SóProvas


ID
1865569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação às abordagens administrativas que abrangem desde a teoria clássica até a contingencial, julgue o item a seguir.

A teoria clássica absorveu concepções da burocracia ao adotar uma abordagem indutiva, que visa atuar das partes para o todo.

Alternativas
Comentários
  • Quando estudamos as Teorias Administrativas, aprendemos a "cronologia". Sabemos que a partir das criticas feitas à Teoria Classica e à Teoria das Relações humanas, alguns estudiosos foram buscar uma teoria sólida e abrangente, surgindo assim a Teoria da Burocracia. Logo, podemos dizer que é ao contrário. 

    Fonte: Chiavenato, Adm. Geral e Publica e anotações.

  • Também creio que o erro está na parte final da afirmativa.
    Administração científica: tarefa -> atividade -> processo (das partes para o todo)
    Escola Clássica: Estruturação das empresas (do todo para as partes)

    #(é apenas um trecho do meu resumo)#
    quem puder fundamentar com algum autor, agradeço desde já!

  • Pra mim o erro está em afirmar que a teoria clássica adotou uma abordagem indutiva, ao contrário, traz regras bem definidas a serem usadas.

  • Gabarito: ERRADO

    A teoria que atuava das partes para o todo era a Teoria da Administração Científica.

     

    Taylor (Administração Científica) - é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operário e seus cargos) para o todo (organização empresarial).

    https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/teorias-administrativas-resumo-bizu​

     

    Na teoria Clássica, ao contrário, partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas...

    fonte: Administração Geral e Pública, Prova e Concursos. Idalberto Chiavenato, 2012. Página 11

  • Acho que erro da questão é quando diz que a Teoria Clássica adotou o metódo inditivo. Na verdade, Fayol partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural, superando a abordagem analítica e concreta de Taylor.

     

    Resposta: Errado

  • ERRADA. Analisei da seguinte forma:

    1)CERTA   Absorveu (mesmo que aplicou) concepções da burocracia( vem da Teoria da Burocracia de Max Weber, que traz os tipos de autoridade), assim, na Teoria Classica de Fayol existe a presença da autoridade na organização formal ( direção ,chefes como autoridade de comando).

    2)CERTA Adotando uma abordagem indutiva ( a nível de direção e chefia presentes na organização, haverá indução para que as tarefas sejam realizadas e os objetivos sejam atingidos - efiácia de Fayol)

    3)ERRADA que visa atuar das partes para o todo. Na teoria clássica dá enfase na estrutua " De cima para baixo", da direção para os departamnetos e assim por diante.

  • A teoria da burocracia é posterior

  • Perfeito Julio Vanz!! A abordagem clássica é anterior à burocrática, então não tinha como aquela absorver nada desta, simples assim!!

    Pode-se dizer que as empresas que adotavam a teoria clássica passaram a absorver concepções da burocracia, mas isso não muda a teoria clássica, essa é estática na forma como foi escrita pelo seu autor.

    O resto do pessoal trabalhou bem mais para achar a resposta (e acho que parte até viajaram um pouco!), mas se acertaram, ta valendo!!

  • A Teoria Clássica adotou a abordagem Prescritiva e Normativa. E é do todo para as partes.

  • Rodrigo Collet, a questão fala da Teoria Clássica (1916) em relação à Teoria da Burocracia (1909).

    Você confundiu, visto em seu comentário, com a Abordagem Clássica, que engloba: Teoria da Adm Científica (1903)Teoria da Burocracia (1909)Teoria Clássica (1916).

    Ou seja, a Teoria da Burocracia está dentro da Abordagem Clássica e é posterior à Teoria Burocrática.

    Logo, o erro  da questão é afirmar que é uma abordagem indutiva quando na verdade é uma abordagem prescritiva e normativa.

     

    Deus é Maravilhoso!

  • Com relação às abordagens administrativas que abrangem desde a teoria clássica até a contingencial, julgue o item a seguir.

    A teoria clássica absorveu concepções da burocracia ao adotar uma abordagem indutiva, que visa atuar das partes para o todo.

