SóProvas


ID
1870066
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 O respeito à diversidade e suas implicações nos direitos humanos
     
A diversidade é um dos temas mais atuais da sociedade, e ao se

pensar na escola, é um tema que ganha extrema relevância. Pois é na

escola, onde a criança e o jovem desenvolve grande parte de suas

relações sociais, que é necessário se desenvolver e ampliar a cultura do

respeito ao que é diferente.

      Quando se trata de inclusão/exclusão, é oportuno compreender mais amplamente esses processos abordando-os de forma dialética.

      Na abordagem da dialética inclusão/exclusão, realça-se o entendimento de que, para compreensão desses processos e o enfrentamento da exclusão, é necessário percebê-los de modo mais abrangente, em seu alcance e ocorrências, e não apenas com referência a um único grupo social.

      O princípio de que, para enfrentar a exclusão, é preciso compreendê-la como processo que ocorre em várias circunstâncias, é também adotado neste texto, acrescentando-se que a percepção no contexto mais abrangente em que se situam: o da diversidade. O enfrentamento da exclusão necessita do empenho acadêmico, social e político em decisões e movimentos pela inclusão, justiça e autonomia dos sujeitos, respeitando-se suas diferenças socioculturais e identitárias.

      Contudo, ressalva-se que não se entende ou propõe o acolhimento à diversidade como subalternização do outro, do diferente, como forma de colonização, mas sim garantindo-se seus direitos à vida cidadã e, nesse sentido, a sua efetiva participação nas decisões políticas e a sua afirmação como sujeitos sociais. É nesse sentido que se assume, como premissa e perspectiva deste estudo, a reivindicação do respeito à diversidade, em seus vários contornos. [...]

      A qualidade e a dignidade da vida humana são valores inestimáveis, devendo ser princípios e propostas de superação de preconceitos e estigmas baseados em equívocos geradores de comportamentos que destoam de parâmetros essenciais à sociedade plural, em que se privilegiam e mantêm as garantias dos direitos humanos e o princípio constitucional da igualdade.

      (Mary Rangel. Língua Portuguesa, nº 57, ed. Escala. Fragmento.)

O trecho em destaque “A diversidade é um dos temas mais atuais da sociedade, e ao se pensar na escola, é um tema que ganha extrema relevância. Pois é na escola, onde a criança e o jovem desenvolve grande parte de suas relações sociais, que é necessário se desenvolver e ampliar a cultura do respeito ao que é diferente." possui uma INCORREÇÃO de acordo com a norma padrão indicada em:

Alternativas
Comentários
  • Pois é na escola, onde a criança e o jovem desenvolve  ... Errado

    Pois é na escola, onde a criança e o jovem desenvolvem... Correto

     

    Letra A

  • Sujeito composto ANTES do verbo é OBRIGATÓRIO o plural.

  • Pois é na escola , onde a criança e o jovem desenvolvem grande parte de suas relações sociais.

  • O interresante dessa questão é que no próprio texto já veio escrito errado,só não achava que isso poderia ou pode acontecer,pois,geralmente sempre vem escrito correto.Essa banca é um tanto,sei lá.

  • SUJEITO COMPOSTO ANTES DO VERBO - Plural obrigatório

    SUJEITO COMPOSSTO DEPOIS DO VERBO - Verbo concorda com o núcleo mais próximo ou verbo concorda com todos os núcleos, indo para o plural.

    Letra A ;)

  • "possui uma INCORREÇÃO de acordo com a norma padrão indicada em:"

    Enunciado estranho. Pensei que era para procurar a opção errada, quando fui pros itens vi que era o contrario.

    Resposta: letra A

  • Questão delicada.

    Quando o núcleo
     do sujeito é composto e são sinônimos ou quase sinônimos, admite-se a concordância no singular. No entanto, não foi a interpretação adotada pela banca. Se fosse questão do CESPE certamente seria aceito o singular. Pode ser passível de recurso, tendo em vista que muitos doutrinadores adotam essa interpretação

  • Pessoal, a questão foi anulada.

    https://www.qconcursos.com/arquivos/prova/arquivo_gabarito/47479/idecan-2016-ufpb-administrador-gabarito.pdf

  • Criança e jovem ( sujeito composto anteposto ao verbo, fica no plural. Mas, Se vier posposto, single/plural) desenvolvem.

  • Recurso Procedente. Questão Anulada.

    De acordo com o enunciado da questão: “O trecho em destaque “A diversidade é um dos temas mais atuais da sociedade, e ao se pensar na escola, é um tema que ganha extrema relevância. Pois é na escola, onde a criança e o jovem desenvolve grande parte de suas relações sociais, que é necessário se desenvolver e ampliar a cultura do respeito ao que é diferente.” possui uma INCORREÇÃO de acordo com a norma padrão indicada em:” deveria ser assinalada a alternativa que apontasse a incorreção presente no trecho em destaque. Sabendo-se que Em “A diversidade é um dos temas mais atuais da sociedade, e ao se pensar na escola, é um tema que ganha extrema relevância. Pois é na escola, onde a criança e o jovem desenvolve grande parte de suas relações sociais, que é necessário se desenvolver e ampliar a cultura do respeito ao que é diferente.” A regra diz: Verbo depois do sujeito = plural, porém, também o verbo que tem mais de um sujeito pode concordar com o sujeito mais próximo quando os sujeitos são sinônimos ou quase sinônimos, ex.: “A conciliação, a harmonia entre uns e outros é possível” ou “Todo o seu comentário, toda a sua exegese e todo o seu exame crítico vinha insuflado dessa virtude elucidativa em que a sua contribuição pessoal se fazia sentir, ainda que no campo da hipótese ou da conjectura.” O sujeito composto “a criança e o jovem” é um exemplo de sujeito composto de núcleos quase sinônimos. Deste modo, a incorreção apontada na alternativa “A” não é verdadeira. A alternativa “B) A expressão “é necessário” deveria apresentar a forma no plural em concordância com os dois núcleos aos quais se refere.” não pode ser considerada correta, pois, a expressão “é necessário” fica invariável se acompanhada de substantivos que exprimem ideia genérica, indeterminada. A alternativa “C) O segmento “é um tema que ganha” deveria ser substituído por “são temas que ganham” em concordância com a expressão anterior “temas mais atuais”.” não pode ser considerada correta. Deste modo, o que a alternativa “C” descreve como INCORREÇÃO, é falso, e por isso não deve ser assinalada. Tal incorreção apontada na alternativa “C” não está presente no trecho em destaque. Em: “A diversidade é um dos temas mais atuais da sociedade, e ao se pensar na escola, é um tema que ganha extrema relevância. Pois é na escola, onde a criança e o jovem desenvolve grande parte de suas relações sociais, que é necessário se desenvolver e ampliar a cultura do respeito ao que é diferente.” o trecho destacado estabelece concordância com o sujeito “A diversidade”, singular. Como a incorreção indicada em: “D) A expressão “grande parte de suas relações sociais” é falsa, pois, não se pode associar uma expressão no singular – grande parte – a um complemento no plural.” não é verdadeira, tal alternativa não pode ser indicada como correta. Não há qualquer contrariedade gramatical no que concerne a tal estrutura.