SóProvas


ID
1874416
Banca
FGV
Órgão
SUDENE-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto
                                                       Alternativa
        Envelhecer é chato, mas consolemo-nos: a alternativa é pior. 
Ninguém que eu conheça morreu e voltou para contar como é estar morto, mas o consenso geral é que existir é muito melhor do que não existir. Há dúvidas, claro. Muitos acreditam que com a morte se vai desta vida para outra melhor, inclusive mais barata, além de eterna. Só descobriremos quando chegarmos lá. Enquanto isso vamos envelhecendo com a dignidade possível, sem nenhuma vontade de experimentar a alternativa. 
 Mas há casos em que a alternativa para as coisas como estão é conhecida. Já passamos pela alternativa e sabemos muito bem como ela é. Por exemplo: a alternativa de um país sem políticos, ou com políticos cerceados por um poder mais alto e armado. Tivemos vinte anos desta alternativa e quem tem saudade dela precisa ser constantemente lembrado de como foi. Não havia corrupção? Havia, sim, não havia era investigação pra valer. Havia prepotência, havia censura à imprensa, havia a Presidência passando de general para general sem consulta popular, repressão criminosa à divergência, uma política econômica subserviente a um "milagre" econômico enganador. Quem viveu naquele tempo lembra que as ordens do dia nos quartéis eram lidas e divulgadas como éditos papais para orientar os fiéis sobre 0 "pensamento militar", que decidia nossas vidas. 
       Ao contrário da morte, de uma ditadura se volta, preferencialmente com uma lição aprendida. E, para garantir-se que a alternativa não se repita, é preciso cuidar para não desmoralizar demais a política e os políticos, que seja. Melhor uma democracia imperfeita do que uma ordem falsa, mas incontestável. Da próxima vez que desesperar dos nossos políticos, portanto, e que alguma notícia de Brasília lhe enojar, ou você concluir que o país estaria melhor sem esses dirigentes e representantes que só representam seus interesses, e seus bolsos, respire fundo e pense na alternativa.
      Sequer pensar que a alternativa seria preferível - como tem gente pensando - equivale a um suicídio cívico. Para mudar isso aí, prefira a vida - e o voto.
(Adaptado. Veríssimo, O Globo, 30/6/2013) 

“E, para garantir‐se (1) que a alternativa não se repita, é preciso cuidar (2) para não desmoralizar (3) demais a política e os políticos, que seja. Melhor uma democracia imperfeita do que uma ordem falsa, mas incontestável. Da próxima vez que desesperar (4) dos nossos políticos, portanto, e que alguma notícia de Brasília lhe enojar (5), ou você concluir que o país estaria melhor sem esses dirigentes e representantes que só representam seus interesses, e seus bolsos, respire fundo e pense na alternativa”.

As formas verbais destacadas correspondem a formas de infinitivo ou de futuro do subjuntivo.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as que pertencem a formas de infinitivo.

Alternativas
Comentários
  • Infinitivo x Futuro do subjuntivo

     

    O futuro do subjuntivo participa de orações inciadas por conjunções, com Se ou Quando, indicando hipótese condicional ou temporal ou de orações iniciadas pelo pronome  interrogativo "quem". 

     

    O infinitivo normalmente vem depois de preposições (a, de, para, por..), indicando significado declarativo. 

  • A dica de substituir o verbo por fazer (infinitivo) e fizer (subjuntivo) me salva nas questoes
  • Aline,

    excelente dica!

  • GABARITO A

    o futuro do subjuntivo - Exprime uma ocorrência futura possível, eventual, normalmente. É um tempo verbal que ocorre sobretudo com orações iniciadas com conjunção temporal ou condicional” – Fernando Pestana

    Ex.: Assim que ele se desocupar, virá atendê-lo (Conjunção temporal)

    Se (ou caso) ele puder, trará o livro (Conjunção condicional)

    É possível que tais conjunções venham implícitas no texto.

    Verbos no infinitivo - Normalmente, são precedidas de PREPOSIÇÃO e a

    oração está na forma REDUZIDA.

    Ex.: sem lutar, não haverá vitória. (Infinitivo - precedido por preposição)

    Se não lutar, não haverá vitória (Futuro do subjuntivo – conjunção condicional)

    Que equivale a: caso não lute não haverá vitória(condicional).

    Ex.: ao sair, feche a porta. (Infinitivo - precedido por preposição)

    Quando sair, feche a porta. (Futuro do subjuntivo – conjunção temporal)

    Como resolver a questão:

    observe se o verbo vem precedido de preposição, se vier, é infinitivo.

    caso não tenha preposição, tente observar se é possível encaixar um "se" ou "quando" antes do verbo.

  • Por que n pode ser o 4 também?? Enoj ar?

  • Essa eu fiz imaginando a palavra Quando (futuro do subjuntivo) antes de cada verbo em questão. Os únicos verbos que couberam essa palavra foram os de números 4 e 5.

    Sendo assim, 1, 2 e 3 estão no infinitivo.

    Futuro do subjuntivo: Quando...

  • Uma técnica para diferenciar o futuro do subjuntivo para o infinitivo, que possuem mesma conjugação (Garantir - infinitivo; Quando eu garantir - fut. do subjuntivo). A troca por um verbo que mude o radical em ambos os verbos é interessante, pois lhe dá a resposta de imediato. O verbo "fazer" muda o radical quando está interpretado como fut. do subjuntivo (quando eu fizer).

    Exemplo: Para garantir (seria Para fazer ou Para fizer? faz mais sentido "para fazer", que está no infinitivo, portanto Garantir também está no infinitivo)

    Ex.2: Da próxima vez que desesperar (da próxima vez que Fazer ou DA próxima vez que Fizer? faz mais sentido "Dá próxima vez que fizer", portanto desesperar está no fut. do subjuntivo).

    FONTE: GALERA QC.