SóProvas


ID
1871314
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                            Rápida e acessível

      A justiça imaginada pelos antigos era representada por uma estátua fria, embora endeusada. Os egípcios viam‐na com uma espada nas mãos, que significava obrigatoriedade de cumprimento de suas decisões. Era a deusa Maat, de cujo nome se originou o vocábulo magistrado. A mitologia grega nos legou a figura de Themis, deusa do Olimpo, casada com Júpiter, de cuja união foram gerados a Equidade, a Lei e a Paz. Tinha em sua mão direita a balança, simbolizando o equilíbrio e a ponderação. Os romanos acresceram a Themis e a Maat a venda nos olhos, simbolizando a imparcialidade. Era a figura da Iustitia.

      A Justiça ainda carece de todos esses atributos. Suas decisões devem ter a força da obrigatoriedade, gerar equidade e paz, de acordo com a lei, e ser imparciais. Mas só isso não basta. Em uma linguagem mitológica, talvez devêssemos acrescentar a tais figuras o atributo de Hermes, o Deus da Velocidade. A Justiça de hoje tem de ser de fácil acesso e célere.

      Em nosso sistema constitucional integram o Poder Judiciário o Ministério Público e a advocacia, que, ao lado da magistratura, são os alicerces que lhe dão suporte.

      Como passageiros de um só barco, devemos remar na mesma direção, impedindo que nos desviemos da rota a que está obrigada a percorrer a nave para proporcionar à sociedade uma Justiça rápida, eficaz, transparente e acessível. Para tanto, é imprescindível que todos respeitem os direitos, os atributos e as prerrogativas dos demais.

   (Carmen Fontenele foi vice‐presidente da OAB‐RJ. O Globo. 14/12/2012)

“Em nosso sistema constitucional integram o Poder Judiciário o Ministério Público e a advocacia, que, ao lado da magistratura, são os alicerces que lhe dão suporte".

Nesse terceiro parágrafo do texto, o pronome lhe se refere a

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porquê de o gabrito ser a letra B

  • pq a advocacia e o ministério público, assim como a magistratura ,  integram o poder judiciário. Todos eles (MP, advocacia e magistratura ) são os alicerces do poder judiciário , que dão suporte a ele.

    Espero que eu tenha ajudado.

  • indiquem para comentário... 

  • Tenso!

    Errei, mas depois compreendi. É preciso uma leitura atenta, pausada...

    Se colocarmos algumas pontuações, fica mais fácil o entendimento. Assim: "Em nosso sistema constitucional, integram o Poder Judiciário: o Ministério Público e a advocacia (...)"

    Dessa forma, fica mais fácil entender que o Ministério Público e a advocacia, juntamente com a magistratura, são os alicerces do Poder Judiciário.

    OBS.: Essa questão não é sobre Direito Constitucional. Se o MP e a Advocacia Pública integram ou não o Poder Judiciário, pouco importa, não vem ao caso.

  • Também não entendi o porque da letra  B , Antonio  Junior concordo com vc ,dão suporte", suporte esta conjungado no presente do subjuntivo  , dando ênfase a eles nosso sistema , isso da uma idéia de conjunto ou seje questao para ser analisa e entrar com recurso ,  quem da suporte  dá a alguma coisa.

  • Discordo Ana
    O MP e Advocacia Púlbica são funcões essenciais à Justiça, não fazem parte do Poder Judiciário (STF, STJ, TST, TSE, STM, TJ, TRF, TRE e TM, e seus respectivos juízes), pois são órgão independentes.
    Tenho certeza que a banca omitiu a vírgula logo após "Judiciário" justamente para causar dúvidas, fazendo o candidato errar. Deveria estar:
    Em nosso sistema constitucional integram o Poder Judiciário, o Ministério Público e a advocacia, que, ao lado da magistratura, são os alicerces que lhe dão suporte.
    Analisando: O Poder Judiciário, o MP, a advocia e a magistratura são os alicerces do sistema constitucional

  • A questão exige do candidato alto nível de conhecimento em pontuação contextualizada.

