SóProvas


ID
1864609
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação aos elementos e às características que configuram e determinam a cultura organizacional, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As organizações adotam padrões de cultura objetivos e subjetivos.

( ) Os artefatos são criados pela organização como parte da sua cultura.

( ) As crenças, expectativas e percepções são parte da cultura organizacional.

As afirmativas acima são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Cultura Objetiva é aquela que consiste nas manifestações produzidas pela sociedade(literatura,música,ciência,arte,lingua,etc).Seria o produto concreto criado pela sociedade.a Cultura Subjetiva pode ser encontrada em manifestações vagas,como valore,crenças e no uso da língua, levando a uma competência intercultural

     

    Artefatos: São considerados o primeiro nível de uma cultura organizacional, pois são os mais superficiais e perceptíveis. Podemos dizer que os artefatos são as coisas concretas que cada um consegue ver dentro de uma organização, eles são os produtos, serviços e padrões que nos indicam visual e auditivamente como é a cultura organizacional da empresa. Os símbolos, heróis, rituais, histórias e cerimônias são exemplos de artefatos.

     

    A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais.

     

    todas verdadeiras ( fazem parte da cultura organizacional)

  • cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar, ainda, que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.

    Autores como Chiavenato (1999) e Vergasta (2001) indicam que, apesar de ser mais estática e enraizada, a cultura organizacional pode sofrer mudanças ao longo do tempo, mesmo se deparando com a resistência da organização e de seus funcionários.

  • PERCEPÇÃO é  PARTE do CLIMA enão da cultura!!!!! Que questão  estranha

  • As crenças, expectativas (CULTURA) e percepções (CLIMA)  são parte da cultura organizacional.

    O clima é resultado da cultura organizacional e as duas coisas andam juntas...mas a questão é de ferrar. Bom anotar pra saber o que a banca diz que é ne´...rs

  • Rafael, a questão trata de cultura ORGANIZACIONAL, portanto, aspectos ligados as organizaçoes e, no caso, aspectos objetivo, são os tangíveis, formais, como os artefatos básicos.

  • A materia de administração vai além da decoreba gente. Alguns autores trazem a percepção como parte da cultura organizacional, por exemplo, no estacionamento de uma empresa os dirigentes da cúpula tem o seu nome descrito em uma plaquinha para a vaga perto das árvores. As pessoas percebem que outra é importante quando ela estaciona naquelas vagas sem necessariamente ter uma plaquinha no nome dela. A percepção aqui está mais no sentido latu sensu.

    A percepção do clima organizacional é mais intresseca, tem um sentido strict sensu, o melhor exemplo é quando temos aquela sensão do clima pesado da empresa, que podem ser da percepção subconciente dos comportamentos dos colegas de trabalho.

     

    Para resolver questões assim é importante que quando o edital saiu fazer inúmeras questões sobre a banca. Muitas delas tem uma doutrina majoritaria de conceitos. Agora sabemos que a banca FGV tem em seu entendimento que a percepção faz parte da cultura.

  • PERCEPÇÃO faz parte da cultura sim!

    Pressuposições básicas da cultura: É o terceiro nível da cultura organizacional, sendo o mais intimo,
    profundo e oculto da cultura. É aqui que se encontram as crenças inconcientes, percepções, tabus, sentimentos e pressuposições básicas que
    regem o pensamento das pessoas.

    Carlos Xavier - estratégia concursos.

  • GABARITOD

    Cultura Objetiva é aquela que consiste nas manifestações produzidas pela sociedade(literatura,música,ciência,arte,lingua,etc).Seria o produto concreto criado pela sociedade.a Cultura Subjetiva pode ser encontrada em manifestações vagas,como valore,crenças e no uso da língua, levando a uma competência intercultural

     

    Artefatos: São considerados o primeiro nível de uma cultura organizacional, pois são os mais superficiais e perceptíveis. Podemos dizer que os artefatos são as coisas concretas que cada um consegue ver dentro de uma organização, eles são os produtos, serviços e padrões que nos indicam visual e auditivamente como é a cultura organizacional da empresa. Os símbolos, heróis, rituais, histórias e cerimônias são exemplos de artefatos.

     

    cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais.

     

    todas verdadeiras ( fazem parte da cultura organizacional)

  • Níveis Cultura Organizacional

    Observáveis (artefatos) - Superficial - roupas, prédio. O que pode ser visto.

    Valores - Intermediário - normas, ideologias, liberdade. Nem sempre pode ser visto.

    Pressupostos - Profundo - sentimentos, crenças. Difícil de ser visto.

  • A cultura é subdividida em aspectos visíveis ou dimensão OBJETIVA (artefatos) e aspectos invisíveis ou

    dimensão SUBJETIVAS(pressupostos básicos e valores).

    Inclusive a FGV ama cobrar essas nomenclaturas.

    Fonte: PDF Gestão de Pessoas, Prof. Camila Montenegro.

  • Gabarito D

    Cultura contem o Clima

    NÍVEIS DA CULTURA:

    ·       Artefatos(FORMAIS E ABERTOS): visíveis, superficiais e perceptíveis.

    o  Artefatos comportamentais: Ritos, rituais e cerimônias;

    o  Artefatos verbais: histórias, heróis, tabus, mitos;

    o  Artefatos físicos: símbolos, estrutura, tecnologias.

    ·       Valores compartilhados - (INFORMAIS E FECHADOS): invisíveis e enraizados; são justificativas para o comportamento(RAZÕES PELAS QUAIS ELAS FAZEM O QUE FAZEM). Ex.: filosofias, atitudes, o código ético e moral do grupo.

    ·       Pressupostos básicos(INFORMAIS E FECHADOS)é a camada mais profunda da cultura. Ex: As crenças inconscientes, as percepções, os sentimentos e as pressuposições dominantes e nas quais os membros acreditam.

  • Gabarito: D

  • (V) – A cultura é subdividida em aspectos visíveis ou dimensão objetiva (artefatos) e aspectos invisíveis ou dimensão subjetiva (pressupostos básicos e valores). Inclusive a FGV ama cobrar essas nomenclaturas.

    (V) – São os aspectos visíveis da cultura organizacional.

    (V) – São os aspectos invisíveis da cultura organizacional.

    Gabarito: D

  • resposta correta é letra A

    V - F - V