    ERRADA- Para a Teoria Clássica, os aspectos organizacionais são analisadas de cima para baixo (da direção para execução) e do todo para as partes (da síntese para análise), exatamente ao contrário da abordagem da Administração Científica.

    http://www.coladaweb.com/administracao/taylor-e-fayol

  • Dedução: do todo para as partes Indução: das partes para o todo Logo a Teoria Clássica era dedutiva, sendo prescritiva e normativa.
  • Pessoal, surgiu uma dúvida e agradeço se alguém puder ajudar. A colega "AFT Almeida"  diz em seu comentário "Teoria da Burocracia está dentro da Abordagem Clássica e é posterior à Teoria Burocrática". Nunca ouvi falar sobre essa divisão em "Teoria Burocrática" e Teoria da Burocracia" e nem que a Teoria da Burocracia está dentro da Abordagem Clássica. Já fiz questões que consideram a Teoria da Burocracia como uma abordagem TRADICIONAL, mas sempre dentro da Abordagem Estruturalista, e não na Abordagem Clássica. 

    Por favor, me indiquem a fonte de vocês ; )

    __________________________

    "Os primeiros esboços de uma Teoria Geral da Administração surgiram com a chamada "ênfase nas tarefas", através da Administração Científica de Taylor, nos EUA. a seguir, a preocupação básica dos autores passou para a "ênfase na estrutura" com a Teoria Clássica e com a Teoria da Burocracia de Weber, na Europa, que tiveram um desdobramento posterior com a a Teoria Estruturalista". Teoria Geral da Administração (6a edição) - Idalberto Chiavenato.

    Nesse mesmo livro, há um quadro em que o autor diz quando nasceram as teorias do pensamento administrativo:

    1903 - Adm. Científica

    1909 - Teoria da Burocracia

    1916 - Teoria Clássica

    _________________________________

    No livro Administração Geral e Pública, também do Chiavenato:

    "A partir da década de 1940, as críticas feitas tanto à Teoria Clássica - pelo seu mecanicismo - como à Teoria das Relações Humanas - por seu romantismo ingênuo - revelaram a falta de uma teoria da organização sólida e abrangente e que servisse de orientação para o trabalho do administrador. Alguns estudiosos foram buscar nas obras de um economista e sociólogo já falecido, Max Weber, a inspiração para essa nova teoria da organização. Surgiu, assim, a Teoria da Burocracia na Administração".

     

  •  

    abordagem indutiva é um método baseado em uma referência DE CONCEITO  (TEORIO BUROCRATICA) NA AFIRMAÇÃO DE OUTRO CONCEITO( teoria classica), mas meus amigos A TEORIA CLASSICA VEIO EM  1916.

    A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração por volta da década de 1940, ENTAO NAO TEM COMO   A teoria clássica absorver concepções da burocracia SE A TEORIA CLASSICA VEIO EM PRIMEIRO, E OUTRA A ANALISE EM AMBAS TEORIAS É DE CIMA PARA BAIXO!!!

  • A linha do tempo é a seguinte:

     

    Administração Científica (1903)

    Teoria da Burocracia (1909)

    Teoria Clássica (1916)

    ...

     

    Fonte: Profº. Carlos Xavier (Estratégia Concursos)

  • Gente, o erro da questão foi mencionar como uma abordagem indutiva. Isso significa uma abordagem voltada ao Impirismo, o qual se considera o conhecimento baseado um uma experinência, generalizando a coisa, O foco da Teoria clássica e Administração Ciêntifca foi técnicas ciêntificas voltadas a combater o impirismo. 

  • Teoria Clássica = estrutura organizacional é analisada de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo para as partes (da síntese para a análise).
    Chiaventato TGA 7ª edição. p. 85

  • Só eu que achei o comentário da professora absurdo?

    Pelo menos segundo o que eu estudei, Chiavenato (2016), a Teoria Clássica, teoria elaborada por Fayol e seus colegas, tem o objetivo de melhorar a eficiência da organização DO TODO PARA AS PARTES. Ou seja, o foco está em melhorar a estrutura da organização. Fayol e seus colegas são, inclusive, chamados de anatomistas (estrutura) e fisiologistas  (funcionamento) da administração. Esse acredito que seja o maior erro da questão.

    A professora diz que nessa época não se via a organização como um todo. Talvez não focando no todo, mas não foi isso que a questão disse. 

