SóProvas


ID
1876102
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada. (Manual de Redação da Presidência da República)

Sobre o trecho transcrito acima é correto afirmar que seu segundo período tem uma oração

Alternativas
Comentários
  • A pergunta se refere à segunda oração.

    Orações subordinadas adverbiais finais são orações que funcionam como adjunto adverbial de finalidade. Sempre são iniciadas por locução conjuntiva subordinativa final ou conjunção subordinativa final. Indicam um fim, propósito ou finalidade à oração principal. Principais conjunções: que, porque(=para que) e a locução conjuntiva para que.

    "Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos".

    Na primeira vez errei essa questão, não percebi o adjunto adverbial deslocado.

     

  • Conjunções Subordinativas   São aquelas que ligam duas orações, sendo uma delas dependente da outra. A oração dependente, introduzida pelas conjunções subordinativas, recebe o nome de oração subordinada.

     

    Para atingir esse objetivo ..... ( oração subordinada final)

  • Conjunções Subordinativas

    São aquelas que ligam duas orações, sendo uma delas dependente da outra. A oração dependente, introduzida pelas conjunções subordinativas, recebe o nome de oração subordinada.

     

     

    Adverbiais

    Indicam que a oração subordinada por elas introduzida exerce a função de adjunto adverbial da principal. De acordo com a circunstância que expressam, classificam-se em:

     

     

    Finais: introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal. São elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que), que, etc.

     

    Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos.

     

  • Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos.

  • c)subordinada adverbial.

     Aoração vai ser subordinada adverbial final quando puder substituir para por a fim de/com a finalidade de 

     

  • Pessoal, quem puder me tire essa dúvida, eu até acertei essa mas fiquei com a seguinte dúvida: Não há dúvida  que (disso) um texto marcado por expressões de circulação restrita (não seria uma oração adjetiva restritiva?), como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada (não seria outra oração subordinativa adverbial?)

    Logo teria duas respostas? Alguém poderia me tirar essa dúvida?