    Vamos ver:

    “Em nosso sistema constitucional integram o Poder Judiciário o Ministério Público e a advocacia, que, ao lado da magistratura, são os alicerces que lhe dão suporte".

    1° analise:

    Após o verbo (integram), não tem virgula, então conclue-se ( de acordo com as regras de pontuação e o sentido do verbo) que há algo que compôe o "poder judiciario". De fato essa informação é dita logo depois.

    2° analise:

    Em seguida ele explica usando o pronome relativo "que", dizendo que: " os que integram o poder judiciario (  Ministerio Público e Advogacia) são os alicesse que LHE dão suporte.

    3° analise:

    Fica claro que quem dá suporte ao poder judiciario é o Ministerio Público e Advogacia, são eles dois. ( conhecimento basico do meio juridico tbm ajudaria aqui).

    OBSERVAÇÃO N° 1:  Informação adicional  que a banca colocou para confundir o candidato:

    "ao lado da magistratura" -  pode retirar ela que o sentido continua o mesmo.

    OBSERVAÇÃO N° 2:

    A virgula foi suprimida no inicio da oração, logo após sistema constitucional, isso causou as seguintes duvidas:

    "É no sistema conctitucional que integram 'o poder judiciario e o MP e advogacia' ?  é claro que o sistema constitucinal é composto por diversos desses orgãos, mas a banca quer saber a quem o pronome relativo "LHE" está se referindo.

     Se não ficar muito atento à leitura, já viu...

    Se estivesse da seguinte maneira:

    “Em nosso sistema constitucional, integram o Poder Judiciário o Ministério Público e a advocacia, que, ao lado da magistratura, são os alicerces que lhe dão suporte".  - faria toda diferencia na hora de analisar.

    Veja que  a eliminação da virgula após o vocabulo "constitucional", é, (segundos varios  gramáticos) indispensavél, visto que se trata de algo deslocado da ordem direta para o inicio da oração, e ainda,(segundos varios  gramáticos), o termo é extenso, o que não adimite a eliminação da virgula.

     Abaixo vou colocar a ordem direta e veja como ficaria:

    Os alicerces que dão suporte e intrega o poder judiciario, ao lado da magistratura, são o MP e Advogacia  em nosso sistema constitucional. 

    "Só tem poder quem age"

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  integram o Poder Judiciário o Ministério Público e a advocacia, que, ao lado da magistratura, são os alicerces que lhe dão suporte". 

     

    GABARITO ''B''

  • Questão bem elaborada! A falta de pontuação foi proposital para fazer com que a interpretação do texto e os conhecimentos pregressos confundam o candidato. Porém não se trata de uma questão de direito e sim de português.

  • Pontuação contextualizada!!!! FGV em protugues é outro nivel!!! 

  • “Em nosso sistema constitucional integram o Poder Judiciário o Ministério Público e a advocacia, que, ao lado da magistratura, são os alicerces que lhe dão suporte". 

    Notem que:

    - Se o lhe referi-se a sistema constitucional, seria necessário o emprego da vírgula após o Poder Judiciário, dando a idéia de enumeração.

  • Sem a devida pontuação, fica amplo as possibilidades de restrições. 

  • Essa foi a questão mais TOP MOTHER FUCKER e Fela a P. que a FGV ja criou. Uma banca destruidora de sonhos.

  • É depois de ver o gabarito é facil procurar uma explicação q n existe. Jamais marcaria poder judiciario, pois se assim fosse poderian ser os outros q o seguem... 

  • O MP e a DP não integram o Judiciário, de onde a banca tirou que eles integram?? A lei é clara, art. 92 da CF.

  • Se a resposta é a letra B, então a banca quer dizer que "Em nosso sistema constitucional" é um adjunto adverbial deslocado, por ser de grande extensão a vírgula é OBRIGATÓRIA. Sem essa vírgula obrigatória a banca automaticamente faz com que a questão tenha respostas ambíguas, ou seja, fere o principio básico da meritocracia do concurso público. Basicamente a pessoa teria que jogar uma moeda e tirar as conclusões na sorte, a menos que a prova não fosse OBJETIVA, mas SUBJETIVA.

