-
a) teoria das necessidades de Abraham Maslow expõe a existência de categorias de necessidades (fisiológicas, segurança, afetivo-social, estima e autorrealização) dispostas em hierarquia que devem ser gradativamente satisfeitas
b) de acordo com a teoria Y de Douglas MacGregor, os gestores pressupõem que os funcionários acham o trabalho tão natural quanto o lazer e, portanto, buscam responsabilidades, variedade de habilidades e autonomia.
C) GABA
D) de acordo com a teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg, os fatores que levam à satisfação dos funcionários, quando não atendidos, conduzem à não-satisfação nas organizações.
e) a teoria da avaliação cognitiva sustenta que a introdução de recompensas externas a ações que já foram recompensadas intrinsicamente tende a DIMUNUIR a motivação nos casos de controle organizacional.
-
Herzberg desenvolveu dois fatores que possibilitam a motivação , nao necessariamente motivação , então a classificação é da seguinte forma:
fatores higiênicos : sao também chamados de EXTRÍNSECOS , são os que apenas previnem , evitam a insatisfação dos funcionários, por exemplo , salários , melhorias de cargos .etc
fatores motivadores ; sao chamandos de intrínsecos , visão a motivação dos funcionários os quais são motivados através de sentimentos positivos.
-
Letra (c)
Para o pesquisador, a motivação está ligada com a escolha individual que cada um de nós pode ter sobre determinada atividade. Para ele, para uma pessoa sentir-se motivada em realizar algo, ela necessitaria ter um resultado positivo da seguinte equação:
Motivação = Expectativa x Instrumentalidade x Valor
Fonte: http://jovemadministrador.com.br/teoria-motivacional-de-victor-vroom/
-
A) Hierarquia das Necessidades, de Maslow, é composta pelas categorias fisiológicas, segurança, social, estima e autorrealização, as quais devem ser gradativamente satisfeitas.
B) Descrição da Teoria Y
C) CORRETO
D) Os fatores higiênicos conduzem à Não-satisfação (indiferença) ou a Insatisfação.
Os fatores motivacionais conduzem à Satisfação e à Não-satisfação quando não atendidos.
E) A teoria da avaliação cognitiva sustenta que a introdução de recompensas externas a ações que já foram recompensadas intrinsicamente tende a DIMINUIR a motivação nos casos de controle organizacional.