-
gabarito d)
Os grupos primários são aqueles voltados para o relacionamento interpessoal direto, ou seja, aquilo que nó s chamamos de interação social. Nesta classificação estão a família e os grupos de amigos.
Os grupos secundários são aqueles voltados para o relacionamento impessoal, ou seja, orientados para tarefas, como é o caso de grupos de trabalhos, de estudos e de interesse público.
http://www.oficinadapesquisa.com.br/APOSTILAS/COMPORG/AP.6.GRUPOS.pdf
-
Acomodação: é uma atitude inassertiva, cooperativa e autossacrificante, o posto da competição, onde ao acomodar-se a pessoa renuncia aos seus próprios interesses para satisfazer os interesses de outra parte. É identificada como um comportamento generoso, altruísta, e dócil.
fonte:http://crars.org.br/artigos_interna/gestao-de-conflitos-transformando-conflitos-organizacionais-em-oportunidades-41.html
-
De onde a FGV tirou esse conceito de grupos Primários e Secundários?
-
Um grupo primário geralmente é o grupo que nos propiciará os primeiros contatos, tal como o grupo social “família”. Mas não é apenas essa a característica de um grupo social primário. Tal grupo caracteriza-se também por relações estreitas, afetivas, educadoras e duradouras. De acordo com Cooley um membro de um grupo primário geralmente mantém uma relação altruísta, muitas vezes realizando sacrifícios para o bem estar dos demais membros do seu grupo ou de todos os seus membros. O exemplo de família é sempre mencionado como grupo primário por ter (quase sempre) todas essas características. O grupo primário tem função educadora no sentido de preparar o indivídua para relacionar-se com outros grupos.
Grupo secundário, ao contrário, caracteriza-se pela relação impessoal de trocas de interesses. As relações se dão mais por racionalidade do que por emoções, baseando-se na reciprocidade. Nos grupos sociais secundários, as relações são geralmente temporárias e muitas vezes anônimas. Exemplos seriam os colegas de trabalho e colegas de sala de aula.
-
FGV é o Ó do borogodó!rsss
-
acomodação -
* alto grau de cooperação
*busca pela harmonia
*busca em satisfazer o outro -> sem buscar nossos interesses.
ex.: esposa deixa o marido assistir ao jogo de futebol na telivisão da sala, esta buscando esse estilo de lidar com um possível conflito, por exemplo.
PRof. Rennó ( inclusive exemplo)
-
III errado, pois na resolução de conflito por acomodação é não assertivo e não é mutua satisfação é ganha-perde
-
GABARITO LETRA C.
III. Na acomodação de conflito intergrupal, os grupos colaboram de um modo assertivo, colaborativo e de mútua satisfação.
Não há mútua satisfação, na acomodação de conflitos a pessoa renuncia aos seus próprios interesses para satisfazer os interesses da outra parte (ganha-perde).
-
O desesperador é que nem com uma bibliografia da Andrea Ribas e do Rodrigo Rennó em mãos eu consigo resolver as questões da FGV. Ela busca nos cafundós da literatura termos quase que completamente desconhecidos, que ninguém mais pede e que nem os principais autores abordam. Desanimador.
-
Aos não assinantes,
GABARITO: D
em alguns comentários foi informado o gabarito incorreto.
-
To com o mesmo problema da Kelly Gama. Tenho esses livros também. Aí eu leio, acho que tô sabendo tudo e quando chegam essas questões, principalmente da FGV, eu não consigo acertar uma.
Por onde vocês estudam Administração? Tô com muita dificuldade.
-
Alguém comenta a segunda assertiva ?
-
Galerinha... Chiavenato, Robins e Maximiano. Olha aí o pulo do "pichano".
-
Kauê, quando você está em um grupo, esse grupo tem um pensamento fixo, por exemplo: a banda Tal é muito boa. Se você está inserido desse grupo, você vai tender a concordar. Isso é um pensamento grupal, a tendência à unanimidade de pensamento, de opinião em relação a algo, pois afinal, é isso que faz o grupo se sentir unido, o pensamento unânime e compartilhado entre as pessoas. Por isso:
O pensamento grupal decorrente de forte adesão interna (nao da para contestar, é um pensamento unânime no grupo, fortemente enraizado nele) pode reduzir a capacidade crítica e criar a ilusão de unanimidade.
As pessoas tendem a nao criticar pois faz parte da maioria, o que poderia levar à exclusão da pessoa que pensa diferente. E, por ninguém se pronunciar de forma diferente, acaba criando uma ilusão de que todo mundo concorda com aquilo, que não tem ninguém contra a opinião do grupo.
-
Gabarito: D
-
A dica não é ficar lendo bibliografia de autores, pois muitas vezes são de mais de 500 páginas. O prof. Rennó diz que a matéria de administração é uma matéria muito grande. O importante é entender a essência de cada assunto e fazer questões. Se não fizermos isso, vai ser bem difícil terminar os assuntos e rodar o edital.
Abraços!!!
-
Os sociólogos reconhecem a existência de dois tipos de grupos sociais: primários e secundários.
Os grupos primários são aqueles voltados para o relacionamento interpessoal direto, ou seja, aquilo que nó s chamamos de interação social. Nesta classificação estão a família e os grupos de amigos.
Os grupos secundários são aqueles voltados para o relacionamento impessoal, ou seja, orientados para tarefas, como é o caso de grupos de trabalhos, de estudos e de interesse público.
PROF. ADRIEL SÁ Tec concursos
-