-
Gabarito errado: CARLOS XAVIER (Estratégia Concursos): teoria ficou conhecida através dos estudos de Lewin, Lipitt e White, autores americanos, com suas pesquisas na Ohio State University. Eles estudaram o comportamento de grupos de pessoas, principalmente em relação ao controle de seus subordinados, e “mapearam” três estilos diferentes: autocrático, democrático e liberal. O líder autocrático seria aquele que controla mais rigidamente seus
empregados. Ele toma todas as decisões e não delega autoridade nenhuma para seus funcionários. Na empresa dele, até compra de caneta Bic tem que ser autorizada por ele antes! Ele define em detalhes como será a atuação de cada pessoa em seu departamento. A participação dos funcionários nos “rumos” e decisões é quase nula. Já o líder democrático seria aquele que contaria com a participação de sua equipe na tomada de decisões. Seria um controle compartilhado, feito em conjunto. Existiria um nível de delegação de autoridades e responsabilidades pelo líder. Alguns autores dividem esse estilo de liderança em dois: o modo consultivo e o participativo.
-
Liderança autocrática
Na liderança autocrática, o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões e os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. A liderança autocrática enfatiza somente o líder.
O líder autocrático é:
Dominador;
Emite ordens e espera obediência plena e cega dos subordinados;
Líder é temido pelo grupo, que só trabalha quando ele está presente.
Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram o maior volume de trabalho produzido, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade.
-
O líder autocrático não determina as providências para a execução das tarefas apenas quando solicitado. O líder autocrático centraliza a tomada de decisão! Deste modo, ele detalha para seus subordinados como, quando e o que cada um deles deve fazer. Não existe esta "liberdade" de atuação na liderança autocrática.
Fonte: Rennó.
-
ERRADO.
O item trata do líder liberal.
-
Gabarito: ERRADO
O líder autocrático seria aquele que controla mais rigidamente seus empregados. Ele toma todas as decisões e não delega autoridade nenhuma para seus funcionários. A participação dos funcionários nos “rumos” e decisões é quase nula. Portanto, a questão falar esse "apenas quando solicitado" está totalmente errada.
-
LIDER LIBERAL
-
ERRADA
QUESTÃO TROUXE UM EXEMPLO DE LÍDER LIBERAL (LAISSEZ-FAIRE).
OBS: NÃO CONFUNDAM ESTILOS DE LIDERANÇA COM TEORIAS DE LIDERANÇA.
ESTILOS DE LIDERANÇA---------------> AUTOCRÁTICO,DEMOCRÁTICO E LIBERAL.
TEORIAS DE LIDERANÇA---------------> BASEADA NOS TRAÇOS, COMPORTAMENTAL E CONTIGENCIAL/SITUACIONAL.
-
Líder liberal.
-
AUTOCRÁTICA
▪ Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;
▪ O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;
▪ O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;
▪ O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
-
O líder autocrático: seria aquele que controla mais rigidamente seus empregados.
O líder democrático: seria aquele que contaria com a participação de sua equipe na tomada de decisões. Alguns autores dividem esse estilo de liderança em dois: o modo consultivo (onde a decisão é tomada pelo líder após consultar a equipe) e o participativo (onde as decisões são tomadas em conjunto).
A liderança liberal: (também chamada de “laissez-faire”, algo como “deixar fazer” em francês) é o estilo em que existe pouco ou nenhum controle do líder sobre seus empregados. A liderança teria somente um papel consultivo, de um esclarecedor de dúvidas e de fornecedor dos recursos para as tarefas.
-
Gab: ERRADO
Segundo Chiavenato, 2004 - 7° Ed.
Liderança Liberal. O líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum. Embora a atividade dos grupos seja intensa, a produção é medíocre. As tarefas se desenvolvem ao acaso, com muitas oscilações, perdendo-se tempo com discussões por motivos pessoais e não relacionados ao trabalho. Nota-se forte individualismo agressivo e pouco respeito ao líder.