-
Gabarito E: Teoria da liderança situacional – Hersey e Blanchard
Segundo Paul Hersey e Kenneth Blanchard, “liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação”.
Necessita-se, então, de um método, pelo qual se consiga resultados predefinidos, com e por meio de pessoas.
Hersey e Blanchard desenvolveram um modelo situacional de análise da liderança com ênfase nos liderados, introduzindo uma variável muito importante: a maturidade dos subordinados. Para os autores, a eficácia da liderança depende da adequação do estilo de liderança ao grau de maturidade dos subordinados.
• Maturidade: é a capacidade e a vontade das pessoas assumirem a responsabilidade pela orientação do próprio comportamento, e pode ser dividida em: maturidade no trabalho e maturidade psicológica.
• Maturidade no trabalho: refere-se à capacidade de conhecimento e treino necessários para desempenhar o trabalho, e é avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. pouca maturidade; 2. alguma maturidade; 3. bastante maturidade; e 4. muita maturidade.
• Maturidade psicológica: refere-se ao querer ou à vontade, o que pressupõe autoconfiança e dedicação, e é também avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. raramente; 2. às vezes; 3. frequentemente; e 4. geralmente.
O nível de maturidade (no trabalho + psicológica) dos indivíduos pode, assim, assumir quatro estágios:
-
A teoria situacional de Hersey e Balchard se apoia no relacionamento entre a maturidade dos empregados e o comportamento do líder em relação ao relacionamento e à tarefa.
De acordo com os autores, os empregados variam muito em seu nível de maturidade - sua habilidade de fazer seu trabalho de forma independente, assumir responsabilidade e desejar o sucesso.
Fonte: Administração Geral para Concursos, Rennó, 2013.
-
A teoria dos estilos de liderança também baseia-se na maturidade, uma vez que, no momento em que se deve escolher entre o estilo autocrátivo, democrático ou liberal deve ser levar em conta a maturidade dos subordinados e do líder, para que assim possa ser encontrado o estilo que mais combina com ambas as partes, facilitando o trabalho.
-
Resumo sobre liderança:
1- Abordagem dos traços- Esta teoria permite concluir que os líderes já nascem como tal, não havendo a probabilidade de ‘fazê-los’ posteriormente por meio do uso de técnicas de desenvolvimento pessoal. O cara nasce lider. Caracteristicas Inatas.
2- Abordagem comportamental- Esta teoria, diferentemente dos traços, defende que os comportamentos podem ser aprendidos e, portanto, as pessoas treinadas nos comportamentos de liderança apropriados, poderiam liderar eficazmente.
tipos:
a- Autocrática- Centralizador de decisões, não escuta os empregados na tomada de decisões.
b- Democrática- É aquele que escuta seus empregados na tomada de decisões e as toma posteriormente.
c- Liberal- delega muitas funções e deixa seus empregados tomarem as decisões;
3- Abordagem situacional- Os teóricos da contingência defendem a noção de que não existem estilos de liderança universalmente adequados. Cada momento da organização pode necessitar de um lider diferente.
-
Letra E
O líder situacional não deve somente se identificar, por exemplo, com um líder democrático. Ele precisa se moldar a outros estilos de liderança de acordo com o ambiente em que se encontra. Portanto, o líder que se funde a outros estilos é importantíssimo e vantajoso para as empresas.
Prof. Rodrigo Rennó
-
Gabarito Letra E.
Teoria da liderança situacional.
A teoria dos estilos de liderança também baseia-se na maturidade, uma vez que, no momento em que se deve escolher entre o estilo autocrático, democrático ou liberal deve ser levar em conta a maturidade dos subordinados e do líder, para que assim possa ser encontrado o estilo que mais combina com ambas as partes, facilitando o trabalho.