    Pg 11, Chiavenato, Administração Geral e Pública provas e concursos:
    "Na teoria clássica, ao contrário, partia-se DO TODO ORGANIZACIONAL e da sua estrutura para garantir eficiência A TODAS AS PARTES envolvidas, fossem elas órgãos..."

  • Outra coisa.

    A teoria da burocracia surgiu, na administração, em 1940 quando estudiosos TROUXERAM O CONCEITO DE BUROCRACIA ELABORADO POR MAX WEBER PARA A ADMINISTRAÇÃO. Porém,  A BUROCRACIA, AS ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS, esses conceitos surgiram antes, pois foram formulados pelo sociólogo (Alemão se não me falha a memória) Max Weber. Ou seja, a questão não fala em momento algum sobre TEORIA DA BUROCRACIA NA ADMINISTRAÇÃO. Ela fala apenas em burocracia, o que, segundo colegas, surgiu em 1909. A meu ver o verdadeiro erro da questão é a inversão "das partes para o todo", quando deveria ser "do todo para as partes".

  • Abordagem Clássica é DEDUTIVA.

    Abordagem Burocrátiva é INDUTIVA.

    A Teoria Clássica atua do TODO PARA AS PARTES.

  • A teoria da Burocracia veio no fim da década de 30 NO BRASIL, mas veio no mundo antes, ou quase concomitante com a teoria Clássica. 

    No mundo, a teoria da Burocracia data de 1906, e muitos autores separam as três teorias, a Clássica, a Burocrática e a Científica, como teorias Classico-Mecanicistas. 

  • Muitos comentários errados (inclusive o dessa professora).

     

    Seguindo o pensamento de Bruno Braga, que especificou o erro da questão:

     

    Teoria Adm Científica = visão de BAIXO para CIMA (das PARTES para o TODO);

     

    Teoria Clássica = visõa de CIMA para BAIXO (do TODO para as PARTES);

     

  • Essa era para não zerar a prova.

  • Direto ao erro:

    Teoria Clássica: sua abordagem não é indutiva (é dedutiva) e visava atuar do TODO para as PARTES

  • A ORDEM É A SEGUINTE:

       1903 - Administração Científica

       1909 - Teoria da Burocarica

       1916 - Teoria Clássica

       1932 - Teoria das Relações Humanas

       1947 - Teoria Estruturalista

       1951 - Teoria dos Sistemas

       1953 - Abordagem Sociotécnica

       1954 - Teoria Neoclássica

       1957 - Teoria Comportamental

       1962 - Desenvolvimento Organizacional

       1972 - Teoria da Contingência

       1990 - Novas Abordagens

     

    NOTEM QUE, REALMENTE, A CLÁSSICA INCORPOROU PARTE DA BUROCRÁTICA. MAS, O ERRO ESTÁ EM DIZER QUE A CLÁSSICA PARTE DAS PARTES PARA O TODO, ISSO É DA TEORIA CIENTÍCIA, E NÃO DA CLÁSSICA. LOGO, 

     

     

    TEORIA CIENTÍFICA: FOCO NAS TAREFAS (a menor parte desempenhada por um indivíduo) - DAS PARTES PARA O TODO.

    TEORIA CLÁSSICA: FOCO NA ESTRUTURA - DO TODO PARA AS PARTES.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

     

  • A teoria clássica não suga nada da teoria burocrática. Além disso, sua
    abordagem é voltada para o todo da estrutura organizacional, não tendo foco
    nenhum em atuar sobre cada uma de suas partes.

    (QUESTÃO COMENTADA PELO PROFESSOR CARLOS XAVIER ESTRATÉGIA CONCURSO)

  • Questão para não causar constrangimento do candidato, ou seja, para evitar um zero!!!

    Gab> E.

  • BPCP Questões, muito relativo o seu comentário. Conheco muitos candidatos bem preparados que escorregam em questões fáceis como essa. É bom não desprezar uma questão sequer.

  • ABORDAGEM CLÁSSICA (gênero)

    espécies:

    - TEORIA CIENTÍFICA: ESTUDO DAS TAREFAS - DAS PARTES PARA O TODO. Taylor - É uma abordagem de baixo para cima.

    - TEORIA CLÁSSICA: ESTUDO DA ESTRUTURA - DO TODO PARA AS PARTES. Fayol - É uma abordagem de cima para baixo.

