-
Gabarito E. Meio duvidosa essa alternativa III. Alguém explica?
-
Também estou tentando entender esse gabarito.
-
III. Nem sempre os líderes são relevantes ao desempenho do grupo. Os substitutos de liderança, como uma elevada coesão grupal e uma atividade intrinsicamente gratificante, podem fornecer a mesma influência do líder sobre os subordinados.
Interpretei o item III pela origem da liderança formal e informal;
A liderança será formal se for conferida formalmente a alguém pela cúpula organizacional, ou seja, se for estabelecida(sancionada) pela organização. Será informal ou não sancionada quando surgir naturalmente dentro de um grupo. Aqui, as pessoas se sentem confortáveis com as ideias e influências de uma pessoa e acabam por segui-la, sem que haja uma norma formal estabelecendo esse comportamento.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
[Gab. E]
bons estudos!
-
A liderança situacional, ou líder que adapta diante de certas situações, consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores
-
A alternativa III tem a ver com a Teoria dos Substitutos da Liderança.
-
Gabarito: E.
I e III.
Segundo as teorias mais modernas, um líder não nasce com as características da liderança. Elas podem ser adquiridas com o tempo, através de treinamentos e outras ações contínuas.
-
O desempenho do grupo não depende somente do líder, visto que há estilos de liderança nos quais o líder não é fator essencial, como o estilo abdicrático.
-
nunca ouvi falar nesse item III
gab E
-
A questão versou sobre as abordagens de liderança:
I. CORRETA. Segundo as teorias da liderança situacional não há um único estilo ou maneira de liderar. "O líder deve se ajustar a um grupo de pessoas sob condições variadas". (Chiavenato, 2014, pág 130)
II. INCORRETA. Chiavenato afirma que a "liderança ocorre como um fenômeno social e exclusivamente nos grupos sociais. Ela é decorrente dos relacionamentos entre as pessoas em uma determinada estrutura social. Nada tem a ver com os traços pessoais de personalidade do líder." (Chiavenato, 2014, pág 125)
III- CORRETA. Sobre os substitutos de liderança, Robbins cita que nem sempre a liderança vai ser importante e que há variáveis que podem funcionar como substituta ou mesmo neutralizadora da liderança. No caso da assertiva, ela refere-se aos substitutos de liderança (substitutes for leadership). Para eles, Robbins cita que "não apenas tornam a influência do líder impossível, como também desnecessária". O autor dá um exemplo de que empresas com metas formais, procedimentos rígidos e grupos de trabalhos coesos podem substituir a necessidade de haver uma liderança formal
Fontes: CHIAVENATO. Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014. (pág. 125 e 130) / ROBBINS, Stephen. "Comportamento Organizacional". 11 ed. Pearson. 2005. (página 294)
Portanto, estão corretas apenas as assertivas dos itens: I e III.
GABARITO: LETRA "E".