.

    Se não entendeu ainda, segura esse exemplo:

    A revisão é publicada na Science na segunda feira, daí na quarta o jornalista da Globo, Cesar Baima, escreve o texto e na quinta o texto é publicado no site O Globo. Todo mundo que ler esse texto, não importa quando leia, vai saber q o "desta semana" se refere a semana de publicação da postagem no site O Globo, já que, pra um texto jornalístico, é a única coisa q faz sentido.

    Ainda em dúvida? Entre no site do O Globo e veja você mesmo quantas referências temporais há lá, todas sendo interpretadas, corretamente, a partir da data de publicação (quando não é pra interpretar assim, eles deixam explícito).