Homeostase: é a tendência existente em alguns organismos para o equilíbrio e conservação de elementos fisiológicos e do metabolismo através de alguns mecanismos de regulação. É considerado que um organismo está em homeostasia quando substâncias químicas estão em concentrações adequadas, a temperatura é estável e a pressão é apropriada.
Biocenose: Ou biota, corresponde a todo o conjunto de seres vivos que vivem em determinada região e que interagem entre si. Em outras palavras, ela compreende todo o conjunto de seres vivos que existe em determinado ecossistema.
Biótipo: É o conjunto de características herdadas geneticamente e adquiridas no ambiente que configura o indivíduo.
Ecótopo: O ecótopo corresponde ao ambiente ecológico de certo ser vivo (determinado por seus fatores físicos e químicos) ou a um tipo específico de hábitat dentro de determinada área geográfica.
Anisotropia: Caracteriza a diferente reação dos diferentes órgãos de uma planta ao mesmo estímulo. Quanto à influência da força da gravidade, o caule é anisotrófico relativamente à raiz. O caule tem geotropismo negativo e a raiz geotropismo positivo.