-
A) ERRADA: as vantagens competitivas não têm relação com o início do planejamento estratégico.
B) CORRETA
C) ERRADA: marketing e finanças são setores do nível tático (ou intermediário).
D) ERRADA: a estratégia de diferenciação de Porter faz com que a empresa invista mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado e qualidade, com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor.
E) ERRADA: matriz S.W.O.T. = instrumento para verificar qual a posição estratégica ideal para a organização com base em quatro variáveis: forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).
-
No inicio do planejamento estratégico inexiste a missão e a visão. Se a empresa nunca fez planejamento estratégico... A não pode estar certa. A mais coerente é a B.
-
- A matriz SWOT é uma ferramenta de gestão amplamente utilizada nas empresas para a definição da estratégia.
SWOT significa Forças (S - Strengths), Fraquezas (W - Weaknesses), Oportunidades (O - Ppportunities) e Ameaças (T - Threats).
Pela sua simplicidade, foi utilizada também em organizações sem fins lucrativos e alguns países.
A análise SWOT permite distinguir o ambiente interno - (fatores e realidades internas - forças e fraquezas) e o ambiente externo (fatores e aspectos futuros - oportunidades e ameaças) da organização.
A identificação do ambiente interno e externo revela-se muito útil para estabelecer estratégias e definir prioridades, tal como para decidir qual a direção a ser tomada de forma a atingir o objetivo, tendo sempre sob um olhar crítico, as ameaças. A empresa dever questionar quais são as suas SWOT? E como lidar com elas de forma a maximizar os resultados?
(https://www.portal-gestao.com/artigos/6198-o-que-%C3%A9-a-matriz-swot.html)
-
A - ERRADO - A PRIMAIRA FASE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TEMOS A VISÃO, OS VALORES, AS ANÁLISES EXTERNAS AS ANÁLISES INTERNAS E A ANÁLISE DOS CONCORRENTES. A MISSÃO ESTÁ NA SEGUNDA PARTE DO MÉTODO.
B - GABARITO.
C - ERRADO - A DEFINIÇÃO DOS DEPARTAMENTOS É COMPETÊNCIA DO PLANEJAMENTO TÁTICO.
D - ERRADO - CONSISTE EM DIFERENCIAR O PRODUTO/SERVIÇO OFERECIDO PELA EMPRESA, CRIANDO ALGO QUE SEJA CONSIDERADO ÚNICO, NO ÂMBITO DE TODA A INDÚSTRIA, OU SEJA, PROPORCIONA ISOLAMENTO CONTRO OS CONCORRENTES.
E - ERRADO - A ANÁLISE SWOT É FOFA, OU SEJA, FORTALEZAS, OPORTUNIDADES, FRAQUEZAS E AMEAÇAS.
-
Favor colocarem as fontes...cada colega está falando uma coisa diferente sobre a letra A e ninguém tem a fonte.
-
Matriz BCG - lembre-se da vaca, do cachorro, da estrela e da interrogação.
-
ALGUÉM PODE COMENTAR MAIS SOBRE BCG ?
-
O modelo BCG parte da premissa de que a organização precisa ter um portfólio de produtos com diferentes taxas de crescimento e diferentes participação de mercado. A composição do portfólio é função do equilíbrio entre fluxos de caixa. Produtos de alto crescimento exigem injeções de dinheiro para crescer enquanto produtos de baixo crescimento devem gerar excesso de caixa. Ambos são necessários simultaneamente. O modelo está baseado em quatro tipos de produtos que determinam o fluxo de caixa de um produto.Tudo o que a organização tem a fazer é demarcar sua condição e selecionar sua estratégia ou então sequenciar suas estratégias ao passar pela matriz, transferindo dinheiro de um negócio para outro da maneira prescrita.
-
A questão versa sobre planejamento estratégico e pede o item correto.
A- INCORRETA. Apesar de não haver consenso em relação às etapas do planejamento estratégico, é sabido que a missão e a visão organizacional são DEFINIDAS em suas primeiras fases. Ou seja, não se chega para estabelecer o planejamento estratégico com a missão e a visão definidas. Elas são definidas no início do planejamento. Já as vantagens competitivas podem ser estabelecidas ao longo do planejamento. Lembre-se de que o próprio planejamento estratégico bem feito já representa uma vantagem competitiva da empresa em relação aos demais concorrentes.
B- CORRETA. A matriz BCG refere-se a uma análise de portfólio através dos seguintes aspectos: crescimento de mercado X participação de mercado. Nelas, os produtos podem ser classificados graficamente da seguinte forma:
_______________________________-____________________PARTICIPAÇÃO
____________+++__(Grande)_____________________________<__________________________________.(Pequena)
....___________________________________.Estrelas....____________ ____Pontos de Interrogação
CRESCIMENTO .------
.._________________ .__________________Vacas leiteiras.____________ Vira-latas ou abacaxi.....(
..__________++___(Pequeno)__
_
◾ Os produtos "pontos de interrogação" contam com pequena participação e necessitam muitos investimentos para participar de um mercado em crescimento.
◾ Os produtos "estrelas" possuem grande participação em um mercado crescente.
◾ As "vacas-leiteiras" estão em um mercado desenvolvido sem expectativas de maior crescimento mas com grande participação. Não precisam de grandes investimentos. Pode representar o futuro dos produtos "estrelas".
◾ "Vira-latas" são os produtos que estão com os dias contados pois não conseguem sobreviver por si só pois não há participação nem mercado suficientes.
C- INCORRETA. O planejamento tático traduz os objetivos amplos definidos no planejamento estratégico para as áreas funcionais como marketing, finanças, logística, dentre outras. Repare que a questão traz departamentos, seções, áreas ligadas ao nível intermediário.
D- INCORRETA. A estratégia de focalização consiste em escolher um nicho ou segmento de mercado e ofertar produtos e serviços voltados às suas necessidades. Já na diferenciação se desenvolvem produtos diferentes e únicos no ponto de vista no cliente no aspecto qualitativo.
E- INCORRETA. A primeira parte está certa. Sobre a segunda, não há tal comparação. Essa ferramenta possibilita a realização do diagnóstico interno e externo da organização. Nessa análise, consideram-se os seguintes aspectos que a matriz visa identificar: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
Fontes:
MOREIRA, E. A. L “Administração Geral e Pública para Concursos”. 4ª ed. Juspodivm. 2019 (pág. 460- 461)
CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. "Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados". 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020.
GABARITO DA MONITORA: LETRA B