SóProvas


ID
1874974
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando que a administração pública é o conjunto das normas, leis e funções desempenhadas para organizar a administração do Estado em todas as suas instâncias e tem como principal objetivo o interesse público, seguindo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (art. 37, Constituição Federal de 1988), anote a alternativa ERRADA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    CF/88 Art. 37, I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como os estrangeiros, na forma da lei.

  • Alguém pode me explicar a E?
  • Letra E : NAO EXISTE subordinacao e hierarquia , no caso da Adm Indireta , existe uma relaçao de VINCULAÇAO e NAO DE SUBORDINAÇAO , com a Adm Direta. Portanto, nao seria inarredavel, a subordinaçao e a hierarquia para as duas vertentes.

  • Letra C.

     

     a)A organização da administração pública brasileira divide-se em administração direta e indireta. - Correto.

     b)A administração indireta do Estado é o conjunto de pessoas administrativas que, vinculadas à administração direta, têm o objetivo de desempenhar as atividades administrativas de forma descentralizada. - Correto.

     c)Os cargos, empregos e funções da Administração Pública são acessíveis exclusivamente aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei. - Errado, pois podem os estrangeiros na forma da lei.

     d)A Administração Pública exerce suas funções por meio de seus agentes, órgãos, entes e atividades públicas, garantindo a direta e imediata realização plena dos fins alçados pelo Estado. - Correto, pode-se haver dúvida quando se diz que a realização dos fins é direta, pois generaliza as atividades, e como há a Adm. Indireta podemos concluir que está errado, porém a palavra "direta" está com o sentido de informar que a realização do fim, seja pela Adm. Direta ou Indireta, é de que o serviço será entregue na íntegra, exatamente executado como o Ente Jurídico que o criou/firmou contrato vinculou.

     e)A Administração pública pode assumir duas vertentes: a primeira é a ideia de servir e executar; a segunda envolve a ideia de direção ou gestão. Nas duas visões há a presença inarredável, da relação de subordinação e hierarquia. - Correto, a alternativa cita a interpretação de Oswaldo Aranha Bandeira de Mello sobre a palavra "administração", algo bem específico, não engloba o conceito da Adm. Direta e Indireta, em que a Indireta a relação é de vinculação.

  • Olha...

     

    A mais errada é a LETRA C, porém a LETRA E tambpem encontra-se ERRADA pelo memso motivo explicado pela LUANA BOAS...

     

    Questão discutível...

     

     

    Abraço

  •  

     

  • Essa C está ferindo o princípio da impessoalidade

  • Gab C- erro está em: Exclusivamente

    os estrangeiros tbm podem!

  • Essa banca IESES só faz assertivas perguntando a "errada". Quanta preguiça do examinador de fazer umas melhorzinhas! ¬¬

  • Gab. C

     

    A opção "E" está correta. Encontrei na net http://www.portalconscienciapolitica.com.br/administra%C3%A7%C3%A3o-publica/ 

     

    "A Administração pode assumir duas vertentes: a primeira é a ideia de servir e executar; a segunda envolve a ideia de direção ou gestão. Nas duas visões há a presença da relação de subordinação e hierarquia. Administrar para muitos significa não só prestar serviços e executá-los, como também governar e exercer a vontade com o objetivo de obter um resultado útil a coletividade. Administrar significa também planejar e elaborar ações no sentido de enfrentar os problemas vividos diariamente pela sociedade, ou seja, elaborar Políticas Públicas que possam orientar as ações governamentais. Em suma podemos definir Administração Pública como toda atividade do Estado. Logo, podemos formular conceito próprio partindo da visão de Hely Lopes Meirelles: “O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, deve partir do conceito de Estado, sobre o qual repousa toda a concepção moderna de organização e funcionamento dos serviços públicos a serem prestados aos administrados” (MEIRELLES, 1994, p.55)."

     

  • Acho que o examinador tem que voltar a estudar.

  • Realmente, a letra C é inconstitucional !
  • Essa Banca IESSES não é muito boa, não

  • letra C incompleta

     

  • Em relação à alternativa 'C'

    Art. 37 CF

    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

  • Só vejo reclamações sobre a banca. O que ocorre é que quando a banca consegue pegar de jeito o concurseiro ele a chama de lixo.

     

    Em nenhum momento a alternativa E estabelece parâmetros para se raciocinar em cima de uma comparação de administação direta/indireta. com a presença ou não de hierarquia. O que a banca cobra é o conceito simples de administração. Sim, a alternativa está correta.

  • A alternativa E está correta pois está sendo cobrado o conceito de Adm. Pública em sentido amplo.

    Adm. Pública lato sensu abrange tanto a função política do Poder Público (governo) quanto a função administrativa (adm. pública direta e indireta). Como foi dito na alternativa, é reunida a função de executar e a função de gerir.

    A título de curiosidade, Adm. Pública em sentido estrito seria o que nós entendemos como Adm. Pública, englobando Direta e Indireta.

    Bons estudos e Vai Corinthians.

  • Questãozinha marvaaada! Vou até durmir, por hoje chega.

     

  • Questão bem discutível mesmo. Afinal, não há vínculo de hierarquia entre a Adm Indireta e Direta. Errei por causa disso e marquei a E. Banca estranha.