    “Em nosso sistema constitucionalintegram o Poder Judiciário o Ministério Público e a advocacia, que, ao lado da magistratura, são os alicerces que lhe dão suporte".

    A vírgula que não é apenas uma pausa respiratória, é justamente para evitar essa ambiguidade criada. A banca não bolou uma questão boa de Português, muito pelo contrário, ela bolou uma questão péssima e com um erro grotesco de gramática.

    OBS.: Olhando o gabarito definitivo no site da FGV, podemos ver que a banca aceitou um recurso tornando a letra B a resposta correta, ou seja, alguém percebeu essa ambiguidade e se aproveitou pra alterar o gabarito da questão. O que deixa ainda mais comprovado o que eu disse acima.

  • O MP não faz parte do Poder Judiciário. Mas tudo bem, é uma questão de português, não de constitucional, certo?

  • As pessoas querem criticar a questão dizendo "De onde a banca tirou que MP e DP integram o judiciário", mas esquecem que o texto da questão não pertence a banca, é a reprodução de um texto publicado.

    A banca colocou a fonte do texto: (Carmen Fontenele foi vice‐presidente da OAB‐RJ. O Globo. 14/12/2012)

  • Tá de sacanagem?

    Por isso que chamo de Frustração Getúlio Vargas!

    Gabarito:B

    Atenção ao comentário do Ygor. Muito bom!

    #avagaéminha

  • o MP e a adocacia dão suporte a quem?? ao Judiciário. logo lhe dão suporte!!

  • a banca não cometeu erro não. A banca simplesmente repetiu o erro de quem escreveu o texto e quis testar se o candidato entende o que o escritor quis dizer, a quem o "lhe" realmente, no sentido do texto, se refere. é claro que é ao Poder Judiciário, é dele que a frase está falando.

    OBS.: Eu também errei, viu? Mas foi errado que eu peguei a maldade e entendi o que a banca quis passar.

  • Se a frase tivesse escrita “Em nosso sistema constitucional integram AO Poder Judiciário o Ministério Público e a advocacia, que, ao lado da magistratura, são os alicerces que lhe dão suporte". 

    Aí poderia até ser a B, rsrsrsrs!

  • senta e chora

  • Minha dúvida é: "Como a Vice Presidente da OAB-RJ conseguiu passar no Exame da OAB?..."

  • fora o que já fora dito nos comentários anteriores, o pronome "lhe" não está colocado de maneira errada, isso porque o "lhe" é usado como OI para referir-se a pessoas, nesse caso esta se referindo a instituição???

  • loucura loucura loucura

  • O poder judiciário é integrado por:  Ministério Público e a advocacia, que, ao lado da magistratura são alicerces que lhe dão suporte.

  • Sem pontuação

  • Sem pontuação é complicado.

  • Sem pontuação?

  • FGV sempre ela!

  • Em nosso sistema constitucional, integram o Poder Judiciário: o Ministério Público e a advocacia CE

  • B

  • Por isso que eu prefiro o Cebraspe indo e vindoo! Banca sem noção...

  • Pessoal, a questão é de Língua Portuguesa, não de Direito.

    O foco deve ser na análise sintática, não na "juridicidade" do conteúdo.

  • a fgv é tipo : hummmm essa me parece a certa, então vou eliminá-la
  • A técnica para acertar essa questão é enxergar que "Em nosso sistema constitucional" é apenas um adjunto adverbial de lugar. Daí por diante, começar a análise entendendo o que está recendo suporte dessas três Instituições (o poder judiciário).

  • Basicamente é isso, se vc escrever dessa forma na redação vai ser descontado porém eles podem pq é bonito

  • essa banca é a mais rapariga!
  • “Em nosso sistema constitucional o Poder Judiciário é formado pelo MP e ADVOCACIA, essa última, junto com o MP ( magistratura) são os alicerces de suporte do PODER JUDICIÁRIO”