    Ps. Teoria da Burocracia surgiu após a Teoria Clássica.

  • GAB: ERRADO!

    A teoria da burocracia foi criada em 1909 por Max Weber , difundida  por volta da década de 1930-1940 como consequência da dificuldade em se definir uma teoria das organizações que de fato servisse para a orientação do trabalho do administrador, já que a Teoria Clássica era excessivamente mecanicista e a Teoria das Relações Humanas era excessivamente romântica.

     

    Ou seja, a administração burocrática surgiu depois da clássica, logo, nem tem como a  teoria clássica ter absorvido concepções da burocracia.

  • teoria burocrática vem depois da teoria clássica. Não tem como absorver ideais que nem tinham sido criados ainda

  • Teoria classica do TODO p/ as partes. Com essa informação vc já mataria essa questão. Anota ai no seu resuminho pra revisar depois. :) 

  • Na verdade, a ideia de burocracia já existia muito antes das abordagens da administração. 

  • Comentário:
    A teoria clássica não suga nada da teoria burocrática. Além disso, sua
    abordagem é voltada para o todo da estrutura organizacional, não tendo foco
    nenhum em atuar sobre cada uma de suas partes.
    GABARITO: Errado.

    Prof: Carlos Xavier (PDF Estratégia)
     

  • Importante distinguir indução e dedução, pois são formas opostas de raciocínio. 

    Indução: raciocínio em que, de fatos particulares, se chega a uma conclusão geral (vai de uma parte ao todo). 

    Dedução: raciocínio que parte do geral para o particular (vai do todo a uma parte).

    Logo, corrigindo o item: A teoria clássica [1916] absorveu concepções da burocracia [1909] ao adotar uma abordagem dedutiva [e não indutiva], que visa atuar do todo para as partes [e não das partes para o todo].

     

  • Errado, não tem nem logica a teoria classica ter absorvido essa característica pq a burocracia veio bem depois. Bons estudos. 

  • ERRADO.

    Bastava lembrar que Teoria clássica veio antes da burocrática, logo essa afirmativa é impossível de acontecer.

     

  • No contexto histórico a abordagem clássica antecede a burocrática.

  • A popular TEORIA DA BUROCRACIA NA ADMINISTRAÇÃO todos concordam que surgiu dos trabalhos de Max Weber. Agora quando surgiu os trabalhos de Weber eu ja não sei. 

    Segundo Chiavenato, livro Introdução a TGA, 7 ed.; parte VI Abordagem estruturalista da adm; cap 11 modelo burocrático de adm; Item: Origens da Teoria da burocracia; 

    "A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração por volta da década de 1940..."

  • "Em resumo, a teoria weberiana se assemelha à Teoria Clássica da organização quanto à ênfase na eficiência técnica e na estrutura hierárquica da organização.
    Contudo, ambas as teorias são diferentes entre si:
    1. A Teoria Clássica preocupou-se com detalhes, como amplitude de controle, alocação de autoridade e responsabilidade, número de níveis hierárquicos, agrupamento de funções, etc., enquanto Weber preocupou-se mais com os grandes esquemas de organização e sua explicação.
    2. Quanto ao método, os autores clássicos utilizaram uma abordagem dedutiva, enquanto Weber é essencialmente indutivo.
    3. A Teoria Clássica refere-se à organização industrial, enquanto a teoria de Weber integra uma teoria geral da organização social e econômica.
    4. A Teoria Clássica apresenta uma orientação normativa e prescritiva, enquanto a orientação de Weber é descritiva e explicativa."

    Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração

  • E

    A Teoria Clássica, historicamente, aparece antes da Burocrática. Portanto, não há como absorver concepções da burocracia.

  • ERRADA

     

    ACREDITO QUE EXISTEM COMENTÁRIOS EQUIVOCADOS, POIS A TEORIA CLÁSSICA VEIO DEPOIS(1916) DA BUROCRÁTICA(1909). A CIENTÍFICA QUE VEIO ANTES DA BUROCRÁTICA.

     

    1° A TEORIA CLÁSSICA TINHA UMA VISÃO DO TODO PARA AS PARTES.

    A TEORIA CLÁSSICA É PRESCRITIVA E NORMATIVA E NÃO INDUTIVA.

