Para Contextualizar:
A ideia de átomos no estado excitado é o princípio do entendimento da Teoria de Hibridização (de orbitais atômicos híbridos) o que explica a razão de ser de toda a Química Orgânica. Isso porque o carbono, em seu estado fundamental, poderia realizar apenas 2 ligações covalentes. Mas, em seu estado excitado, realiza 4 ligações covalentes, dando origem aos compostos orgânicos.
Números Quânticos:
Metaforicamente, são os números que identificam o endereço dos elétrons componentes de um átomo. São 4 diferentes números quânticos:
a) número quântico principal ou nível energético: camadas 1 a 7 (K, L, M, N, O, P, Q);
b) número quântico secundário ou subnível energético, ou, simplesmente, subnível: s, p, d e f;
c) número quântico magnético ou orbital: são representados por quadradinhos. O subnível s tem 1 quadrado, isto é, 1 orbital; o p tem 3; o d tem 5 e o f tem 7;
d) número quântico spin ou, apenas, spin: setas pra cima e pra baixo. Cada orbital contém no máximo 2 elétrons, isto é, 2 spins.
Bohr:
"Ele concluiu que o conjunto núcleo/elétron será mais estável (mais coeso) quanto mais próxima for a órbita permitida do elétron em relação ao núcleo. Assim, se atribuirmos a cada nível de energia n valores inteiros que vão de 1 até infinito, a energia do elétron que se move no nível n = 1 é menor que a energia do elétron que se move no nível n = 2, e assim por diante". - Livro de Química Martha Reis - Vol. 1, pág. 176.
Logo, em termos práticos, um átomo no estado excitado é aquele no qual um elétron dá um salto para camadas mais afastadas do núcleo, após receber uma determinada quantidade de energia necessária para que ele fique estável nessa nova camada.
Regra de Hund:
Também chamada de Regra da Máxima Multiplicidade, é uma regra muito importante para o preenchimento de orbitais: "Em átomo no estado fundamental, em um mesmo subnível, de início, todos os orbitais devem receber seu primeiro elétron, e só depois cada orbital irá receber seu segundo elétron".
Em outras palavras, em cada subnível (s, p, d e f), cada orbital (quadrado) receberá primeiro a seta pra cima, depois cada um irá receber a seta para baixo. Isso nos leva a observar que a alternativa A da questão é a única que não corresponde a essa regra. Logo, o átomo está no estado excitado pois um elétron saiu do subnível s (deixando-o semipreenchido) para preencher o orbital do subnível conseguinte (o subnível p).