SóProvas


ID
1863682
Banca
BIO-RIO
Órgão
Fundação Saúde
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a comorbidade que ocorre em alguns quadros de transtornos psicopatológicos, um diagnóstico diferencial deve considerar alguns princípios de semelhança e diferenças entre os fenômenos humanos. Nesse sentido é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Paulo Dalgalarrondo, em seu livro "Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais ", edição de 2008, a confiabilidade (reliability) de um procedimento diagnóstico (técnica de entrevista padronizada, escala, teste, diferentes entrevistadores, etc.) diz respeito à capacidade desse procedimento produzir, em relação a um mesmo indivíduo ou para pacientes de um mesmo grupo diagnóstico, em circunstâncias diversas, o mesmo diagnóstico. 
    A validade (validity) diz respeito à capacidade de um procedimento diagnóstico conseguir captar, identificar ou medir aquilo que realmente se propõe a reconhecer. 
    A sensibilidade, por sua vez, está relacionada à capacidade desse procedimento de detectar casos verdadeiros incluídos na categoria diagnóstica.
    Já a especificidade do procedimento refere-se à capacidade de identificar verdadeiros “não-casos" em relação à categoria diagnóstica que se pesquisa. 
    Segundo o autor,  o ideal de um procedimento diagnóstico é que ele seja confiável (reprodutível), válido (o mais próximo possível da “verdade" diagnóstica), com alta sensibilidade e especificidade.
    Vamos ver o erros das demais assertivas:
    A) um bom psicodiagnóstico clínico define a condução do tratamento sem necessariamente discriminar depressão maior de distimia.
    Como poderá ser bom o psicodiagnóstico e tratamento sem esse importante diagnóstico diferencial.

    B) exames complementares podem e devem substituir um diagnóstico baseado exclusivamente em dados clínicos
    São um auxílio ao diagnóstico psicopatológico.

    C) de forma geral, existem sintomas psicopatológicos totalmente específicos de um determinado transtorno mental. 
    De modo geral, não existem sinais ou sintomas psicopatológicos totalmente específicos de determinado transtorno mental.
     
    E) o psicodiagnóstico deve ser sempre bidimensional, ou seja, considerar as dimensões clínicas e psicológicas do transtorno.
    O diagnóstico psiquiátrico deve ser sempre pluridimensional, contemplando várias dimensões clínicas e psicossociais para uma formulação diagnóstica completa.


    GABARITO: D