     

    ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA QUE TEVE UMA VISÃO DA PARTE PARA OTODO, COM ÊNFASE NAS TAREFAS.

  • Alguns comentários equivocados sobre a ordem das teorias,

    A linha do tempo é a seguinte:

    Administração Científica (1903)

    Teoria da Burocracia (1909)

    Teoria Clássica (1916)

    ....

     

  • Para a BANCA CESPE:

    1º ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA: TAYLOR - PARTES PARA O TODO

    2º BUROCRÁTICA: WEBER -TODO PARA AS PARTES

    3º CLASSICA: FAYOL - TODO PARA AS PARTES

     

  • Parei quando li "A teoria clássica absorveu concepções da burocracia " e pensei "Uai?! Como? Sendo que a Teoria Clássica veio antes da Burocrática?!

     

  • Fernanda, eu pensei exatamente como você e acertei a questão. Mas ta errado... 
    De acordo com os comentários dos colegas... Burocrática veio antes da Clássica.
    1909 - Teoria da Burocarica
    1916 - Teoria Clássica

  • FONTE: PROF. CARLOS XAVIER (ESTRATÉGIA)

    Comentário:
    A teoria clássica não suga nada da teoria burocrática. Além disso, sua abordagem é voltada para o todo da estrutura organizacional, não tendo foco nenhum em atuar sobre cada uma de suas partes.


    GABARITO: Errado.

  • ERRADO

     

    Teoria Científica= Taylor> Das partes p/ o todo  (Visão de baixo p/ cima)

     

    Teoria Clássica= Fayol> Do todo p/ as partes (Visão de cima p/baixo)

  • A teoria clássica não suga nada da teoria burocrática. Além disso, sua

    abordagem é voltada para o todo da estrutura organizacional, não tendo foco

    nenhum em atuar sobre cada uma de suas partes.

    GABARITO: Errado

    Carlos Xavier- estratégia concursos.


  • a teoria clássica não suga nada da teoria burocrática

  • Ainda que você não tenha estudado teoria da burocracia e mesmo que não saiba o que é uma abordagem indutiva você conseguiria matar essa questão. Afinal, a teoria clássica não “visa atuar das partes para o todo”. É exatamente o contrário! Na teoria clássica adota-se uma abordagem de cima para baixou, ou seja, do todo (estrutura) para as partes (tarefa).

    Existe até uma impossibilidade histórica no enunciado. A teoria clássica tem como marco inicial a obra de Henri Fayol de 1916. A teoria burocrática é posterior (popularizou-se na década de 1940). Além disso, na teoria clássica temos uma abordagem do todo para as partes (de cima para baixo).

    Gabarito: ERRADO

  • A Teoria Clássica analisa a estrutura organizacional de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo para as partes (da síntese para a análise). Esse procedimento se coaduna com uma abordagem dedutiva, e não indutiva.

    Além disso, a Teoria da Burocracia surgiu na Teoria Geral da Administração por volta da década de 1940, quando a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas disputavam entre si o espaço na teoria administrativa e apresentavam sinais de obsolescência e exaustão para sua época. Portanto, não é correto afirmar que a Teoria Clássica absorveu concepções da burocracia.

  • A abordagem sistémica visa atuar das partes para o todo.

  • Abordagem Sistêmica da Organização busca olhar as organizações como um todo, com partes que se inter-relacionam, e dar devida importância para todas as partes do conjunto. Dentro da Abordagem Sistêmica da Organização, encontram-se algumas colaborações de teóricos importantes e suas teorias ou movimentos.

  • Pessoal, cuidado quando for comentar! Se NÃO tiver certeza, NÃO comente!

     

    Quando comecei estudar essa matéria, fiquei confusa em relação quando surgiram as teorias, justamente por conta de comentários. Depois, fui estudar melhor a respeito, e a confusão começa quando não se sabe que há dois ‘termos’: ABORDAGEM Clássica e a TEORIA Clássica.

     

    -->Na ABORDAGEM CLÁSSICA contem a Teoria da Administração Cientifica e a Teoria Clássica.

     

     

    1903 – Teoria da Administração Cientifica

    1909 – Teoria da Burocracia (apesar de ter sido criada em 1909 ela foi aplicada entre 1930 – 1940)

    1916 – Teoria Clássica