SóProvas


ID
1867072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O resultado das previsões presente no balanço orçamentário corresponde à diferença entre a

Alternativas
Comentários
  • Na elaboração do orçamento ocorre a previsão da receita e a fixação da despesa. Apesar dos termo fixação da despesa, a previsão no orçamento público não está relacionada somente com a receita, mas também com a despesa, apesar de a literatura não tratá-la como previsão, a despesa é prevista sim, visto que pode ser alterada para mais ou para menos (créditos adicionais/economia da despesa), ou seja ela é dinâmica e não fixa ou imutável como muitos podem interpretar.

     

    Portanto, o resultado das previsões presentes no balanço orçamentário é a diferença entre a receita prevista e a despesa fixada.

     

    Resposta: Letra A

  • Fica meio estranho dizer que a despesa é prevista, uma vez que a mesma é fixada...

  • Errei, mas nem fique chateado. Muito mal elaborada o comando da questão rsrs.

  • José, é porque a lei 4320 dispôs assim...

    "Você deve ter reparado que o artigo 102 da Lei nº 4.320/1964 traz um conceito um tanto impreciso para o Balanço Orçamentário, uma vez que menciona despesas previstas e não fixadas (que é o aceito atualmente). Isso se deve ao transcurso de tempo entre os conceitos aplicados atualmente pelo MCASP e o ano de edição da Lei nº 4.320/1964. No entanto, uma vez que as Bancas gostam muito de reproduzir o conteúdo literal desse artigo, mesmo que tal conceito esteja superado. Portanto, se aparecer em uma questão o termo “despesa prevista”, não marquem errado no item por causa disso! Itens literais, copiados das leis, estão corretos." Dica do prof Marcel Guimarães - CPU

  • Essa questão te pede o resultado orçamentário ou simplesmente as previsões? Lendo direito parece que são só as previsões e por isso que a letra correta é A.

    Caso pedisse o resultado orçamentário a alternativa correta seria a letra E.

    FONTE: TBADIN: TEC CONCURSOS

  • Absurda a criatividade da banca