SóProvas


ID
1863283
Banca
BIO-RIO
Órgão
IABAS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2

“Cabe ressaltar que a falta de educação, saúde, segurança pública, de políticas públicas, de conselhos comunitários eficazes (integrando os adolescentes às atividades da comunidade), de efetividade dos direitos fundamentais e de aparelhamento nos institutos de internação de menores são algumas das causas imediatas e mediatas desse fenômeno que é a delinquência infanto-juvenil. Por isso, não devemos conceber apenas o lado da penalidade aos jovens. Tem-se, de longas décadas, a omissão do poder público no tocante à prática de atos concernentes à viabilização das normas constitucionais garantidoras de direitos essenciais, tendo em vista que grande parte da população é excluída do digno convívio social. Isso enaltece o desnivelamento de classes e por via refletiva afrontando a dignidade da pessoa humana, surgindo, ainda que não justificante, uma camada criminalizada da população, constituindo-se em um núcleo de violência que atinge toda a sociedade."

                         (Revista Visão Jurídica, Sande Nascimento de Arruda)

“...surgindo, ainda que não justificante, uma camada criminalizada da população, constituindo-se em um núcleo de violência que atinge toda a sociedade." A forma adequada da substituição da oração reduzida sublinhada por uma oração desenvolvida é:

Alternativas
Comentários
  • “...surgindo, ainda que não justificante, uma camada criminalizada da população, constituindo-se em um núcleo de violência que atinge toda a sociedade." A forma adequada da substituição da oração reduzida sublinhada por uma oração desenvolvida é:  ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA REDUZIDA DE GERÚNDIO. 

     a) que ( A QUAL)  se constitui em um núcleo de violência.  - A CAMADA CRIMINALIZADA DA POPULAÇÃO (A QUAL ) SE CONSTITUI. - ORAÇÃO COMEÇA PELO PRONOME RELATIVO QUE. 

  • GABARITO ------A

  • Temos aí uma Oração Subordinada Adjetiva reduzida de gerúndio. A alternativa correta é a A porque temos um Pronome Relativo "que" introduzindo a subordinada. Uma forma fácil de saber que se trata de uma Adjetiva, é observar que a subordinada se refere a um nome.