SóProvas


ID
1871554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente às relações humanas no trabalho e aos diferentes tipos de liderança.

O líder situacional assume o seu estilo de liderar conforme as diferentes situações cotidianas e, consequentemente, o grupo se sente mais motivado e seguro.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Carlos Xavier (Estratégia Concursos): A teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard pôs o foco da
    liderança nos subordinados, e não nos líderes32. Para eles, a “chave do
    sucesso” da liderança está na escolha correta de um estilo de liderança que
    esteja adequado ao nível de maturidade dos funcionários.
    Para os autores, os líderes devem analisar o nível de maturidade para
    saber como devem se comportar em relação a eles. Um conceito muito
    importante nesta teoria é o de adaptabilidade. Um líder é adaptável (ou
    adaptativo) quando consegue variar o estilo de liderança de acordo com o
    contexto33.
    Ao contrário, um líder rígido só consegue ser eficaz quando seu estilo
    de liderança é adequado ao ambiente que o cerca. Naturalmente, os líderes
    adaptáveis são mais adequados aos nossos tempos.
    Isto acontece porque os funcionários não são todos iguais. De acordo
    com Hersey e Blanchard, eles têm um nível de maturidade variável. Aqui
    estamos definindo maturidade não só de acordo com o aspecto psicológico
    do trabalhador, mas também em relação à sua capacidade de realizar o
    trabalho.

  • Liderança situacional, é um modelo de administração ideal para os momentos de crise. Por meio dele, as dificuldades são minimizadas e os objetivos da corporação alcançados. O gestor com esse perfil delega as tarefas aos colaboradores de acordo com as aptidões ou deficiências que eles possuem, por isso, precisam estar atentos aos pontos fortes e fracos dos funcionários. De acordo com a Teoria da Liderança Situacional de Paul Hersey e Kenneth Blanchard, é de acordo com essa relação entre chefes e subordinados que se torna possível classificar a maturidade dos trabalhadores.

    Saber comandar um negócio e a equipe que dele faz parte nas horas de dificuldade é um diferencial do líder situacional. Esse profissional consegue contornar e eliminar os problemas, adaptando-se ao ambiente e delegando tarefas aos chefiados de acordo com cada perfil, demonstrando assim sensibilidade e atenção para perceber as aptidões individuais dos integrantes do grupo.

  • Seguro como, se tudo depende?

  • CERTO.

    Na liderança situacional o líder escolhe o estilo de liderança que seja adequado ao nível de maturidade dos funcionários e a situação vivenciada.

  • Pois é, afirmar que o gurpo se sente seguro e motivado é complicado.

     

    Mas depois de acertar, todo mundo vira especialista.

  • Força demais a barra essa banca. 

  • Gabarito: CERTO

     

    A teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard pôs o foco da liderança nos subordinados, e não nos líderes. Para eles, a “chave do sucesso” da liderança está na escolha correta de um estilo de liderança que esteja adequado ao nível de maturidade dos funcionários. Um líder é adaptável (ou adaptativo) quando consegue variar o estilo de liderança de acordo com o contexto. Talvez a banca quiz dizer que o grupo se sente mais motivado e seguro porque os subordinados possuem mais liberdade neste estilo.

  • Entendi. Acabei de fazer uma questão falando que ldierança não motiva. Por sinal, era da CESPE

  • mas como gte? como vai se sentir mais seguro com um chefe que um dia da um abraço e no dia seguinte dá uma mijada. nunca se sabe oq esperar... se alguém puder me explicar, agradeço desde já.

  • como posso me sentir seguro quando o ambiente muda constatimente e consequentimente o lider pode mudar sua gestão. Creio que o fato do ambiente ser incerto, as pessoas possam ver como desafios e opotunidades. 

  • ▪ Teorias Situacionais ou Contingenciais - Bowditch e Buono (2002, p. 126) afirmam que “[...] não há um modo ideal de se liderar em todas as situações, ao invés disso, o estilo mais eficaz de liderança é contingencial, ou seja, depende da situação”. Portanto, os líderes que conseguirem adaptar seus estilos e suas próprias escalas de valores às exigências de uma situação ou grupo específico serão sem dúvida mais eficazes que os demais. O que é interessante nesta abordagem, é que ela leva em consideração alguns critérios que as abordagens anteriores não revelavam, como por exemplo, a figura do líder, os seguidores e a situação. Assim ela deixa de lado o comportamento dos líderes, surgindo, dessa forma, a figura dos seguidores e seus anseios em relação ao estilo de liderança adotado. As teorias contingenciais da liderança representam uma importante mudança em relação às teorias dos traços e os estilos de liderança. Isso porque as teorias contingenciais partem do princípio de que para cada situação apresentada haverá um estilo de liderança com comportamentos adequados, ao contrário das anteriores, que consideravam que traços ou características absolutas eram suficientes para caracterizar a liderança.

    Fonte: Prof. Heron Lemos – Tiradentes online - Apostila de Administração 

  • @Carminha Delícia, Motivação é um dos trabalhos da Liderança

    .

  • Essa é boa... --'

  • CERTO

    A teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard diz que a “chave do sucesso” da liderança está na escolha correta de um estilo de liderança que esteja adequado ao nível de maturidade dos funcionários.

    Um líder é adaptável (ou adaptativo) quando consegue variar o estilo de liderança de acordo com o contexto. Os líderes teriam quatro “estilos” ou comportamentos possíveis, de acordo com a combinação dos fatores tarefa e relacionamento: direção, delegação, persuasão e participação.

    Rodrigo Rennó

  • Nem sabia que necessariamente o pessoal se sente mais seguro e motivado... Pois todo mundo deveria usar a liderança situacional agora, todos os subordinados irão trabalhar bem e felizes!

  • Gab: CERTO

    Acho que alguns colegas estão confundindo o real conceito de liderança situacional.

    Ela trabalha com o ambiente, depende da constante interação e mudança entre os atores. O líder deve agir de acordo com a situação apresentada. OK!

    Mas diferente do que alguns comentaram, o líder situacional não irá se comportar baseado em seu humor e sim de acordo com o problema ou cenário no momento. Será nessa hora que ele deverá escolher entre aplicar uma liderança mais autocrática visando maiores resultados, liberal, proceder quando solicitado, ou democrática, buscando a participação e tomada de decisões. Tudo isso com vistas ao líder e liderado, ambiente e organização. Por isso a questão está correta!

    Quando a situação favorável ou desfavorável chegar, o líder situacional saberá como agir e os liderados se sentirão mais seguros nas decisões adotadas. Gerando assim, maior segurança e motivação.

    Vejam o que diz Chiavenato - 2004

    As teorias situacionais são mais atrativas ao administrador, pois aumentam as opções e possibilidades de mudar a situação para adequá-las a um modelo de liderança ou então mudar o modelo de liderança para adequá-lo à situação. O líder deve se ajustar a um grupo de pessoas sob condições variadas. A localização de um líder depende da posição estratégica que ele ocupa dentro da cadeia de comunicações e não apenas de suas características de personalidade. A abordagem situacional da liderança passou a ganhar predominância na teoria administrativa.

  • exatamente

  • no meu entendimento o estilo situacional esta mais ligado ao nível de capacidade da equipe do que com a situação cotidiana. Se a equipe não tem maturidade pra resolver uma situação cotidiana, do dia a dia, o melhor seria assumir o estilo autocrático. Vai entender o Cesp